Negócios

Elo entre empresas maranhenses é foco da 2ª edição do MA Business

Evento organizado pela Associação Comercial do Maranhão (ACM), trouxe, para São Luís, o economista-chefe do Banco Votorantim, Roberto Padovani

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Economista-chefe do Banco Votorantim Roberto Podovani - Fotos: DeJesus/OEstado
Economista-chefe do Banco Votorantim Roberto Podovani - Fotos: DeJesus/OEstado

Apesar de uma intensa crise, o mundo dos negócios segue girando no Maranhão. Em busca de contornar essa realidade, a Associação Comercial do Maranhão (ACM) implantou o Maranhão Business, evento que tem como principal objetivo fazer com que empresários e potenciais grandes investidores tenham uma maior ligação e gerem novas ligações, trazendo números positivos para a economia do estado.
Durante a quarta-feira (15), foi realizada no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana (Multicenter Sebrae) a segunda edição do Maranhão Business 2019, que trouxe para a cidade o economista-chefe do Banco Votorantim, Roberto Padovani.
“A gente desenhou o Maranhão Business para ser um evento itinerante e com temas variados. Nós tivemos a primeira edição sobre Educação Financeira. Nesta segunda edição, mudamos o formato para Rodada de Negócios e temos como intenção aproximar as nossas empresas, gerar esse networking que é o ponto de partida para a geração de novos negócios”, explica Felipe Mussalem, presidente da ACM.
O evento ainda traz alguns incrementos atrativos para a classe empresarial, como a palestra do renomado Roberto Padovani como encerramento do Maranhão Business. Outro atrativo é apresentar à classe empresarial a grandes players do estado, como a Alumar, o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), e empresas do programa Comércio Brasil (Sebrae), três grandes apoiadores do evento.
O Maranhão Business 2019 objetiva aproximar empresas, para que haja maior troca de ações entre empresários locais. Desse modo, maior capital de giro permanece no estado e fortalece a economia local. “Quando a gente pensa numa grande empresa como a Alumar, muitos micro e pequenos empreendedores não tem a noção de que ela pode ser uma parceira para seu negócio, e é justamente isso que estamos mostrando aos presentes. Contudo, o nosso empresariado precisa se qualificar para atender essas grandes empresas, porque são muitas exigências”, reforça o presidente da ACM.
Uma terceira edição do Maranhão Business já está agendada para agosto de 2019, sendo parte da programação de aniversário de 165 anos da Associação Comercial do Maranhão.

Palestra

O economista Roberto Padovani fechou o evento conversando com todos os participantes sobre o Novo Ciclo da Economia, sendo um momento feito para entender as expectativas de um novo momento econômico pós aprovação da Reforma da Previdência.

“A economia brasileira é nosso foco. Olhar o futuro e imaginar quais são as alternativas que temos pela frente. Apesar de falar um pouco do Maranhão, é importante ressaltar que os desafios hoje são nacionais. Temos a Reforma da Previdência, a tensão política e a retomada econômica”, explica o especialista.

Segundo Roberto Padovani, o momento é complexo e necessita de muito diálogo. “A gente tá vivendo um momento complexo no Brasil e nesses momentos, quanto mais informação você troca e quanto melhor for a qualidade dessa informação, mais você consegue se planejar, e assim mais você investe e gera negócios. No fundo, esse tipo de encontro como o de hoje, aqui em São Luís, tem como objetivo gerar emprego e mover a economia”, completa o economista-chefe do Banco Votorantim.

Rodada de negócios

Mais de 50 empresas, sendo a maioria micro e pequenas empresas, participaram da Rodada de Negócios onde puderam conhecer os serviços demandados pela Alumar, PDF e o Sebrae. O objetivo dessa rodada era mostrar as micro e pequenas empresas as principais demandas das grandes empresas que estão presentes no estado.

Primeira edição

Cerca de 1.350 pessoas estiveram presentes à palestra do especialista financeiro Gustavo Cerbasi, que ocorreu na noite do dia 16 de abril, sendo ele a principal palestra da primeira edição do Maranhão Business. Gustavo Cerbasi, autor do best seller “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos", conversou com o público maranhense sobre Inteligência Financeira.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.