Convocação de ministro é derrota do Governo, avaliam parlamentares
Ministro da Educação, Abraham Weintraub foi convocado pela Câmara Federal
A convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, para prestar esclarecimentos hoje (15) na Câmara dos Deputados sobre os contingenciamentos financeiros a serem aplicados pela pasta nas universidades públicas é considerada mais uma derrota da base de apoio ao Executivo no Parlamento. O portal G1 traz a informação de que o líder do Governo, Major Vitor Hugo (PSL), é apontado por aliados como o “responsável” pela derrota.
Com isso, em vez de se manifestar nas comissões, o ministro terá que se expor diretamente em plenário. Apesar do discurso interno de frustração e admissão de derrota, o Governo tenta externamente passar a imagem de controle. O próprio Weintraub, sobre a convocação, afirmou que se trata de um “procedimento comum e necessário na Casa”.
A ida do ministro à Câmara coincide com uma série de manifestações contra os cortes promovidas por movimentos sociais. Desde as primeiras horas da manhã, professores e alunos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) protestam contra a medida na entrada da instituição. Por causa disso, em vários centros da instituição, as aulas foram suspensas.
Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.