Audiovisual

Documentário vai mostrar vertentes da música maranhense

Cantor, compositor e produtor cultural Zeca Baleiro será o mestre de cerimônias que vai mostrar o caldeirão musical maranhense

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Josias Sobrinho
Josias Sobrinho

SÃO LUÍS - Um documentário para mostrar algumas das principais vertentes da música maranhense, desde os anos 1970 é o objetivo do registro audiovisual “Ventos que Sopram – Maranhão”. Com direção e roteiro de Neto Borges, as filmagens já foram iniciadas.

A ideia é apresentar a produção de artistas como Chico Maranhão e Josias Sobrinho, passando pela tradição popular do bumba meu boi e do tambor de crioula até os dias atuais, ricos em gêneros que vão do brega ao hip-hop.

O fio condutor do documentário é o encontro do cantor, compositor e produtor cultural Zeca Baleiro com alguns artistas destas várias vertentes. Baleiro funcionará como um mestre de cerimônias que vai mostrar o caldeirão musical maranhense, navegando pelas mais diversas tendências, sons e instrumentos que transformaram a ilha de São Luís em uma eclética e livre confluência musical.

O documentário, que conta com a colaboração de Celso Borges no roteiro, será realizado pela Gaya Filmes e exibido pelo canal Curta!. Futuramente, será filmado “Ventos que Sopram - Pará”, projeto semelhante rodado em Belém, dirigido por Renato Barbieri e apresentado pelo compositor e guitarrista Felipe Cordeiro.

Chico Maranhão
Chico Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.