Oposição

Oposição promete fiscalizar empréstimo para precatórios

Adriano Sarney (PV) teme que a projeto aprovado vire uma espécie de "carta de seguro" para que o Executivo não arque com a despesa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
(Adriano Sarney)

A base da oposição na Assembleia Legislativa – após a aprovação ontem (14) do Projeto de Lei 129 do Executivo que solicitava autorização para a contração de empréstimo de R$ 623 milhões – promete fiscalizar a criação prometida pelo Governo do Maranhão de linha de crédito para a operação financeira. O argumento foi a base dos aliados para justificar a solicitação e aprovação da matéria na Casa.

De acordo com o deputado estadual Yglésio Moisés (PDT), em pronunciamento em plenário, o Governo – por meio da Procuradoria – ingressou com mandado de segurança para requerer ao STF a contrapartida legal para a criação da linha que proporcionaria a aquisição do valor a ser revertido aos precatórios. Apesar do argumento, deputados como Adriano Sarney (PV) temem que a medida vire uma espécie de “carta de seguro” para que o Executivo não arque com a despesa.

A aprovação da matéria, até o momento, representou a maior disputa entre parlamentares nos bastidores. Por aliados, o PL chegou a ser barrado, no entanto, após pedido feito por Flávio Dino (PCdoB) de apreciação “em regime de urgência” da matéria, o projeto começou a tramitar, recebendo aval nas comissões de Constituição e Justiça e de Orçamento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.