Contra a gripe

Postos volantes em shoppings para mobilizar e alcançar meta de vacinação

Em três shoppings, vão ocorrer ações de imunização amanhã (17) e sábado (18); até o momento, 119.700 pessoas foram imunizadas em São Luís; campanha nacional se encerrará no dia 31

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Vacinação está sendo feita, também, em shoppings de São Luís
Vacinação está sendo feita, também, em shoppings de São Luís (grpe)

SÃO LUÍS - A 15 dias do encerramento da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, 119.700 pessoas que integram o público-alvo de São Luís foram imunizadas, o equivalente a 41,8%, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Buscando garantir a aplicação das doses em, pelo menos, 90% do público-alvo da campanha, o órgão põe em prática, novas ações para aproximar o serviço da população, entre elas os postos de vacinação volantes, que funcionam semanalmente em shopping centers e outros espaços durante todo o mês de maio. O serviço está sendo levado, também, às escolas da cidade até o fim da campanha, determinada para o dia 31.

Como parte da estratégia definida para a capital, amanhã (17) e sábado (18) postos volantes serão montados nos shoppings
São Luís (Jaracati), da Ilha (Ipase) e Rio Anil (Turu), possibilitando a vacinação do público-alvo da campanha no horário de 14h às 19h. Além destas medidas, que permanecerão durante todas as sextas e sábados do mês de maio, as unidades da rede municipal de saúde estão abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e agentes de saúde da Semus, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), estão vacinando em escolas, soman­do 63 postos de saúde disponíveis para imunizar a população definida pelo Ministério da Saúde (MS).

De acordo com informações da Superintendência de Vigilância Epidemiológica da Semus, a meta é imunizar pelo menos 90% do total do público-alvo, que aumentou durante a campanha com a inclusão dos policiais civis e militares, dos bombeiros e dos membros das forças armadas. Até o momento, os idosos representam a categoria mais protegida, com 60,67% de cobertura. A vacinação contra a Influenza é uma medida efetiva de prevenção, com eficácia de seis a 12 meses.

Portanto, é essencial o engajamento da população, conforme ressaltou o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho.
“A vacina protege grupos mais vulneráveis e interrompe o ciclo de transmissão da doença. Por isso, é fundamental que as pessoas procurem os postos para se vacinar. Nossos profissionais estão mobilizados para o atendimento, mas é imprescindível que a população também faça a sua parte”, destacou o secretário.

Outras medidas adotadas pela Semus para alcançar a meta determinada pelo MS para a capital maranhense são as vacinações em domicílio, destinadas a pessoas idosas com mobilidade reduzida, em que o responsável por maiores de 60 anos que, porventura, não tenha condições de ir até a unidade de saúde, pode requerer, nestas unidades, a vacinação em casa. Ainda de acordo com o órgão, ontem (15) foi iniciado o calendário de vacinação em alguns bairros da cidade, com equipes realizando a imunização da população em espaços públicos das comunidades.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza teve início no dia 10 de abril em todo o país. No primeiro momento, foram priorizadas as crianças e gestantes. A vacinação está aberta para todos os públicos desde o dia 22 de abril e deve se encerrar no próximo dia 31.

SAIBA MAIS

Público alvo

De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, devem se vacinar contra a gripe pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças de seis meses a menores de seis anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, populações indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A escolha do público prioritário no Brasil segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

SAIBA MAIS

A vacina produzida para 2019 teve mudança em duas das três cepas que compõem a vacina, e protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS: A/Michigan/45/2015 (H1N1) pdm09; A/Switzerland/8060/2017 (H3N2); B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87). A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença.

Casos de gripe no Brasil

Neste ano, até 20 de abril, foram registrados 427 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em todo o país, com 81 óbitos. Até o momento, o subtipo predominante no país é o vírus influenza A (H1N1) pdm09, com registro de 213 casos e 55 óbitos.

Todos os estados estão abastecidos com o fosfato de oseltamivir e devem disponibilizá-lo de forma estratégica em suas unidades de saúde. Para o atendimento do ano de 2019, o Ministério da Saúde já enviou aproximadamente 9,5 milhões de unidades do medicamento aos estados. O tratamento deve ser realizado, preferencialmente, nas primeiras 48h após o início dos sintomas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.