Clube de Engenharia

CEM oferecerá projetos de construção a moradores

A iniciativa visa prestar assistência técnica gratuita às pessoas de baixa renda, em todas as regiões do Maranhão, que queiram construir seus imóveis

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Presidente do Clube de Engenharia do Maranhão, Emanuel Miguez
Presidente do Clube de Engenharia do Maranhão, Emanuel Miguez (Emanuel Miguez - presidente do Clube de Engenharia do Maranhão)

SÃO LUÍS - Os engenheiros do Maranhão estão se mobilizando, este ano, com o objetivo de proporcionar melhores condições às pessoas de baixa renda construírem as suas casas. A iniciativa é do Clube de Engenharia do Maranhão (CEM) que lança, em agosto, o Programa Engenharia Pública.

A meta dos engenheiros é prestar assistência técnica gratuita às pessoas de baixa renda, em todas as regiões do Maranhão, que queiram construir seus imóveis. Por meio do programa, será oferecido, pelo CEM, os projetos de arquitetura e de engenharia; os orçamentos de materiais e de mão de obra; e a supervisão na execução das obras ao morador de baixa renda que solicitar. Os projetos são para construções de até 40m².

Em reunião, na sede do CEM, os engenheiros decidiram pela execução do programa para que a população tenha acesso a tecnologia que garanta a construção de moradias seguras, dentro dos padrões determinados pelas normas de construção.

A Iniciativa é uma ideia experimental por meio do qual será oferecido, ao morador que solicitar, assistência técnica que garante moradia saudável e adequada. A ideia é que as moradias tenham condições de iluminação, ventilação, acessibilidade, salubridade, conforto ambiental, segurança estrutural e durabilidade.

Os terrenos devem ter localização sem risco de inundação, enchente e de desabamento de encostas. A proposta, também, é de respeitar a forma de morar, costumes e tradições. “É, também, uma maneira de melhorar o visual de vários bairros, onde as construções são realizadas sem acompanhamento de engenheiros”, afirmou o presidente do Clube de Engenharia do Maranhão, Emanuel Miguez. Ele disse
que a ideia está aberta para apoios e colaborações. “Os engenheiros estão empenhados na construção de um Brasil mais digno para todos”.

70 anos
O Clube de Engenharia do Maranhão (CEM) está comemorando 70 anos com uma programação que inclui palestras e cursos. As atividades começaram no dia do aniversário do CEM, 18 de março, e prosseguem até o dia 7 de dezembro.

Em março, o engenheiro civil Mário Calheiros, especialista em Estrutura de Concreto e Fundação, ministrou a palestra “Concreto protendido, conceitos iniciais” e o engenheiro civil João Celso Martins Marques, mestre na área de Estruturas, a de “Sistemas estruturais aplicados à construção de pontes”.

Em abril, cerca de 100 engenheiros, arquitetos, estudantes, empresários do mercado imobiliário e do setor de reciclagem e representantes de ONG que defendem o meio ambiente participaram da palestra “Gestão dos resíduos sólidos e oportunidades” com o promotor de Defesa do Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural, Fernando Barreto.

Emanuel Miguez, afirmou que a entidade está empenhada na defesa dos direitos dos engenheiros e na promoção de cursos, palestras e visitas monitoradas a canteiros de obras. “Este ano, iniciamos as atividades de responsabilidade social com o Projeto de Engenharia Pública com a ideia de melhorar a imagem das áreas de moradia do Maranhão”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.