Doenças Inflamatórias

Campanha faz alerta para casos de doenças inflamatórias intestinais

Atividade de conscientização foi realizada no São Luís Shopping, com distribuição de material informativo, alusivo ao Maio Roxo

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Panfletos informativos sobre doenças intestinais inflamatórias foram distribuídos em alusão ao Maio Roxo
Panfletos informativos sobre doenças intestinais inflamatórias foram distribuídos em alusão ao Maio Roxo (Maio roxo)

São Luís - A Associação Maranhense de Doenças Inflamatórias Intestinais (AMDII) chamou a atenção de consumidores que foram no fim de semana ao São Luís Shopping com uma ação de conscientização em alusão ao Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, uma vez que maio é o mês dedicado à campanha Maio Roxo.

Coordenada pela médica Lícia Maria Fernandes Rodrigues, presidente da AMADII, a ação foi realizada devido aos altos índices da doença de Crohn e da Retocolite, que atingem cinco milhões de pessoas em todo o mundo. Uma equipe abordou os consumidores e entregou material informativo, com informações relativas à campanha maio Roxo.

“Não tinha muito conhecimento sobre esses tipos de doenças, mas parece que os casos estão aumentando e isso nos deixa preocupados. Na verdade, eu nem sabia que o Maio Roxo era dedicado a essa causa”, disse Ana Maria Viegas, que passava pela Praça de Alimentação, local escolhido para a instalação do estande da campanha.

Segundo a médica, que é gastroenterologista e coordenadora do Ambulatório da Universidade Ceuma, os dois ambulatórios que cuidam dos casos em São Luís, sendo um no Hospital Universitário Presidente Dutra, atendem atualmente a mais de 500 pacientes (cadastrados).

“Nossa intenção com essa campanha é tornar a doença mais conhecida e mobilizar a classe política, para que consigamos reduzir o número de casos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, informou, acrescentando que a campanha terá continuidade no dia 24, iniciando às 14h, na Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Maranhão (OAB-MA).

SAIBA MAIS

Doença de Crohn
É um tipo de doença inflamatória intestinal (DII) que pode afetar qualquer parte do aparelho digestivo, desde a boca até o ânus. Os sintomas geralmente incluem dores abdominais, diarreia (que pode conter sangue no caso de inflamações graves), febre e perda de peso.

Retocolite ulcerativa (RCU)
É uma forma de doença inflamatória intestinal (DII) crônica não contagiosa, em que há inflamação e ulcerações no intestino grosso (cólon) e no reto em sua camada mais superficial, a mucosa. Esse processo provoca sintomas como diarreia, hemorragia, cólicas e febre.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.