Saúde

Workshop marca início da primeira turma do mestrado em Biologia Microbiana

O evento teve como foco discutir a emergência de doenças causadas por fungos; a microbiologia é um campo extremamente amplo e com impacto incomensurável em todos os aspectos da vida humana

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Professor Luís Cláudio Taborda fala sobre biologia microbiana na Universidade Ceuma
Professor Luís Cláudio Taborda fala sobre biologia microbiana na Universidade Ceuma (Divulgação)

SÃO LUÍS - O I Workshop em Biologia Microbiana marcou o início das atividades do curso de mestrado em Biologia Microbiana da Universidade Ceuma. Neste primeiro evento, o foco foi discutir a emergência de doenças causadas por fungos.

“Tratamos de assuntos que envolvem o diagnóstico e a terapêutica destes patógenos, além de refletirmos os papéis de variáveis socioambientais na transmissão destas doenças”, destacou o coordenador do curso, professor Luís Cláudio Taborda.

Taborda é docente da Universidade de São Paulo, presidente da Sociedade Brasileira de Microbiologia e representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - que é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação e que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os estados. “Esperamos realizar muitos eventos para tratar de assuntos relevantes para a área da microbiologia, e assim difundir conhecimentos nesta área”, afirmou o coordenador.

"A microbiologia é um campo extremamente amplo e com impacto incomensurável em todos os aspectos da vida humana. Neste caso, definimos biologia microbiana como o estudo da interação dos microrganismos com seus hospedeiros, seu ambiente, e das formas com que estas forças alcançam um tênue balanço biológico. Finalmente, esta área de concentração utilizará os estudos deste balanço para aplicações práticas que influenciem positivamente estas relações do ponto de vista humano", assinalou Luís Cláudio Taborda..

A formação em áreas avançadas da Biologia Molecular e Microbiana, numa perspetiva de investigação fundamental ou aplicada, é o vetor estruturante do curso, que tem duração de 2 anos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.