Exposição

Cultura, história e tradição em exposição

Exposição "Diamante Brasileiro Boi de Santa Fé: Cultura e Tradição!", em homenagem ao grupo folclórico, será aberta hoje, às 19h, na Galeria Antônio Almeida e Sala Maia Ramos do Palacete Gentil Braga

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Boi de Santa Fé
Boi de Santa Fé (Boi de Santa Fé )

São Luís - Fotografias, indumentárias, personagens, altares religiosos e instrumentos musicais são alguns dos elementos componentes da exposição, a ser aberta hoje, às 19h, na Galeria Antônio Almeida e Sala Maia Ramos do Palacete Gentil Braga (Rua Grande). A iniciativa é da Associação Cultural do Bumba Meu Boi e Tambor de Crioula “Unidos de Santa Fé”. A exposição ficará aberta ao público de segunda a sexta-fera, das 8h às 12h e das 14 às 18h, até 13 de junho.

“Diamante Brasileiro Boi de Santa Fé: Cultura e Tradição!” tem direção geral e coordenação artística de José de Jesus Figueiredo (Zé Olhinho), Cláudio Henrique Cantanhede e Adriano Andrade Rodrigues. A mostra tem decoração de Sebastião Cardoso Júnior, fotografias de Márcio Vasconcelos, registro audiovisual de Danilo Fernandes e apoio técnico da equipe do Departamento de Assuntos Culturais da Universidade Federal do Maranhão.

Segundo o coordenador da mostra, Cláudio Cantanhede, dentro da programação haverá a roda de conversa “As Mulheres na Liderança do Bumba Meu Boi”, no dia 7 de junho, às 17h, no Cineteatro Aldo Leite do Palacete Gentil Braga, com a pesquisadora Heridan Guterres (UFMA), Leila Naiva (Boi de Axixá), Concita Braga (Boi Nina Rodrigues), Regina Avelar (Boi de Mestre Leonardo), Nadir Cruz (Boi da Floresta), Lucilene Silva Costa (Boi União da Baixada) e Jô Brandão (Secretaria de Estado da Educação).

“Essa segunda exposição será encerrada com um grande cortejo de rua, reunindo grupos de bumba meu boi, no dia 13 de junho, às 17h. A concentração será no Largo da Igreja de São João, na Rua da Paz, no Centro, percorrendo a extensão da Rua Grande e finalizando em frente ao Palacete Gentil Braga”, disse Cláudio Cantanhede, lembrando que a primeira mostra aconteceu ano passado, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, sendo prestigiada por mais de três mil pessoas.

Surgimento - A história do Boi de Santa Fé remonta ao ano de 1940, quando centenas de famílias da região da Baixada migraram para áreas adjacentes de conjuntos habitacionais e rios da cidade de São Luís, principalmente na região onde hoje está situado o Bairro de Fátima. Residentes em bairros próximos ao Centro da capital mantiveram os costumes, crenças e a sua cultura. Assim, surgiu o sotaque do Bumba Meu Boi da Baixada, em São Luís. Em 1988, foi fundada a Associação Cultural do Bumba Meu Boi e Tambor de Crioula Unidos de Santa fé.

Coordenada por “Zé Olhinho’’, Raimundo Miguel Ferreira e João Madeira Ribeiro, a fundação da nova instituição jurídica de direito privado sem fins lucrativos, de caráter social, cultural e recreativo, promove e mantém o grupo folclórico Unidos de Santa Fé, divulga a cultura popular e suas manifestações folclóricas. Referência para o Bairro de Fátima, onde está situada sua sede, o Boi Unidos de Santa Fé e Tambor de Crioula têm destacada atuação nas festividades culturais maranhenses.

Serviço

O quê

Exposição “Diamante Brasileiro Boi de Santa Fé: Cultura e Tradição!”

Quando

Abertura hoje, às 19h

Onde

Galeria Antônio Almeida e Sala Maia Ramos do Palacete Gentil Braga (Rua Grande)

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.