COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Reencontro feliz no Dia das Mães: Nazi Holanda de Alencar foi surpreendida pela chegada inesperada da filha caçula Mércia de Alencar Almeida, que mora em Miame e veio passar a data com a família em São Luís: na foto os irmãos Mauro, Mércia, Márcia e Mário (Dedé) com a mãe Nazi
Reencontro feliz no Dia das Mães: Nazi Holanda de Alencar foi surpreendida pela chegada inesperada da filha caçula Mércia de Alencar Almeida, que mora em Miame e veio passar a data com a família em São Luís: na foto os irmãos Mauro, Mércia, Márcia e Mário (Dedé) com a mãe Nazi
O fim de semana foi de reencontros. No restaurante Frango de Ouro, velhos companheiros de jornada, celebraram a vida num encontro fraterno pautado por antigas lembranças de um tempo que não volta mais: Ivan Sarney, Murilo Albuquerque, Reginaldo Freire, Luiz Carlos Azevedo, Joe Trinta e Chico Saldanha
O fim de semana foi de reencontros. No restaurante Frango de Ouro, velhos companheiros de jornada, celebraram a vida num encontro fraterno pautado por antigas lembranças de um tempo que não volta mais: Ivan Sarney, Murilo Albuquerque, Reginaldo Freire, Luiz Carlos Azevedo, Joe Trinta e Chico Saldanha

Novo Zé Maria
O público que não perde uma apresentação do espetáculo “Pão com Ovo”, um fenômeno de bilheteria no Maranhão e que já foi apresentado em outros estados, será surpreendido com uma mudança tão logo os atores retornem aos palcos de São Luís.
É que o ator Charles Júnior, que vive o personagem Zé Maria, está deixando a Companhia Santa Ignorância. No lugar dele, assume o posto de marido da suburbana Dijé (Adeilson Santos) o ator Davyd Dias, também maranhense.
Davyd, que estreou na mais recente temporada da comédia no Rio de Janeiro, tem pinta de galã e está “causando” nas redes sociais.
A saída de Charles Júnior, no entanto, deixou os fãs curiosos, pois o ator disse apenas que seu afastamento dos palcos deu-se por motivos pessoais.

Encontro de Economia
A primeira edição do Encontro Maranhense de Economia, realizado pelo Departamento de Economia da Universidade Federal do Maranhão, em parceria com o Conselho Regional de Economia, acontecerá nos dias 23 e 24 de maio, com ampla programação, desde palestras e mesas-redondas até apresentação de trabalhos e minicursos.
O evento objetiva discutir as condições socieoeconômicas das bases produtivas e sociais do Maranhão. Dentre os minicursos a serem
ofertados, destaca-se “Conhecer o portal eletrônico do IBGE e suas principais ferramentas digitais”.
A conferência de abertura, com o tema “A realidade e as contradições sociais no Maranhão”, será ministrada pela professora Maria Ozanira, coordenadora do Grupo de Avaliação e Estudo da Pobreza e de Políticas Públicas direcionadas à Pobreza.

Moda sustentável
A capital maranhense será palco, no próximo dia 20 de maio, da primeira edição do Eco Beauty Day, evento ecológico com o objetivo de estimular os profissionais da beleza a utilizarem técnicas e práticas voltadas à sustentabilidade.
Durante o evento, serão apresentadas técnicas de colorimetria com a utilização de papel reciclável em substituição ao papel alumínio. A coordenadora e idealizadora é a paraense Vanessa Vartan.
O evento acontecerá no Slz Hotel, na Lagoa da Jansen e a programação será encerrada com um desfile de moda assinado pelo Ateliê Azevedo, com as tendências para vestidos de casamento e festas.

Troca de lâmpadas
Vai até o dia 15 de maio a troca de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED para a população da Comarca de Imperatriz e funcionários do Fórum. A iniciativa é do Núcleo de Gestão Socioambiental do Tribunal de Justiça do Maranhão, em parceria com a Companhia Energética do Maranhão.
Cada consumidor poderá trocar até três lâmpadas comuns em bom estado, no quiosque da companhia, na área externa do Fórum Henrique de La Roque.
O objetivo é fortalecer a política de sustentabilidade do TJMA, por meio do incentivo ao consumo sustentável de energia elétrica, a exemplo do uso da lâmpada LED, que ajuda a reduzir, em média, 35% do consumo de energia elétrica por ano, diminuindo o valor da conta de luz e contribuindo com o meio ambiente.

30 anos do TRE/MA
O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (16ª Região) prepara-se para comemorar seus 30 anos de atividade.
No próximo dia 27, um culto ecumênico especial marcará a data, num momento de bênçãos a magistrados, servidores, estagiários, terceirizados e à comunidade que contribui para a histórica jornada da instituição.
No dia 6 de junho, uma sessão solene festejará as Bodas de Pérolas, com homenagens prestadas às pessoas que se destacaram no decorrer dessa trajetória.

Festival gastronômico
A primeira edição do Festival Gastronômico do Nordeste e Espírito Santo acontece até amanhã, no Restaurante-Escola Senac, no décimo andar do anexo IV da Câmara dos Deputados, em Brasília.
A ideia é propor ao público participante uma viagem gastronômica a essa região do país, cujos aromas, sabores e cores são bastante característicos. Do Maranhão, participam o chef de Cozinha do Restaurante-Escola do Senac, Júnior Lisboa, e a instrutora de Cozinha Thaynara Gaspar.
O Festival Gastronômico é uma iniciativa do Senac nacional, em parceria com o Núcleo de Desenvolvimento Corporativo do Nordeste, e terá um menu especial contemplando entradas, pratos principais e sobremesas das regiões. Ou seja, uma oportunidade de oferecer ao público degustação de pratos regionais.

