Inovação

Pré-candidato a vice-reitor tem Plano de Gestão para a UFMA

Professor Walter Nunes vê o empreendedorismo como uma saída para as crises econômicas na Universidade Federal do Maranhão; ele defende ainda a aproximação da instituição de ensino, incluindo todos os seus setores, com a comunidade

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Professor Walter Nunes: " A universidade precisa se aproximar do setor produtivo"
Professor Walter Nunes: " A universidade precisa se aproximar do setor produtivo" (Biné Morais)

SÃO LUÍS - Diante do risco de interrupção das atividades da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), diversas alternativas são cogitadas a fim de reverter a situação, seja reformulação do contingenciamento de gastos, seja a sua anulação. E se a instituição fosse capaz de gerar recursos próprios suficientes para manter serviços básicos a ponto de não depender exclusivamente de verbas oriundas da União (atualmente correspondente a 98,27% dos recursos da universidade)? Essa, entre outras propostas, fazem parte do Plano de Gestão do professor Walter Nunes, pré-candidato a vice-reitor da UFMA.

Conforme dados da Lei Orçamentária Anual (LOA) nº 13.808, de 15 de janeiro de 2019, onde consta o planejamento de orçamento da UFMA, a instituição possui, este ano, apenas 1,73% de verbas obtidas por meio de “recursos próprios” - obtidos pela universidade por meio de prestação de serviços e convênios com outras instituições, por exemplo –, para manutenção de serviços como fornecimento de água, luz, telefone, além de garantir o pagamento de bolsas acadêmicas, compra de equipamentos e pagamento de funcionários terceirizados.

Em situações de crises e cortes de orçamento, como o enfrentado no momento atual, uma instituição com certa independência financeira seria capaz de driblar as dificuldades e, assim, manter-se ativa apesar de bloqueios de verbas, conforme ressaltou o professor e chefe do Departamento de Ciências Contábeis, Imobiliárias e Administração da UFMA, que lançou pré-candidatura ao cargo de vice-reitor da instituição.

“Nós acreditamos que a única forma de se trabalhar nesta crise e fazer com que a UFMA tenha um bom desempenho e visibilidade é trabalhar no conceito de universidade empreendedora. Nós precisamos que a UFMA abra seus portões e alcance a sociedade, porque se a ciência produzida dentro da universidade não se relaciona com a sociedade, não é interessante, e essa é a minha luta lá dentro. Incentivar o professor a prestar assessoria a uma empresa, por exemplo, e cobrar por este serviço, como acontece em grandes centros acadêmicos internacionais”, ressaltou.

Aproximação

Fortalecer o empreendedorismo na universidade e fomentar a aproximação entre a instituição – incluindo todos os seus setores – com a comunidade é, de acordo com o professor, uma medida efetiva para incentivar, entre outras coisas, a geração de emprego e renda no estado, seguindo tendências mundiais. “Nós somos exportadores de minério de ferro”, lembrou. “Exportamos commodities e importamos tecnologia, o que acaba gerando muitos empregos nos países responsáveis por esta tecnologia e poucos e maus empregos em nosso estado. Para mudar esta realidade, a universidade precisa se aproximar do setor produtivo”.

Entre as universidades nacionais que atuam no setor e inspiram as adequações propostas pelo professor, destaca-se a Universidade de São Paulo (USP), considerada, atualmente, como “celeiro de startup Unicórnio” – empresas de base tecnológica com U$ 1 bilhão de valor no mercado – no Brasil. “Das seis startups Unicórnio nacionais, quatro são resultados de pesquisas científicas da USP. Então, é possível passarmos por crises como esta desde que tenhamos este setor fortalecido em nossa universidade em todos os seus campos de pesquisas, das ciências sociais às biológicas, humanas e exatas”, reforçou.

A meta, conforme pontuou Nunes, é maximizar as receitas próprias da UFMA em até 80% já nos primeiros 400 dias de gestão como vice-reitor e reduzir as despesas em serviços contratados em até 7% no mesmo período, o que deve resultar em um aporte de caixa de R$ 11 milhões. “Esses recursos serão direcionados para a manutenção estrutural dos prédios para que, até o primeiro semestre de 2021, todas as salas e laboratórios em todos os campis estejam em plenas condições de uso, com instalações civis e elétricas
revisadas”, esclareceu.

Walter Cezar Nunes

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (UFRGS) do Sul, desenvolve pesquisas na área de neuroempreendedorismo, onde trabalha com o mapeamento cognitivo cerebral de “empreendedores estabelecidos”. É mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em finanças, pela Universidade do Distrito Federal (UDF) e graduado em administração pela Pontifícia Universidade Católica de Brasília e especialista em mercado de capitais pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ).

MAIS

Outras propostas

Além do engajamento empreendedor, Walter Nunes acredita que políticas de ações afirmativas relativas às diversidades, tais como gênero, étnico-raciais, socioeconômicas e acessibilidade às pessoas com deficiência devem ser fomentadas em todas as instâncias da universidade de forma que se promova discriminações positivas tanto no ensino, quanta na pesquisa, extensão e administração.

Ensino, pesquisa e extensão

Desenvolver políticas de graduação por meio de ações que promovam a melhoria do desempenho acadêmico, contribuindo para a formação profissional dos estudantes e reduzindo a evasão estudantil da universidade, além de possibilitar intercâmbios em parcerias com universidades nacionais e internacionais para fortalecer a extensão universitária. As propostas também contemplam, entre outros itens, infraestrutura, comunicação e inovação digital da universidade:

Infraestrutura

Promover e incentivar reformas e ampliação dos laboratórios, apoiar a criação de uma unidade de saúde para atendimentos de emergência em todo o campus, além de propiciar espaços que fomentem a prática regular de atividades físicas, como ciclovias, pistas de caminhadas e “academias ao ar livre”.

Comunicação e relacionamentos

Promover a divulgação das publicações locais de forma interna e externa (para outros estados e países). Intensificar as atividades associadas à recepção e interação de estrangeiros e prover recursos para a TV Universitária para a criação de novos programas.

Inovação e transformação digital

Priorizar recursos para investimentos em geração de energia limpa, visando redução no consumo de energia elétrica, criar e incentivar programas de inovação em todos os níveis: Básico e Técnico (Colégio Universitário), graduação e pós-graduação, oferecendo condições para que se associem e compartilhem experiências.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.