Música

Virada Cultural de São Paulo com sotaque maranhense

Dupla Criolina, poeta Celso Borges e DJs Otávio Rodrigues, Joaquim Zion e Vanessa Serra, além da atriz Áurea Maranhão estão na programação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Dupla Criolina é uma das atrações da Virada Cultural de São Paulo este ano
Dupla Criolina é uma das atrações da Virada Cultural de São Paulo este ano (Criolina)

São Luís - Criolina e Radiola Musical Jah e convidados estarão este fim de semana na Virada Cultural da capital paulistana. Na programação, DJs e artistas maranhenses se apresentam por 12 horas com discotecagem e performance no centro da cidade. Confirmadas as presenças da dupla Criolina, do poeta Celso Borges e dos DJs Otávio Rodrigues, Joaquim Zion e Vanessa Serra, além da atriz Áurea Maranhão, que está no elenco da próxima novela das 21h da Globo. A intervenção é mais uma ação do Festival BR 135.

A apresentação na Virada Cultural SP será das 18h do sábado às 6h de domingo. A turma do Maranhão vai ocupar duas ruas do centro da cidade celebrando a cultura de Radiola ou sound system, com atuações que dialogam com a narrativa de rua. Na programação, a discotecagem dos DJs Otávio Rodrigues, Joaquim Zion e Vanessa Serra e uma apresentação da dupla Criolina, com intervenções da DJ LUH Del Fuego (Luciana Simões), discotecando reggae, merengue e ska, entre outros ritmos do Caribe.

Entre as performances, a da atriz Áurea Maranhão, além do projeto Poesia Dub, leitura de palco de Celso Borges, acompanhado pelas trilhas de Otávio Rodrigues tendo como pano de fundo o dub jamaicano. A apresentação teria a participação do baixista Gérson da Conceição, da banda Mano Bantu, morto recentemente. Parceiro também da dupla Criolina, ele será homenageado no evento.

“A ideia é criar uma festa de rua que tenha como núcleo o reggae e sonoridades que dialogam com esse ritmo. LUH Del Fuego vai fazer toasties, estilo criado por U-Roy nos anos 60, um improviso falado ao ritmo de trilhas e canções”, afirma Luciana Simões, criadora do BR-135 ao lado de Alê Muniz.

O Festival BR 135 foi criado em 2012 e já realizou 12 edições, a mais recente, em 2018, com um público de 50 mil pessoas. O evento integra a Rede Brasil de Festivais e o Circuito Nordeste de Festivais, sendo o único representante do Maranhão na rede.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.