“Desafio dos Beijus” na TV Mirante
O beiju, uma das comidas típicas mais populares do Maranhão, vai inspirar um reality show culinário no programa Daqui, da TV Mirante, que terá início no próximo sábado, sob o título “Desafio dos Beijus”. No total, serão exibidos quatro episódios. O último sábado, foi divulgada a lista de participantes que concorrerão ao título de Melhor Beiju do Maranhão. O quadro é inédito na TV maranhense.

TRIVIAL VARIADO

Paróquias, igrejas e comunidades católicas de todo o mundo festejaram, ontem, o dia de N. Sra. de Fátima. Muita gente veste azul e branco em
devoção ao mês de Maria.

O presidente Jair Bolsonaro poderá ser obrigado a ressuscitar ministérios para combater o déficit bilionário da Previdência Social. O número poderá chegar a 29, ou seja, o mesmo da gestão Temer. Dirigentes partidários e parlamentares consultam correligionários, acionam os celulares e esfregam as mãos com o provável loteamento.

Um encontro nacional organizado pelo Ministério Público em São Luís discutiu estratégias para a defesa do Patrimônio Cultural. A iniciativa debateu a aplicação do direito ambiental na Defesa do Patrimônio e ações que garantam a manutenção do acervo arquitetônico e artístico local.

O pacote de leis anticrime enfrenta lentidão no Congresso Nacional, levando ao desgaste do ministro da Justiça, Sérgio Moro. O anúncio feito pelo presidente Jair Bolsonaro, de que a primeira vaga a ser aberta no Supremo Tribunal Federal, em novembro de 2020, caberá a Moro, torna evidente que o ministro já lhe manifestou o desconforto. Fica no cargo por enquanto, mas insatisfeito.

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu para que o petista cumpra pena em regime aberto. Os advogados também querem que ele
seja absolvido.

DE RELANCE

Políticas públicas
O Tribunal de Justiça do Maranhão, com apoio da Escola Superior da Magistratura, deu início a um amplo programa para a consolidação de projetos e instrumentos de políticas públicas no âmbito do Poder Judiciário. As ações serão apresentadas em um seminário no auditório da Associação dos Magistrados, nesta Capital.

Pela educação
Centenas de estudantes reuniram-se em uma grande aula pública unificada em defesa da Filosofia, Sociologia e das Humanidades. O ato, em tom de protesto, aconteceu no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, contra o corte de verbas nas universidades, anunciado pelo governo federal. Um novo ato público contra o fim dos investimentos federais na educação brasileira está previsto para amanhã, em São Luís.

Sobre assessoria
No próximo sábado, o gerente de Conteúdo da 4Mãos Entretenimento, Jefferson Lauande, comandará um bate-papo sobre o tema “Como a assessoria de imprensa se destaca no mundo digital”, na Savóri Pizza, no Cohajap. Entre outros assuntos, ele abordará infografia, programação de linguagens tecnológicas, Business Intelligence, arquitetura da informação e SEO (Search Engine Optimization).

Travestis Itinerantes
Hoje, amanhã e quinta-fera, São Luís recebe oficina e apresentações do Coletivo Artístico As Travestidas, exibindo o projeto “Travestis Itinerantes”, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural, no Teatro Alcione Nazaré, com o espetáculo cênico-musical “Quem Tem Medo de Travesti”. A peça expõe histórias sobre arte, exclusão, decadência e violência, presentes no cotidiano desta população e, ao mesmo tempo, subverte tais histórias tristes. E vai além, ao abordar narrativas de superação e transformação, com o interesse de fortalecer e ampliar essa investigação.

Semana de Museus
Começou ontem a 17º Semana Nacional de Museus, comemorada em todo o Brasil, de 13 a 19 de maio. A abertura oficial aconteceu no auditório da Casa de Cultura Josué Montello. A Semana contará com programação especial realizada pelos museus e casas de cultura vinculadas à Secretaria de Estado de Cultura, além de museus federais, privados e pontos de memória existentes no Maranhão.

Solicitação via internet
Desde ontem, os pedidos de revisão de valor do benefício, recursos e de cópia de processos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ser feitos apenas pela internet, no Meu INSS, ou pelo telefone 135. Avalia-se que esses serviços levem mais de 70 mil pessoas por mês às agências. Com as solicitações feitas pela internet ou telefone, o órgão espera melhorar o atendimento ao público e poupar trabalho e gastos aos cidadãos que precisam se descolar em busca
de uma agência do órgão.

Feira de Profissões
Vem aí a I Feira de Profissões no Golden Shopping Calhau, coordenada pelo Instituto Florence de Ensino Superior. O evento acontecerá no próximo sábado, na Praça de Eventos. A ideia é motivar alunos do ensino médio a seguirem em sua formação, chegando até a graduação e demais atividades acadêmicas. A programação incluirá palestras, orientação vocacional, espaços para discussões sobre as diversas profissões disponíveis no mercado de trabalho e
apresentações de trabalhos científicos.

Para escrever na pedra:
“Não basta saber, é preciso aplicar. Não basta querer, é preciso também agir”. (Goethe)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.