Brexit

May fará "nova e ousada oferta" ao Parlamento britânico sobre Brexit

Primeira-ministra britânica levará aos parlamentares um novo pacote, depois de fracassar três vezes na tentativa de aprovar o acordo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Primeira-ministra britânica, Theresa May
Primeira-ministra britânica, Theresa May (May/Reuters)

LONDRES - A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse que apresentará “uma oferta nova e ousada” aos parlamentares com “um pacote melhorado de medidas”, numa tentativa final de conseguir o acordo para o Brexit antes de deixar o cargo.

Depois de fracassar três vezes em conseguir a aprovação do Parlamento para o acordo, o governo vai agora levar o projeto de lei do Acordo de Retirada - legislação que aprovará o acordo - ao Parlamento para votação no início de junho.

“Seja qual for o resultado de qualquer voto (indicativo), não vou simplesmente pedir aos parlamentares para pensarem novamente. Em vez disso, vou pedir-lhes para olhar para um novo e melhorado acordo com um novo par de olhos - e dar a ele seu apoio”, escreveu May no Sunday Times. A data da votação e o conteúdo do texto que os membros do Parlamento serão convidados a considerar - incluindo se terão oportunidade de indicar quais termos podem garantir a maioria antes que a votação seja obrigatória- ainda não foram levadas a público.

As conversas sobre o Brexit entre os conservadores de May e o Partido Trabalhista, da oposição, entraram em colapso na sexta-feira, horas depois de a premiê, que fechou o acordo com a União Europeia (UE) no ano passado, concordar em estabelecer no início de junho um cronograma para sua partida.

O vencedor de uma corrida para sucedê-la se tornará automaticamente primeiro-ministro e assumirá o controle do processo do Brexit, que mergulhou o Reino Unido em sua pior crise política desde a Segunda Guerra Mundial.

Enfrentando sua última chance de promover a saída do bloco, que definiu seu tempo no cargo desde o referendo de 2016, May disse que o ponto comum com os trabalhistas foi encontrado nos direitos e proteções dos trabalhadores, no meio ambiente e na segurança.

“Quando o Projeto de Acordo de Retirada estiver sob análise do Parlamento, ele representará uma oferta nova e ousada para os parlamentares da Câmara dos Comuns, com um pacote melhorado de medidas que, acredito, podem ganhar novo apoio”, disse ela.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.