Música

Marcos Valle lança "Alma", primeiro single de seu novo álbum

Faixa antecipa "Sempre", trabalho que dialoga com fase cultuada do artista

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Desde o início da década de 90, Marcos Valle vem trabalhando com a gravadora Far Out Recordings, com sede em Londres
Desde o início da década de 90, Marcos Valle vem trabalhando com a gravadora Far Out Recordings, com sede em Londres (Marcos Valle)

São Paulo - Com quase sete minutos de puro groove, “Alma” é o primeiro single do novo álbum de Marcos Valle. A faixa fala de um encontro num bar, que surge como algo pequeno mas que pode esconder um grande amor. A música foi produzida por Daniel Maunick com co-produção do próprio artista e está disponível nas plataformas de música digital.

“A letra é sobre um amor que pode acontecer em qualquer no mundo. Num mundo de encontros e desencontros e encontros frívolos, eu quis falar que um desses pode ser algo muito maior, de um grande amor. O encontro é mais do que algo físico, da alma presente no nome da faixa”, conta Marcos Valle.

A canção é o primeiro single de “Sempre”, novo álbum do artista. O disco é um testemunho da contínua busca por desenvolvimento e reinvenção que definiu a carreira de seis décadas de Valle. Sempre mudando e seguindo em frente, ele começou como um dos compositores da segunda geração da Bossa Nova nos anos 60, escrevendo o mundialmente famoso “Samba de Verão” (conhecido também como “Summer Samba” ou “So Nice”) para o seu segundo álbum, “O Compositor E O Cantor”.

Após um breve período nos Estados Unidos, Valle retornou ao Brasil, e no início dos anos 70 lançou quatro álbuns inovadores, que incorporavam rock progressivo, influências psicodélicas, pop, jazz, soul e arranjos cinematográficos. Esses álbuns traziam Marcos Valle trabalhando ao lado de várias bandas brasileiras influentes, como a Som Imaginário, O Terço e o trio de jazz funk Azymuth, do qual se tornou padrinho. Após acompanharem Marcos no seu lendário álbum de trilha do filme “Fabuloso Fittipaldi”, José Bertrami, Alex Malheiros e Mamão resolveram permanecer juntos e pediram a permissão de Valle para usarem o título de uma das faixas desse álbum - “Azymuth” - para batizar o trio.

Em meados dos anos 70, Marcos Valle voltou aos EUA e iniciou parcerias com Leon Ware (ex-parceiro e produtor de Marvin Gaye), e com o grupo Chicago, além de gravar com Sarah Vaughan, dividindo a faixa “Something”, do álbum “Song of the Beatles”. Após ter cantado com Sarah em seu álbum, Marcos apresentou a ela algumas de suas músicas, o que a fez querer gravar o álbum “I Love Brazil”, onde interpreta apenas músicas brasileiras, incluindo duas músicas de Valle: “If You Went Away” (que Sarah interpretou no programa The Johnny Carson Show) e “The Face I Love”.

A parceria com Leon Ware não ficou restrita a música, se tornaram grandes amigos. Essa amizade rendeu mais de doze colaborações, uma delas sendo “Rocking You Eternally”, faixa título de um dos álbuns mais respeitados de Ware.

“Alma” atualiza o som da era de boogie de Marcos Valle, misturando o seu som disco, sambaião e o jazz-funk de fim de noite, que são a essência de músicas como “Estrelar” (1983) e “Bicicleta” (1984).

O novo single une o baixista Alex Malheiros (do Azymuth e parceiro de longa data de Valle) e o mestre da percussão Armando Marçal. O trabalho do artista dialogará com essa cultuada etapa da sua discografia.

“‘Alma’ tem uma ligação com a minha fase de estudos e gravação sobre a black music, como a que tive no fim dos anos 70 com Leon Ware. Ela tem o soul com um toque brasileiro. Essa faixa reflete o caminho do disco, com o balanço e da dança. O álbum ‘Sempre’ vai ter essa característica”, explica Valle.

Desde o início da década de 90, Marcos Valle vem trabalhando com a gravadora Far Out Recordings, com sede em Londres, onde sua abordagem musical permaneceu decididamente aberto a novas influências, possibilidades e tecnologias. Com uma obra cultuada mundialmente e atual desde sempre, Valle já teve suas faixas ressignificadas através de samples de artistas como Jay-Z, Kanye West, Pusha T, Capital Cities e Loyle Carner.

“Sempre” será o quinto álbum de Marcos Valle para a gravadora inglesa e virá em formato de LP de vinil, CD e digital a partir de 28 de junho. “Alma” já está disponível em todas as plataformas de música digital.

Ficha Técnica:

Marcos Valle: teclados e voz

Alex Malheiros: baixo

Paulinho Guitarra: guitarra

Armando Marçal: percussão

Daniel Maunick: programação e teclas

Produzido por Daniel Maunick

Co-produção e arranjos por Marcos Valle

Produção executiva por Joe Davis

Mixado por Daniel Maunick (The Sugar Shack, Escócia)

Gravado por Daniel Maunick & Carlos Machado (Castelo Studio, Niterói) & Daniel Maunick (Valle Studios, Rio)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.