Reverência

Homenagem para exaltar a arte e o artista

Projeto "Luzes da Ribalta", iniciativa da Academia Ludovicense de Letras, será lançado hoje, às 19h, no Auditório da Academia Maranhense de Letras

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Luís de Mello receberá a Medalha Maria Firmina dos Reis
Luís de Mello receberá a Medalha Maria Firmina dos Reis

SÃO LUÍS- AAcademia Ludovicense de Letras (ALL) fará a abertura, hoje (15), às 19h, no auditório da Academia Maranhense de Letras (AML), do projeto “Luzes da Ribalta”, com homenagens ao escritor Luís de Mello e ao pesquisador e ator francês Jean Marie Collin. O projeto reverecia escritores, mecenas e artistas que prestaram contribuição à literatura e à cultura maranhense. Os homenageados receberão a Medalha Maria Firmina dos Reis e certificados.
Jean Marie Collin, que mora em São Luís e tem formação no Cours Jean-Laurent Cochet, uma das maiores instituições de teatro da França, por onde passaram atores como Catherine Deneuve e Gérard Depardieu, patrocinador de obras e eventos da cultura maranhense na Europa, a exemplo do livro “Daniel de la Touche, grande navegador, sua história”, de autoria da historiadora Claudine Doreau.
Já Luís de Mello é autor de importantes obras literárias, a exemplo de “Cronologia das artes no Maranhão”. Ele enveredou muito cedo pelo campo da literatura, tornou-se funcionário público, passou por redações de dois jornais de São Luís e abraçou a pesquisa histórica como forma de sobrevivência financeira. Como ficcionista, é um dos melhores do seu tempo.
A primeira pesquisa de Luís de Mello data de 1965 e teve como tema a vida e obra do comediógrafo Américo Azevedo, irmão de Aluísio e Artur Azevedo. Levou o material pesquisado, inclusive seis comédias, para o Rio de Janeiro em 1967, e imediatamente entrou em contato com o diretor do Serviço Nacional de Teatro, o qual ficou ciente do assunto e decidiu que o encargo de organização da obra, análise e apresentação de textos, caberia ao escritor e diplomata Reis Perdigão (1900-1986).

Jean Marie Collin será homenageado na noite
Jean Marie Collin será homenageado na noite

Segundo o presidente da Academia Ludovicense de Letras, Antônio Norberto, o projeto “Luzes da Ribalta” são os refletores colocados no nível do palco com o objetivo de iluminar o rosto dos atores, sendo este o propósito da Academia Ludovicense de Letras.
“Ou seja, lançar luz sobre os artífices da cultura do estado e deixar em evidência aqueles que, apesar do empenho e contribuição, ainda não foram devidamente reconhecidos pelo público em geral. Flores em vida para todos aqueles que desenvolvem trabalhos valiosos difundindo as letras e as artes do Maranhão, no Brasil ou no exterior”, disse.

Serviço

O quê

Lançamento do projeto “Luzes da Ribalta”

Quando

Hoje (15), às 17h

Onde

Auditório da Academia Maranhense de Letras (Rua da Paz)

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.