COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
A ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, escritora Ana Maria Machado, com o advogado maranhense e também escritor Daniel Blume, no Salão do Livro de Genebra, na Suíça, onde ambos lançaram obras traduzidas para os idiomas francês e italiano
A ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, escritora Ana Maria Machado, com o advogado maranhense e também escritor Daniel Blume, no Salão do Livro de Genebra, na Suíça, onde ambos lançaram obras traduzidas para os idiomas francês e italiano
O defensor-geral do Estado, Alberto Bastos, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho, a diretora do Fórum Desembargador Sarney Costa, juíza Diva Maria de Barros Mendes, e o corregedor da DPE/MA, José Augusto Gabina, durante a inauguração de mais uma sala no prédio antigo do Fórum, com 36 metros quadrados de área total e 21 estações de trabalho
O defensor-geral do Estado, Alberto Bastos, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Marcelo Carvalho, a diretora do Fórum Desembargador Sarney Costa, juíza Diva Maria de Barros Mendes, e o corregedor da DPE/MA, José Augusto Gabina, durante a inauguração de mais uma sala no prédio antigo do Fórum, com 36 metros quadrados de área total e 21 estações de trabalho

Blume em Genebra
Considerado um dos eventos literários mais importantes e prestigiados do mundo, o Salão do Livro de Genebra, na Suíça, contou com a presença de um autor maranhense, que também lançou uma obra.
Trata-se do advogado e autor Daniel Blume, que após o sucesso do livro de poemas “Resposta ao Terno”, teve a obra traduzida para o italiano e o francês.
No livro, Blume faz registros poéticos sobre a vida cotidiana e a carreira jurídica, os desafios da modernidade e a necessidade da poesia nesses tempos atuais. A publicação tem tudo para conquistar mais leitores mundo afora.
Na Feira, o advogado teve a companhia de uma escritora brasileira ilustre, Ana Maria Machado, que é ex-presidente da Academia Brasileira de Letras. Na ocasião, ela também lançou obras.

Tendências de Milão
Especializada em Arquitetura de Interiores e Iluminação, Carol Buhatem é uma das convidadas da galeria Urban Arts São Luís para falar do maior evento mundial do design: o “Salone del Mobile”, que aconteceu em Milão, no mês de abril. Ao lado dela, estarão mais seis profissionais da área. A conversa sobre as “Tendências de Milão” acontecerá amanhã à noite.
Formada em Arquitetura e Urbanismo, Carol traz no currículo especializações e experiências profissionais em âmbito internacional. Entre outras coisas, ela cursou o Master em Light Design no Istituto Europeo di Design, em Milão, e em Singapura, trabalhou na Light Cibles, na área de Light Design, uma das maiores empresas mundiais na área.

Bumba comédia
O Teatro Bumba Cultura recebe, nos próximos dias 18 e 19 de maio, o stand-up comedy “Estórias do Arco da Velha”, com João Ewerton.
Trata-se do quadragésimo quinto texto teatral dele e marca seu retorno aos palcos de São Luís, já que quase a totalidade de seus trabalhos teatrais foi realizada no eixo Rio/São Paulo/Espírito Santo.
No espetáculo, Ewerton junta elementos técnicos do standup comedy com contação de histórias e outros recursos técnicos da comédia convencional. A apresentação dura uma hora e quarenta minutos.

Documentário com Baleiro
Com direção e roteiro de Neto Borges, começaram as filmagens de “Ventos que Sopram – Maranhão”, um documentário que pretende mostrar algumas das principais vertentes da música maranhense, desde os anos 1970, de Chico Maranhão e Josias Sobrinho, passando pela tradição popular do bumba meu boi e do tambor de crioula, até os dias atuais, ricos em gêneros que vão do brega ao hip-hop.
O fio condutor é o encontro do cantor, compositor e produtor cultural Zeca Baleiro com alguns artistas destas várias vertentes. Baleiro funcionará como um mestre de cerimônias para mostrar o caldeirão musical maranhense, navegando pelas mais diversas tendências, sons e instrumentos que transformaram São Luís em uma eclética e livre confluência musical.
O documentário, com a colaboração de Celso Borges no roteiro, será realizado pela Gaya Filmes e exibido pelo canal Curta!

À Nordeste
Mais de dez artistas maranhenses foram selecionados para a exposição “À Nordeste”, do Sesc 24 de Maio, que estimula a reflexão sobre o Nordeste e o “estar à Nordeste”.
Com curadoria de Bitu Cassundé, Clarissa Diniz e Marcelo Campos, a exposição reúne um conjunto de 343 trabalhos, de diversas linguagens e suportes, do barro aos memes, criações singulares de 160 artistas, quase todos nordestinos, mas não exclusivamente.
Artistas de contextos e linguagens diversas, mas com um ponto em comum: uma produção pulsante, que problematiza os imaginários que se tem acerca do Nordeste. A crase em “À Nordeste” surge como elemento desafiador do estereótipo regionalista, pois evita o artigo definido (e, com ele, uma identidade unívoca) de “o Nordeste”.

