Imunização

Campanha de vacinação atrai consumidores em shoppings

Quem foi ao Shopping São Luís, por exemplo, conseguiu se imunizar contra gripe em um posto volante; o mesmo aconteceu no Shopping da Ilha e no Rio Anil Shopping, no fim de semana, na capital maranhense

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Vacinação contra gripe está sendo feita em postos volantes
Vacinação contra gripe está sendo feita em postos volantes (vacina gripe)

São Luís - A força-tarefa contra a gripe continua nos shoppings de São Luís. No sábado, quem foi às compras no São Luís Shopping, Shopping da Ilha e Rio Anil Shopping, aproveitou para se imunizar. Os postos volantes foram instalados como uma estratégia do Ministério da Saúde, visando o cumprimento da meta. A ideia é garantir a aplicação das doses em, pelo menos, 90% do público-alvo da campanha.

O órgão está pondo em prática as novas ações para aproximar o serviço da população, entre elas, os postos de vacinação volantes, que funcionam semanalmente em shopping centers e em outros espaços durante todo este mês de maio. O serviço está sendo levado também para as escolas da cidade, até o fim da campanha, determinada para o dia 31.

No São Luís Shopping, os atendimentos foram realizados por uma equipe composta por técnicos em enfermagem. O processo é prático e rápido. “Ainda bem que quase não senti nada, porque a técnica em enfermagem tem a mão muito leve. Agora, estou imunizada e livre dessa praga, que é a gripe”, disse a aposentada Josefa Fernandes.

Prioridade
Desta vez, a campanha é voltada para pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas (com até 45 dias após o parto). Além disso, também devem ser vacinados, prioritariamente, trabalhadores da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, doentes crônicos não transmissíveis e com condições clínicas especiais, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos restritos em medidas socioeducativas, presos e funcionários do sistema prisional.

A Secretaria Municipal de Saúde está orientando pais com crianças que apresentem o Cartão de Vacina, para verificar se o cronograma de imunização está sendo cumprido. Além da vacina contra a gripe, estão disponíveis outras vacinas que sejam de necessidade do paciente.

Postos volantes
Na segunda-feira (20), o trabalho dos postos volantes de imunização estará por toda a manhã na Vila Conceição, na Creche Escola Nossa Senhora da Conceição, seguindo para a Vila Samara, dia 21; Vila Maranhão, dia 22; Cantinho do Céu, dia 23; Arraial, dia 24; Residencial Vila Maranhão, dia 27; Cohatrac, dia 28; encerrando as atividades na Vila Colier, dia 29.

A Prefeitura de São Luís também vem desenvolvendo outras ações de vacinação em outros pontos da cidade como shoppings e escolas e nas salas de imunização da rede, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Além dessas ações pontuais de vacinação, todas as salas de imunização da rede municipal continuam mobilizadas para atender o público-alvo da vacinação contra a Gripe Influenza. Ao todo são 54 postos de saúde disponibilizando a vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Com a intensificação da mobilização contra a gripe na capital, a Prefeitura já conseguiu vacinar, desde o início da campanha, em 10 de abril, cerca de 126.890 pessoas, algo em torno de 44,36% da meta, que é vacinar 286.014 no município.

SAIBA MAIS

GRIPE NO BRASIL

A gripe pode matar. Conforme dados do Ministério da Saúde, em 2018, até o mês de junho, foram registrados 2.715 casos e 446 óbitos pelo vírus influenza - H1N1, H3N2 e influenza B e subtipado A. Do total, 1.619 casos e 284 óbitos foram por H1N1. No ano anterior, 2017, foram registrados 394 casos e 66 óbitos por influenza no país. Desse total, 25 casos e sete mortes foram por H1N1, 244 casos e 30 óbitos por H3N2, 81 casos e 24 óbitos por influenza B, e 44 casos e 5 mortes por influenza A não subtipada. Em todo o ano de 2017, foram registrados 2.691 casos e 498 óbitos por influenza.
A vacina deste ano protege contra três tipos de vírus da gripe: o Influenza A, nas variações H1N1 e H3N2 e influenza B. A contraindicação da vacina é para quem tem alergia severa a ovo.
Conforme dados do Ministério da Saúde, as informações do monitoramento epidemiológico feito pelo órgão, referentes ao período que compreende as semanas epidemiológicas 01 a 17 de 2019, o que compreende casos com início de sintomas entre 30 de dezembro de 2018 a 27 de abril 2019, apontam que a positividade para a influenza e outros vírus respiratórios foi de 24,1%, ou seja, 1.115 de 4.618 casos entre as amostras com resultados cadastrados e provenientes de Unidades Sentinelas de Síndrome Gripal. Nesta mesma semana epidemiológica, foram notificados ainda 9.406 casos que atendem a definição de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Desses, 67,1% (6.308 de 9.406 casos) possuem classificação final, na qual cerca de 8,5% foram classificadas como Síndrome Respiratória Aguda Grave por influenza e 26,9% (1.695 de 6.308 casos) como outros vírus respiratórios. A Vigilância Sentinela de influenza apresentadas no informe baseiam-se nos dados inseridos no Sivep-Gripe pelas unidades sentinelas distribuídas em todas as regiões do país.

Influenza
A Gripe Influenza é uma infecção respiratória aguda, causada pelos vírus A e B. O vírus A está associado a epidemias e pandemias. É um vírus de comportamento sazonal e tem aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias, podendo haver anos com menor ou maior circulação do vírus. Habitualmente em cada ano circula mais de um tipo de influenza concomitantemente (exemplo: influenza A (H1N1) pdm09, influenza A (H3N2) e influenza B).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.