Esquema criminoso

Bando especializado em roubo de carga é desarticulado na Ilha

Quadrilheiros furtavam o produto da central de distribuição de uma empresa instalada na zona rural de São Luís e vendiam a comerciantes da região metropolitana

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Antônio Marcos, Pedro Ivo, Mateus Thiago e  Elvecy, presos ontem
Antônio Marcos, Pedro Ivo, Mateus Thiago e Elvecy, presos ontem (Ladrões)

SÃO LUÍS - A Polícia Civil ainda ontem continua investigando uma organização criminosa especializada de roubo de produtos uma rede de supermercado na Região Metropolitana de São Luís, visando identificar e prender o restante do bando. Um dos suspeitos, segundo a polícia, seria um policial militar, lotado no 9º Batalhão, e um agente penitenciário.

Na noite desta terça-feira, 14, foram presos quatro criminosos, entre eles, funcionários desse estabelecimento comercial, a apreendida uma carga de produto perecível. A polícia informou que o prejuízo para a empresa está em torno de R$ 300 mil.

Os presos foram o empresário Antônio Marcos Cordeiro Guimarães, proprietário de um mercadinho, em Matões, no Turu, e os funcionários da rede supermercado, Pedro Ivo de Oliveira Filho, Mateus Thiago Silva Pereira e Elvecy da Cruz Santos. A polícia informou que a carga foi apreendida em uma quitinete, na área do Turu. Os detidos foram conduzidos para o plantão de Polícia Civil do Cohatrac.

O delegado Carlos Damasceno declarou, em entrevista à Rádio Mirante AM, que a polícia estava realizando diligências na capital para localizar o policial militar e o agente do sistema penitenciário, que são acusados de intermediar a venda dos produtos roubados a comerciantes da Região Metropolitana de São Luís. A polícia também está trabalhando para identificar as outras pessoas envolvidas no esquema criminosa, principalmente os receptadores.

Esquema ilegal

O delegado disse que na semana passada a direção dessa rede de supermercado informou que da sua Central de Distribuição, localizada na zona rural da capital, estava ocorrendo roubo de mercadorias, e que, supostamente teria participação de funcionários da empresa.

A polícia, então, deu início às investigações, realizando campanas nas proximidades da “Central de Distribuição”. Na noite de terça-feira, 14, a polícia monitorou a saída de um caminhão até o local da descarga, na área do Turu, onde prendeu o empresário Antônio Cordeiro, e apreendeu a carga furtada.

Em seguida, os policiais prenderam os outros três suspeitos. Segundo o delegado, com a prisão do grupo, foi descoberto a participação de um policial militar, lotado no 9º Batalhão, na capital, e um funcionário do sistema penitenciário no esquema criminoso. “Há mais pessoas envolvidas nesse ato ilegal e a polícia está trabalhando para prendê-los”, declarou Carlos Damasceno.

Organização criminosa

O delegado Henrique Mesquita afirmou que o roubo de carga vinha ocorrendo há mais de um ano. Cada integrante tinha uma função definida na organização criminosa.

Ainda de acordo com o delegado, um dos criminosos tinha a função de facilitar a entrada dos outros bandidos na empresa, principalmente no período da noite. Outra parte o transporte da carga furtada, outros vigiavam os produtos. Havia, inclusive, responsáveis pela comercialização.

O delegado disse que a maior parte do produto era vendido para comerciantes da Grande Ilha por um preço abaixo do mercado. Somente, o empresário Antônio Cordeiro teria comprado, em menos de um ano, três caminhões carregados de produtos roubados. “O esquema estava tão lucrativo para a quadrilha que chegaram a alugar um galpão no bairro do João Paulo, para armazenar a mercadoria”, afirmou Henrique Mesquita.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.