Gasto Público

Projeto garante prêmios iguais para homens e mulheres em competições com gasto público

Projeto foi apresentado pelo deputado maranhense Pedro Lucas Fernandes (PTB)

C^mara Notícias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Pedro Lucas Fernandes é autor do projeto que pretende tornar premiações iguais
Pedro Lucas Fernandes é autor do projeto que pretende tornar premiações iguais (Pedro Lucas Fernandes)

O Projeto de Lei 1416/19 garante isonomia das premiações para homens e mulheres nas competições esportivas em que haja emprego de recursos públicos.

Apresentado pelo deputado Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA), o projeto inclui a norma na Lei Pelé (9615/98), que organiza o desporto. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

O deputado afirma que, assim como na maioria das profissões, no esporte a mulher ganha não só salários menores que os dos homens, como também premiações. Citando reportagem da BBC, ele destaca que, em 30% das principais competições esportivas mundiais, as vencedoras de modalidades femininas recebem menos dinheiro do que os vencedores de modalidades masculinas em prêmios.

Tramitação

A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Esporte; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.