Eleições 2020

Neto Evangelista defende pré-candidatura a prefeito

Deputado estadual concedeu entrevista ontem, no programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM, e disse que é hipocrisia não discutir eleição de 2020

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Evangelista se disse supreso com indicação de seu nome para prefeito
Evangelista se disse supreso com indicação de seu nome para prefeito (Neto Evangelista)

O deputado estadual Neto Evangelista (DEM) reafirmou ontem a sua pré-candidatura à Prefeitura de São Luís no pleito de 2020, que definirá a sucessão ao atual gestor, Edivaldo Holanda Júnior (PDT).
Neto admitiu que, apesar de já ter conversado anteriormente no DEM sobre a sua intenção de disputar o pleito, foi pego de surpresa durante a Convenção Estadual do partido que oficializou o parlamen­tar como o pré-candidato da sigla. O anúncio, na ocasião, foi feito pelo presidente da legenda, deputado federal Juscelino Filho.
“Eu tive a grata surpresa, pois aquele movimento, a forma como foi conduzido, de fato para mim foi uma surpresa. Óbvio que era uma Convenção Estadual e se transformou naquele momento mais voltada para as eleições municipais, sobretudo a eleição de São Luís, sendo lembrado o nosso nome por todos os pares que passaram por aquela convenção”, disse.
O pré-candidato se disse honrado pelo espaço conquistado no DEM e classificou de “hipocrisia” o discurso de que este não seria ainda o momento adequado para se discutir efetivamente a sucessão do comando do Palácio La Ravardiére - sede administrativa do Executivo Municipal. Para ele, é sim o momento de se discutir a cidade.
“Todo aquele nome que é lembrado agora para as eleições de 2020 está sendo debatido internamente. Para mim, aquele discurso de que ‘está longe’, ‘não vamos debater agora isso’, é hipocrisia. Porque, se o nome da pessoa está sendo lembrado, é porque ele está debatendo o tema. Isso é muito ruim. Ao mes­mo tempo em que parece estar longe, está perto. Acho que não é o momento puramente de se discutir política, mas de se discutir a cidade. Talvez seja por isso que São Luís seja a 15ª cidade do país que ainda discute como programa de governo o asfalto […] mas, se discute por quê? Porque está precisando, obviamente, mas a gente ainda não conseguiu sair dessa temática simples para discutir inovações como outras cidades”, enfatizou.
Em 2016, o prefeito de São Luís levantou como uma de suas principais bandeiras de campanha a parceria institucional com o Governo Flávio Dino (PCdoB) por meio do Programa Mais Asfalto. Em 2018, ao disputar a reeleição para o Executivo estadual, Dino também utilizou como discurso de campanha o Mais Asfalto em várias regiões do estado.

Mobilidade
Neto Evangelista afirmou que já tem conversado internamente no DEM sobre projetos de políticas públicas para a cidade - a exemplo da mobilidade urbana -, tema que foi levado também ao presidente nacional do DEM, o prefeito de Salvador, ACM Neto.
“A política tem de ser discutida, é lógico que tem de ser, mas precisamos discutir a cidade. O que eu proponho para o ano que vem é incluir as pessoas na discussão da cidade, o que é importante. Quem conhece o Coroadinho é quem mora no Coroadinho, quem conhece a Cidade Operária é quem mora lá. As pessoas precisam participar desses debates”, finalizou.

Deputado não descarta formação de consórcio para a disputa em São Luís

O deputado Neto Evangelista (DEM) não descartou ontem uma eventual formação de consórcio de candidatos alinhados ao governador Flávio Dino (PCdoB) que teria como principal objetivo forçar um segundo turno na disputa pela Prefeitura de São Luís.
Ele ponderou, contudo, que ainda é cedo para se definir a estratégia para o pleito.
“Acredito que ainda é cedo se definir qualquer estratégia política para a eleição. Hoje o cenário é um, em junho de 2020 poderá ser um outro cenário. Antes da eleição de 2016 a então deputada Eliziane Gama aparecia com mais de 60% das intenções de votos. Acabou com 6%. Depois, foi eleita senadora. Cada eleição tem a sua história”, disse.

Estratégia
Neto disse, a partir do momento em que for consolidado como candidato do DEM, sentará com os demais partidos e lideranças para definir a estratégia para o pleito.
“É cedo ainda para adotar uma estratégia fixa do que deve ser feito nas eleições de 2020. O grupo ao qual eu pertenço tem diversos no­mes. Bons nomes, que podem disputar e que têm legitimidade para disputar a eleição”, assinalou.
Evangelista mostrou-se aberto a dialogar com diferentes legendas. “É óbvio que eu, como pretenso candidato, concretizando o desejo do meu partido, vou fazer esse diálogo com todos os partidos que compõem o nosso campo político estadual e com outros que não compõem”, concluiu o parlamentar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.