Números altos

Casos de violência contra a mulher em alta no Maranhão

Somente este mês, três mulheres foram assassinadas no estado e a polícia registrou, ainda, agressões e tentativas de feminicídio; 18 crimes já ocorreram somente este ano

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Claudene Conceição de Sousa, o último caso de feminicídio registrado no Maranhão
Claudene Conceição de Sousa, o último caso de feminicídio registrado no Maranhão (Claudene)

SÃO LUÍS - Os números de violência contra a mulher são alarmantes no Maranhão, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública. Somente neste mês, três mulheres foram assassinadas com requintes de crueldades, a maioria com participação dos companheiros. A polícia registrou, também, ocorrências de agressão física e tentativa de feminicídio. Um total de 18 crimes de feminicídio já ocorreu este ano no estado. Ainda ontem, um homem, nome não revelado, foi preso sob acusação de tentar matar a ex-companheira a golpes de picareta na cidade de Trizidela do Vale.

Policiais Militares receberam uma denúncia de que um homem estava trancado em sua residência, na rua do Garrancho, ameaçando matar a ex-companheira com uma picareta. Os militares e integrantes do Corpo de Bombeiros Militar foram até o local e primeiramente tentaram convencer o agressor a não cometer o homicídio.

Somente após algumas horas de negociação, o homem liberou a vítima e se entregou para a polícia. Ele foi levado para o Hospital Geral de Pedreiras e, em seguida foi apresentado na Delegacia Regional de Pedreiras onde foi autuado por tentativa de feminicídio.

Outra ocorrência

Em Caxias, foi preso na última terça-feira, em cumprimento a uma ordem judicial, Leandro Viana Almeida, de 27 anos, acusado de tentativa de feminicídio. O delegado Jair Paiva informou que um cartaz com foto do suspeito foi amplamente divulgado em todo o estado.

O detido teria agredido fisicamente e atropelado a ex-companheira, Joyce de Almeida da Conceição Silva, de 23 anos, que estava grávida de 8 meses, no dia 3 deste mês. Ele ainda desferiu um golpe de faca no amigo de Joyce Almeida, e em seguida, fugiu. A vítima foi levada para o hospital da cidade e perdeu a criança.

Feminicídio

Dois casos de feminicídio foram registrados este mês. Uma das vítimas foi Claudene Conceição de Sousa, idade não revelada. A polícia informou que ela foi assassinada a golpes de faca pelo companheiro, Ronaldo Justino da Silva, na noite do dia 14, no povoado Centro do Toinho, zona rural de João Lisboa.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, mas até a tarde de ontem não havia registro de prisão do acusado. A polícia também não conseguiu identificar ainda o autor do assassinato da professora Rosiane Costa, de 45 anos. O corpo dela foi encontrado com marcas de violência na segunda-feira, 13, ao lado do prédio da TV UFMA, no Campus da Universidade Federal do Maranhão, no Bacanga. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Feminicídio, da SHPP, sob a coordenação da delegada Viviane Fontenele.

Prisão

Durante a operação Salva-Guarda, desenvolvida pela Polícia Militar no último dia 13, na MA-102, nas proximidades da cidade de Joselândia, foi preso Romário Batista de Sousa, acusado de ter assassinado a empresária Rayra dos Santos Feitosa, no dia 2 de maio deste ano, em Presidente Dutra.

O criminoso teria sido contratado por R$ 2 mil pelo próprio companheiro da vítima, Bartolomeu Ribeiro da Silva, que está preso, para realizar essa ação criminosa. A empresária foi executada quando chegava ao seu empreendimento comercial, no centro de Presidente Dutra.

Romário Batista também é acusado de ter cometido mais dois homicídios no estado do Mato Grosso. Com ele, os militares apreenderam um revólver calibre 38 com numeração raspada, várias munições de calibres diversos, uma motocicleta Fan preta e uma quantia em dinheiro. Ainda nessa operação, os policias prenderam Raimundo Alves de Sousa Júnior, Luís Davi Batista de Sousa e Richardson da Silva de Sousa.

Agressão

Na última terça-feira, 14, foi preso em flagrante Carllyano Silva Castelo, de 28 anos, acusado de agredir fisicamente a sua companheira, uma adolescente, de 17 anos, que está gestante de 3 meses, no bairro da Divineia.

Segundo a polícia, a jovem declarou ter sido agredida a chutes pelo corpo e no rosto e ainda teve os cabelos puxados pelo companheiro. Ela foi submetida a exames periciais, enquanto o acusado após ser ouvido pela Polícia Civil foi encaminhado para o Complexo Penitenciário de Pedrinhas.

Saiba mais

Apoio as mulheres em Imperatriz

Ainda ontem ocorreu um evento em Imperatriz que teve como foco o crime de feminicídio. Dados do Centro de Referência em atendimento a Mulher nessa cidade revelaram que nos primeiros quatro meses deste ano já foram atendidas 182 mulheres que sofrerem violência e os seus agressores foram seus companheiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.