Documentários

Arte e cultura em documentários no Sesc Amazônia das Artes

Programação prossegue hoje, com exibição de documentários, entre eles, "Manuel Bernardino: O Lenin da Mata", de Rose Planet, no Cine Praia Grande

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Cena do filme “Manuel Bernardino: O Lenin da Mata”
Cena do filme “Manuel Bernardino: O Lenin da Mata” (Lenin da mata)

São Luís - O Maranhão está bem representado na edição 2019 do projeto Sesc Amazônia das Artes, em andamento no Cine Praia Grande (Praia Grande). Hoje, entre os documentários a serem exibidos, um será “Manuel Bernardino: O Lenin da Mata”, de Rose Planet, a ser apresentado às 15h e às 18h40. A programação engloba outras produções.

Finalizado em 2017, o filme conta, a partir de depoimento prestado por seu protagonista em uma delegacia em São Luís, em 1921, a trajetória de Manuel Bernardino, cearense que fixou residência no Maranhão no início do século XX, onde hoje está localizado o município de Dom Pedro, e tornou-se um líder comunitário, revolucionário, socialista, espírita e vegetariano, a partir de suas leituras. Pouco depois, ele arregimentaria cerca de 200 homens para a Coluna Prestes, quando da passagem do movimento pelo Maranhão. Ele ganhou a alcunha de “Lenin da Matta” de jornais de São Luís da época.

Além desse, serão exibidos ainda “Juba”, de Severino Neto e Rafael de Carvalho, “Limiar”, de André dos Santos, “Marajó das Letras – Os abridores de letras da Amazônia Marajoara” (Fernanda Martins) e “Sabá” (Sergio de Carvalho).

O Sesc Amazônia das Artes é uma importante rede de intercâmbio das artes e da cultura, que pretende ultrapassar a indispensável ação de divulgar os trabalhos, mas se desafia também a criar laços, fortalecer a criação artística, dar visibilidade para as potencialidades estéticas que aparecem “do lado de cá” do país, encontrar respostas criativas e alternativas para as dificuldades encontradas, como a do custo amazônico e a escassez de políticas públicas.

Serviço

O quê

Programação documentários o Sesc Amazônia das Artes

Quando

Hoje, a partir das 15h

Onde

Cine Praia Grande (Praia Grande)

Programação de hoje

15:00 – “Manuel Bernardino: O Lenin da Mata” - Dir. Rose Panet – 52min / Classificação: 10 anos

Mediação e debate com a diretora do filme após exibição.

17:00 – “Juba” – Dir. Severino Neto e Rafael de Carvalho – 19min / Classificação: Livre

17:20 – “Limiar” – Dir. André dos Santos – 26min / Classificação : Livre

17:45 – “Marajó das Letras – Os abridores de letras da Amazônia Marajoara” - Dir. Fernanda Martins – 30min / Classificação: Livre

18:15 – “Sabá” – Dir. Sergio de Carvalho – 16min / Classificação: Livre

18:40 – “Manuel Bernardino: O Lenin da Mata” - Dir. Rose Panet – 52min / Classificação: 10 anos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.