Vida Pet

Nove em 10 brasileiros querem levar o cão para o trabalho, aponta pesquisa

Levantamento inédito feito pela DogHero destaca que mesmo quem não tem cachorro gostaria de trabalhar em um lugar pet friendly ou de contar com a presença de cães de colegas no local

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

[e-s001]São Paulo - Um levantamento inédito feito pela DogHero, aplicativo que conecta pais de cães a passeadores e anfitriões que hospedam o cachorro em casa, revela que a presença dos peludos também é desejada no ambiente de trabalho por muitos brasileiros. Segundo a pesquisa, 94% dos entrevistados gostariam de trabalhar em um ambiente pet friendly. No recorte com profissionais que atuam especificamente em escritórios, o número aumenta: 96,5% dos entrevistados afirmaram gostar da possibilidade de levar o seu cachorro para o trabalho ou de contar com a presença de cães de colegas no local.

De acordo com o levantamento, até mesmo as pessoas que não têm um cachorro gostam da ideia: 91,85% gostariam de trabalhar em um ambiente em que os cachorros são bem-vindos. Além disso, para 68,15% deste mesmo grupo trabalhar em locais em que cães são aceitos facilitaria a adoção de um peludo.

Cachorro, santo remédio
O levantamento também mostrou que os entrevistados podem ter o humor afetado por não poderem levar seus cachorros para o trabalho: 86,26% afirmaram se sentir tristes e 66,4% preocupados com a situação.

Nada friendly
A pesquisa revelou também que o mercado brasileiro está longe de atingir essa expectativa dos profissionais: 83,76% dos entrevistados afirmaram não poder levar seus filhotes peludos para o local de trabalho.

O levantamento do aplicativo ouviu mais de 700 profissionais de diversas área de atuação. "O levantamento só referendou aquilo que já sentíamos no nosso dia a dia: o brasileiro ama cachorro e gosta de tê-lo por perto em todos os ambientes, inclusive no trabalho. A nossa vivência no escritório comprova que é possível tornar real esse desejo dos trabalhadores e que isso é benéfico não apenas para eles, mas também para os peludos", analisa Eduardo Baer, CEO da DogHero.

O resultado da pesquisa nacional feita pelo aplicativo está alinhado a conclusões de estudos recentes, realizados ao redor do mundo, sobre os benefícios da presença dos cachorros no ambiente profissional ao bem-estar dos colaboradores. Uma pesquisa divulgada pela Virginia Commonwealth University, nos Estados Unidos, por exemplo, concluiu que os colaboradores que levavam seus filhotes peludos para o ambiente de trabalho apresentavam níveis de estresse menores e que parte dos colegas acreditava que a presença dos peludos gerava um impacto positivo sobre a própria produtividade.

Em um outro estudo realizado pela Banfield, rede de hospitais, também dos Estados Unidos, envolvendo diversas empresas, 86% dos colaboradores entrevistados afirmaram sentir redução nos níveis de estresse com a presença de cachorros no trabalho e 67% identificaram aumento na produtividade.

SAIBA MAIS

PET FRIENDLY

Lugares onde o seu cão ou gato são muito bem-vindos. A expressão pode ser traduzida ao pé da letra como “amigo dos animais” e é utilizada para identificar lugares onde os animais são bem-vindos, aceitos, onde podem permanecer.

EM EXPANSÃO

Em muitas cidades já não é tão complicado encontrar lugares onde cães e gatos podem curtir junto com os seus donos: parques, hotéis, restaurantes, shoppings, além de espaços que foram criados pensando exclusivamente em atender melhor os clientes de 4 patas. Não podemos esquecer que os cães-guia devem ser aceitos em qualquer estabelecimento. Afinal, mais do que companhia eles são os próprios olhos do dono.

Para muitos, sair para um restaurante levando o cachorro é uma tarefa complicada, mas as coisas estão mudando. Os restaurantes com área externa têm sido um exemplo dos estabelecimentos que recebem os acompanhantes caninos e felinos. Vários restaurantes, bares, sorveterias e padarias, estão abrindo espaço para os donos e seus cães. Em alguns os animais ficam perto da mesa e outros em lugares reservados como os canis. Em São Paulo, por exemplo, já existem restaurantes que disponibilizam em seu menu uma seção exclusiva para rações. Isso que é atender bem! É importante deixar claro que existe a liberdade de levar os animais, mas eles devem ficar sob o controle dos donos para que não haja incidentes.

Nas cidades que possuem parques é natural ver muitos donos passeando com seus cães, que devem estar sempre com coleira e, dependendo do porte do animal, também é importante o uso da focinheira. Por incrível que pareça, olhar umas vitrines também já se tornou uma atividade bastante comum para alguns amigos de 4 patas e nem estamos falando de Pet Shops. Muitos Shoppings permitem a entrada de cães de pequeno porte, que geralmente acompanham suas donas em tranquilos passeios entre os corredores das lojas.

[e-s001]VANTAGENS

Você sabia que 42% dos donos de animais de estimação deixaram de frequentar ou de ir a algum lugar que não aceitava os pets? O carinho com os bichos fazem com que os donos queiram estar com eles o tempo todo, e por este motivo muitos estabelecimentos estão aderindo à onda pet friendly. Você sabe o que ela significa e como aproveitar dela para atrair clientes e potencializar seu negócio?

COMO IMPLEMENTAR O SEU NEGÓCIO

O termo pet friendly é recente e tem sido amplamente utilizado para designar lugares e estabelecimentos onde os animais de estimação são bem-vindos. O conceito não se refere aos lugares onde os pets podem apenas entrar, mas sim onde o ambiente esteja preparado para recebê-los bem e proporcionar conforto para os bichos.
Apesar da vontade de muitos empreendedores em aderir ao pet friendly, muitas dúvidas podem atrapalhar ou desestimular a ideia. Algumas observações devem ser feitas antes de adotar políticas de inclusão e permanência de animais de estimação em seu estabelecimento. Veja alguns dos itens para deixar à disposição dos animais e donos:

recipiente com água e comida;
saquinhos de lixo;
pano de limpeza;
produtos desinfetantes;
sinalizadores de portas de vidro;
coleira para deixar os animais;
caminhas para descanso.

Antes de adotar o pet friendly é importante avaliar a viabilidade de adequar o espaço. É preciso dispor de um lugar onde haja saquinhos de lixo e panos para auxiliar na limpeza do ambiente pelo próprio dono do animal, caso ele venha a fazer sujeira no estabelecimento.
A essência do pet friendly é entender que os animais de estimação são importantes para os clientes. Nesse sentido, oferecer água e comida é um diferencial e permite que seu cliente permaneça mais tempo dentro da sua loja, uma vez que estará despreocupado com os cuidados com o pet.

[e-s001]Restrições e cuidados especiais
Estabelecimentos como restaurantes e padarias devem seguir algumas regras para estarem de acordo com as normas de vigilância sanitária. Segundo normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a entrada de animais domésticos em estabelecimentos onde haja consumo ou preparo de alimentos só é permitida se o lugar dispor de uma área externa para os pets. Além disso, é necessário um ponto com água corrente e um profissional dedicado a fazer a limpeza do ambiente. O mesmo profissional não poderá exercer atividades que envolvam o alimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.