Televisão

'Desafio dos Beijus' divulga lista dos nove participantes

Primeira edição do reality show de culinária do programa Daqui, da TV Mirante, terá episódios eliminatórios; a grande final acontecerá no sábado, 8 de junho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Beiju, iguaria indígena, ganha sabores diversificados em desafio
Beiju, iguaria indígena, ganha sabores diversificados em desafio (Beiju)

SÃO LUÍS - O beiju se tornou uma das comidas mais populares em nosso estado, e suas diversas variedades se tornarão um reality show culinário no programa Daqui, da TV Mirante, a partir do sábado, dia 18 deste mês. O “Desafio dos Beijus” será exibido em quatro episódios, nos dias 18 e 25 de maio, e 1º e 8 de junho, e a lista de participantes que concorrerão ao título de Melhor Beiju do Maranhão foi divulgada no programa Daqui de sábado (11).

“Esse quadro é inédito na TV do Maranhão. Nossa proposta principal é mostrar a variedade de preparações de um alimento tão comum na cozinha maranhense”, disse Viviane de Paula, diretora de programação da TV Mirante.

Entre todos os inscritos, 18 participantes passaram para a etapa de avaliação. Nesta, foram considerados critérios como originalidade e criatividade, além de uma visita técnica feita pela equipe do programa para a degustação dos beijus inscritos. Desses 18 participantes, 9 pessoas foram os selecionados finais.

Foram escolhidas iguarias dos quatro cantos da Ilha e com sabores inusitados. Na lista, Rachel Bonfim (da Liberdade - mostrará o beiju de vinagreira com recheio de camarão; Guillermo Lazar (Ponta da Areia - trará o beiju de camarão, queijo brie e geleia de cupuaçu), Mary Cristian (Parque Antenas - beiju vegano), Thanara Leão, do Jardim Araçagi III (beiju de galinha caipira com pequi), Nathanael Souza (São Raimundo - beiju de farinha de mandioca com coco babaçu recheado com purê de abóbora, charque e queijo coalho), Nayane Patricia, do Cururuca (Paço do Lumiar - beiju de tapioca com macaxeira e coco recheado com carne de sol e queijo coalho), Vanusa Costa (Macau, São José de Ribamar - beiju dourado), Joselina Fontenele (Jardim São Cristóvão - beiju de milho com recheio de peixe traíra) e Geyciane da Cruz Barroso Cabral (Turu, com o beiju de cuscuz).

O reality
A divulgação dos 9 participantes selecionados foi feita no programa Daqui do sábado (11). Ao todo, o “Desafio dos Beijus” terá quatro episódios. Em cada um dos três primeiros, três participantes competirão, sendo um vencedor ao final do programa. As gravações serão feitas no piso superior do Spazzio Mateus, no Mateus Supermercados, da Cohama.

Os três finalistas participarão da Grande Final, exibida no dia 8 de junho. Neste dia, os finalistas devem fazer uma receita utilizando ingredientes surpresa, indicados pela produção do reality apenas no dia da gravação. As receitas serão avaliadas por um júri composto por um chef de cozinha e um representante da cultura maranhense. O grande vencedor ganhará um troféu mais voucher em compras no Mateus Supermercados.

Os selecionados

- Rachel Bonfim, da Liberdade, com o beiju de vinagreira com
recheio de camarão
- Guillermo Lazar, da Ponta da Areia, com o beiju de camarão, queijo
brie e geleia de cupuaçu
- Mary Cristian, do Parque Antenas, com o beiju vegano
- Thanara Leão, do Jardim Araçagi III, com o beiju de galinha
caipira com pequi
- Nathanael Souza, do São Raimundo, com o beiju de farinha de mandioca com coco babaçu recheado com purê de abóbora, charque e queijo coalho
- Nayane Patricia, da Cururuca (Paço do Lumiar), com o beiju
de tapioca com macaxeira e coco recheado com carne de sol
e queijo coalho
- Vanusa Costa, do Macau (São José de Ribamar), com o beiju dourado
- Joselina Fontenele, do Jardim São Cristóvão, com o beiju de milho com recheio de peixe traíra
- Geyciane da Cruz Barroso Cabral, do Turu, com o beiju de cuscuz

Cronograma

- Inscrições: 13 a 28 de abril (encerrada)
- Visita à casa dos 18 selecionados: 1º a 7 de maio (encerrada)
- Divulgação dos 9 competidores: 11 de maio, no programa Daqui
- Gravações: 13, 14, 15 e 27 de maio
- Exibição dos episódios: 18 e 25 de maio, e 1º de junho
- Grande Final; dia 8 de junho

Sobre o beiju

O beiju é uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena e descoberta em Pernambuco, feita com a tapioca (fécula extraída da mandioca, usualmente granulada), que ao ser espalhada em uma chapa ou frigideira aquecida coagula-se e vira um tipo de panqueca. O recheio varia, mas o mais tradicional é feito com coco ou queijo coalho. É um quitute muito comum no Nordeste e Norte do Brasil.
É comum também encontrar as variedades conhecidas como beiju de lenço, beiju de massa, de carne seca e outras, feitas em fornos das casas de farinha das comunidades rurais em determinadas épocas do ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.