Teatro

Universo trans-brasileiro no palco

Projeto "Travestis Itinerantes" chega a São Luís com Mesa de Debates, oficina e duas apresentações do espetáculo "Quem Tem Medo de Travesti", no Teatro Alcione Nazaré

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Trecho do espetáculo
Trecho do espetáculo (Travestis Itinerantes)

São Luís - Um instrumento de questionamento e transformação social, o projeto “Travestis Itinerantes” chega a São Luís com mesa de debates, oficinas e shows. Hoje, às 9h, tem Mesa de Debates, no Teatro de Bolso do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e oficina, das 14h às 21h, na Sala de Dança do Centro de Ciências Humanas da UFMA. Amanhã e quinta-feira, às 20h, será a vez do espetáculo “Quem Tem Medo de Travesti”, a ser apresentado pelo Coletivo Artístico “As Travestidas”, no Teatro Alcione Nazaré (Praia Grande).

O projeto foi contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018 e constrói-se a partir de relatos pessoais e da pesquisa acerca da travestilidade no teatro e na sociedade, passando pelo glamour do teatro de revista e chegando à decadência e marginalização da figura trans na sociedade atual. O espetáculo expõe histórias sobre arte, exclusão, decadência e violência, presentes no cotidiano dessa população e, ao mesmo tempo, subverte essas histórias tristes.

“Quem Tem Medo de Travesti” vai além, ao abordar narrativas de superação e transformação, com o interesse em fortalecer e ampliar essa investigação, promovendo um estudo acerca da “artesania” e “travestilidade”, enquanto metodologia em artes cênicas. Trata-se de um espetáculo de pesquisa social, antropológica e artística escrito e dirigido por Silvero Pereira, ator e pesquisador cearense, e Jezebel De Carli, professora e diretora gaúcha.

O elenco é formado por Rodrigo Ferrera, Denis Lacerda, Patrícia Dawson, Diego Salvador, Ítalo Lopes e Verònica Valenttino. “Nós trabalhamos com um tema que ainda é pouco discutido e é muito importante pelo impacto que causa nas pessoas. Por meio dele, queremos levar uma mensagem para todo o Brasil. O espetáculo tem uma hora e dez minutos de duração e será nossa primeira vez em São Luís, o que muito nos deixa orgulhosos e cheios de expectativas”, explica o ator Rodrigo Ferrero, acrescentando que a peça expõe histórias sobre arte, exclusão, decadência e violência, presentes no cotidiano dessa população

Rumos - Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997, fomentando a produção artística e cultural brasileira. A iniciativa recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior.

Destes, foram contempladas mais de 1,4 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa. Os trabalhos resultantes da seleção de todas as edições foram vistos por mais de 6 milhões de pessoas em todo o país. Além disso, mais de mil emissoras de rádio e televisão parceiras divulgaram os trabalhos selecionados.

Serviço

O quê

“Travestis Itinerantes”

Quando

Hoje, amanhã e depois

Onde

Hoje, no Teatro de Bolso do Centro de Ciências Humanas (UFMA), às 9h, e das 14h às 21h, na Sala de dança do Centro de Ciências Humanas (UFMA); e amanhã e quinta-feira, às 20h, no Teatro Nazaré (Praia Grande)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.