Caso professora

Polícia na busca de acusado da morte de professora no Campus da UFMA

Corpo da vítima foi achado semidespido no campus da UFMA com sinais de violência, principalmente na cabeça; este ano 17 crimes de feminicídio já ocorreram no Maranhão

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Professora Rosiane Costa, cujo corpo foi encontrado no Campus da UFMA, no Bacanga
Professora Rosiane Costa, cujo corpo foi encontrado no Campus da UFMA, no Bacanga (Rosiane)

SÃO LUÍS - A polícia ainda ontem não tinha pistas do autor da morte da professora da rede estadual e municipal no município de Alcântara, Rosiane Costa, de 45 anos. O crime está sendo investigado como feminicídio. Ainda ontem, quatro pessoas foram ouvidas na Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP), na Beira-Mar.

O corpo da professora foi encontrado na segunda-feira, 13, no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Bacanga. Somente este ano, 17 casos de feminicídio já ocorreram no estado e entre essas ocorrências, quatro na Grande Ilha.

“Devido a forma como o corpo foi encontrado leva a caracterizar mais um caso de feminicídio. A vítima estava semidespida e havia marcas de violência no olho e na boca” disse a delegada Viviane Fontenele. Ela informou, também, que a polícia está no aguardo de exames periciais para identificar a dinâmica do crime.

A delegada explicou que há possibilidade de a vítima ter chegado ao campus da UFMA ainda com vida. Ela teria sido espancada e morta possivelmente por esganadura dentro de um veículo ainda não identificado. O criminoso teria jogado o corpo da professora nas proximidades do prédio da TV UFMA. “Há possibilidade de a vítima ter entrado no campus com vida. Até o momento não existem indícios de estupro”, explicou Viviane Fontenele.

Oitivas

A delegada informou que ainda ontem começaram as oitivas na SHPP. Seis pessoas já foram ouvidas, entre elas, duas irmãs, uma sobrinha e o ex-namorado da vítima, que não teve o seu nome revelado. Ainda ontem, os peritos do Instituto de Criminalística (Icrim), acompanhados da equipe da SHPP, realizaram uma perícia no apartamento da professora, no São Cristóvão.

Segundo Viviane Fontenele, esse trabalho pericial tem como objetivo encontrar algum vestígio que tenha ligação com o assassinato. A polícia também está analisando as imagens do circuito de câmeras da UFMA para identificar o veículo do suspeito.

O corpo de Rosiane Costa foi autopsiado no Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, e ontem foi liberado para os familiares. O velório e o sepultamento vão ocorrer na cidade de Alcântara. “Vamos analisar os laudos do IML e do Icrim, pois, serão de suma importância para a elucidar o crime”, afirmou a delegada.

Outro caso

Ainda ontem, o corpo de Abraão Dias Moraes, de 44 anos, foi encontrado na Rua 4 do bairro Cidade Olímpica, e levado para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga. A causa da morte não foi revelada pela polícia e a SHPP está investigando o caso.

Saiba Mais

STJ libera autor dr crime no Piauí

A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu habeas corpus ao ex-tenente do Exército, José Ricardo da Silva Neto, acusado de assassinar a namorada, a maranhense Iarla Lima Barbosa e de ter baleado a ex-cunhada, Ilana Lima. O crime ocorreu no dia 19 de junho de 2017, após o grupo deixar um bar, na zona Leste de Teresina.

A defesa do ex-militar alegou que não foram apontados elementos concretos pela Justiça do Piauí para justificar a prisão do seu cliente, já que cumpria medidas cautelares. A decisão judicial foi por unanimidade. Votaram com o ministro Ribeiro Dantas, relator do processo, os ministros Joel Ilan Paciornik, Felix Fischer e Reynaldo Soares da Fonseca. Só o ministro Jorge Mussi não estava presente. A advogada da maranhense informou que não vai recorrer da decisão e vai aguardar o julgamento do réu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.