Arraial da Maria
Um dos terreiros juninos mais freqüentados durante o São João do Maranhão, o da Praça Maria Aragão, já tem data para começar e terminar. O arraial será aberto no dia 19 de junho e encerrado no dia 30 do mesmo mês.
O terreiro receberá mais de 100 atrações, em 12 dias de festança. Foram priorizados os artistas locais, valorizando e destacando a riqueza e a beleza da cultura maranhense, haja vista que o espaço disporá de um grande palco para shows.
A meta é superar o sucesso de público do ano passado, quando a praça recebeu cerca de 250 mil pessoas ao longo da temporada. Serão sete atrações folclóricas por noite no tablado, além de show no palco principal e apresentações de dois grupos de forró pé de serra na Arena do Forró.

“Luzes da Ribalta” na AML
Na noite de hoje, a Academia Ludovicense de Letras promove a abertura do projeto “Luzes da Ribalta”, com homenagens ao escritor Luís de Melo e ao pesquisador e ator francês Jean Marie Collin. A homenagem será extensiva ao professor Antônio Augusto Ribeiro Brandão, que receberá o diploma de Membro Honorário da “Casa de Maria Firmina dos Reis”, que ele ajudou a fundar.

TRIVIAL VARIADO
Mais de 500 vagas de estágio estão sendo oferecidas pela Vale em diversos estados brasileiros. Para o Maranhão, são disponibilizadas 50, distribuídas entre as cidades de São Luís, Santa Inês e Açailândia.

O governo estadual concluiu a reforma do Colégio Liceu Maranhense. A escola com quase 200 anos é referência em educação pública e funciona em três turnos, atendendo a 2.200 estudantes do ensino médio na capital.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem um estilo didático de explicar o caos financeiro. É qualidade que não víamos desde os tempos de Delfim Netto.

Ainda falta a muitos políticos entenderem o recado: é vergonhoso manter a temporada de sofismas, chantagens e charlatanismo.
Na tarde do próximo sábado, a Escola de Filosofia do Maranhão promoverá uma discussão sobre alguns monstros mitológicos mais famosos, entre eles, o Minotauro e a Medusa. A participação é gratuita e acontecerá na Faculdade Católica.

O filme nacional “Chacrinha - O Velho Guerreiro” é um dos destaques da TVN neste mês de maio.

DE RELANCE

Assumindo as rédeas
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, assumirá as rédeas do Governo do Estado amanhã e sexta-feira. É o que o vice-governador, Carlos Brandão, está na interinidade, mas se licenciará nesses dois dias para tratar de interesses particulares. O governador Flávio Dino está em viagem internacional, participando do “London School of Economics and Political Science”, no Brazil Forum UK 2019.

Posse de juízas
O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Joaquim Figueiredo empossou ontem, em seu gabinete, as juízas Michelle Amorim Sancho Souza Diniz e Alessandra Lima Silva, para as comarcas de Presidente Dutra e Porto Franco, respectivamente. O ato solene de assinatura do Termo de Compromisso e Posse foi lido pelo diretor-geral do Tribunal, Mário Lobão e contou com a presença do juiz Ângelo Santos, presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão.

Miolo do boi
O escritor, jornalista e publicitário Wilson Marques reapresentará seu livro autoral “Adivinha quem foi o miolo do boi”, com o qual participou, pela segunda vez, da Feira do Livro de Bolonha, na Itália. Com sessão de autógrafos, o relançamento acontecerá amanhã, na Sala Sesc de Exposições, na Avenida dos Holandeses. Marques é autor de mais de dez livros infantojuvenis e escreve obras inspiradas na cultura maranhense.

Moda e artesanato
O artesanato voltado para moda e a indústria têxtil maranhense chamaram a atenção do grupo português Limol, que fabrica fios e linhas em Guimarães. Executivos ligados à empresa vieram de Portugal para prospectar oportunidades de negócios no Maranhão. Nesta empreitada, estão recebendo apoio do Sebrae e conhecerão vários municípios maranhenses com tradição em artesanato para moda, como São João dos Patos, Raposa, Guimarães e Bequimão.

Palestra de Myranda
O conceituado e jovem professor Anderson Myranda estará amanhã na Faculdade de Negócios Faene. Ele ministrará palestra sobre as estratégias usadas pelas empresas fortes e duradoras para se manterem no mercado. E na sequência, nos dias 17 e 18, conduzirá a disciplina “Estratégia” para os alunos dos MBAs em Gestão de Pessoas e Marketing.

Último prazo
Estudantes interessados em fazer o Enem 2019 têm até depois de amanhã para efetuar a inscrição. Quem não tem isenção de taxa, deverá efetuar o pagamento até 23 de maio. O prazo para pedidos de atendimento por nome social vai de 20 a 24. As provas serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro. Os estudantes podem usar as notas do Enem para se inscrever em programas de acesso à educação superior, como o Sistema de Seleção Unificada e o Programa Universidade para Todos, ou ainda no Financiamento Estudantil.

Toca do Vale
O cantor Toca do Vale fará novo show em São Luís, neste fim de semana. Ele se apresentará na noite de sexta-feira na casa de shows The Music Hall, na Lagoa da Jansen. Toca iniciou a carreira no Grupo Nordestino de Paulo Ney, onde cantou por 14 anos. Posteriormente, foi vocalista da primeira formação da banda Brasas do Forró. Atualmente, apresenta-se pelo Brasil em carreira solo.

Para escrever na pedra:
“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original” (Albert Einstein).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.