Programação

Semana Nacional de Museus abre nesta segunda-feira (13)

Com atrações gratuitas e diversificadas os museus oferecerão oficinas, filmes, ciclo de palestras, sarau cultural, exposições e visita mediada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
A Casa de Cultura Josué Montello recebe programação do evento em São Luís
A Casa de Cultura Josué Montello recebe programação do evento em São Luís (Casa de Cultura Josué Montello)


São Luís - Começa nesta segunda (13), a 17ª Semana Nacional de Museus, que se estende até o dia 19 de maio. No Maranhão, diversos equipamentos culturais integram a programação em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). O tema desta edição, “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”, propõe um debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos da cultura. Com atrações gratuitas e diversificadas os museus oferecerão oficinas, filmes, ciclo de palestras, sarau cultural, exposições e visita mediada. As atividades acontecem em São Luís, Alcântara e Pindaré-Mirim.
A abertura oficial do evento será segunda-feira (13), no auditório da Casa de Cultura Josué Montello (Rua das Hortas, 327, Centro) a partir das 14h30. A programação do primeiro dia contará com palestras e debates sobre técnicas tradicionais na cultura material do Maranhão, influência da arquitetura pombalina em São Luís e ajulejaria no Maranhão. Entre os palestrantes, Carlos Burnett, arquiteto e urbanista, professor da Uema; Rose Panet, antropóloga, professora e cineasta; Margareth Figueiredo, arquiteta e professora da Uema; Letícia Castro, arquiteta e especialista em azulejaria.
Em São Luís, 13 equipamentos culturais do estado estão com programação especial. O Museu de Arte Sacra oferece durante a semana atrações como a cerimônia da Ceia Judaica, oficina Memória e Envelhecimento (projeto do Núcleo de Educação Física da UFMA voltado para grupos da terceira idade), Cine Pipoca no Museu, exibição do filme Barroco Mineiro e visitas mediadas à exposição permanente.
No Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia ocorrerá oficina de molde de dinossauro, no dia 16, às 15h. O espaço disponibiliza, ainda, visita mediada para as exposições de paleontologia, arqueologia e povos indígenas do maranhão. Outro espaço com atividades na semana é o Museu Histórico e Artístico do Maranhão. Duas exposições estão na programação: “A arte que vem do barro – modos de fazer cerâmica artesanal no Maranhão” e “Azulejaria no Acervo do Museu Histórico e Artístico”, de 14 a 19 de maio.
A Casa de Cultura Josué Montello, de 13 a 17 de maio, prepara a exposição “Os Tambores de São Luís, reverenciando as tradições culturais do Maranhão” com visitas guiadas, além de oficinas criativas com material reciclável e “Tarde de Poesia”, recital de cordéis com a cordelista Raimunda Frazão e exibição de vídeos-documentários e filmes que retratam as manifestações culturais maranhenses (Tambor de crioula, Tambor de Mina, Bumba meu boi e outros).
Na cidade de Alcântara, a Semana de Museus acontece durante a Festa do Divino, uma das manifestações religiosas mais tradicionais do estado e que anualmente recebe muitos turistas. As atividades podem ser conferidas na Casa do Divino e no Museu Histórico e Artístico. Na Casa do Divino vale experimentar a oficina Divino Sabor – Chocolate do Divino, no dia 15, às 19h. Já o Museu oferece as oficinas Divino Saber e Nó do Mastro, além de visitas mediadas no espaço.

Participam desta edição o Museu Histórico e Artístico do Maranhão (MHAM), o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, a Casa do Maranhão, a Casa de Cultura Josué Montello, o Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia, a Casa de Nhozinho, o Museu do Reggae, Museu Histórico de Alcântara, Casa do Divino, Palácio dos Leões, Forte Santo Antônio, Centro Cultural Engenho Central (Pindaré-Mirim), Fundação da Memória Republicana Brasileira, Casa do Tambor de Crioula e Museu de Arte Sacra.


Sobre a Semana de Museus

Todos os anos, o Conselho Internacional de Museus - Icom lança um tema diferente para a celebração do Dia Internacional de Museus, que é discutido por instituições de todo o mundo. O Brasil ampliou a discussão ao trabalhar o tema durante a Semana de Museus, visando promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros; aumentar o público visitante e intensificar a relação dos museus com a sociedade.

A primeira edição, em 2003, contou com 57 museus participantes. Desde então, este número vem em uma curva crescente e, a partir de 2012 mantem uma média de mais de mil instituições participantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.