Acusação

Facebook tem gerado involuntariamente conteúdo de terror e ódio, denuncia ONG

Rede social reafirma compromisso de suprimir da plataforma publicações de usuários e páginas extremistas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Desenvolvedores de tecnologia participam de conferência em São José, na Califórnia
Desenvolvedores de tecnologia participam de conferência em São José, na Califórnia (AFP)

WASHINGTON — Os sistemas automáticos do Facebook têm gerado conteúdo para usuários e grupos vinculados ao terrorismoque seus algoritmos não reconhecem como extremistas, denunciou uma ONG americana. Segundo o Centro Nacional de Denunciantes, que se dedica à assistência e à proteção de pessoas que vazam informações sigilosas e sensíveis, a rede social tem criado involuntariamente materiais próprios de terror e ódio e, com isso, facilitado a mobilização e o recrutamento do crime organizado.

A acusação partiu de um denunciante que pediu anonimato à ONG. Investigação de cinco meses de páginas do Facebook de 12 autodenominados terroristas e seus três mil usuários amigos apontou que o Estado Islâmico e a al-Qaeda atuam "abertamente" na rede social. Segundo o levantamento, a plataforma removeu apenas 38% das publicações que exibiam símbolos de grupos extremistas no período analisado, de agosto a dezembro de 2018. Os sistemas automáticos nem sempre identificam todo conteúdo sensível postado.

Em resposta à agência France Presse, o Facebook argumentou que "suprime" os conteúdos de "terrorismo" a um "ritmo muito mais alto que há dois anos". A rede social tem reforçado seu compromisso de retirar da plataforma materiais ligados a discurso de terror e ódio.

Os algoritmos do Facebook podem criar páginas e conteúdo, como pequenas montagens de "lembranças", que reúnem publicações de usuários e grupos. Neste sentido, a ONG denunciou que a rede acaba por criar, inadvertidamente, seus próprios materiais de viés extremista, por meio da tecnologia de geração automática.

"Os esforços do Facebook em caçar (conteúdo relacionado com) o terrorismo são débeis e ineficazes", diz a organização.

De acordo com o estudo, conteúdo extremista de autoidentificados nazistas e grupos de supremacia branca dos Estados Unidos também foi publicado na rede e não foi retirado. A ONG aponta, por exemplo, que foi criada automaticamente uma página para o Partido Nazista Americano, com link para o site do grupo.

A ONG destacou ter apresentado uma queixa ante o regulador do mercado de ações dos Estados Unidos, em nome de um denunciante, que pediu anonimato. O centro alega que a rede social pode ter violado as leis de valores mobiliários, que proíbem as empresas de capital aberto de enganar acionistas e consumidores.

De acordo com a petição, ao "gerar automaticamente" conteúdo de ódio, com materiais fornecidos por usuários extremistas, as garantias do Facebook sobre a remoção imediata deste tipo de conteúdo são "altamente enganosas".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.