Festival cultural

Público nerd será atração principal no evento On Pix

Idealizado para envolver os amantes da cultura nerd, geek e pop, o evento é uma parceria do Grupo Mirante e do site Volts

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Daniel Moraes, Charles Emmanuel e Samira Close  estão confirmados
Daniel Moraes, Charles Emmanuel e Samira Close estão confirmados (Charles Emmanuel, Samira Close e Daniel Moraes estão confirmados)

SÃO LUÍS - O mundo nerd vai muito além de acompanhar séries ou filmes de super-heróis ou fantasia. Uma verdadeira indústria surgiu há mais de 70 anos, e veio tomando força, envolvendo espectadores das telonas, fãs de videogames, amantes das artes e admiradores da cultura oriental. É por esse motivo que o Grupo Mirante, em parceria com o site Volts, anunciou o On Pix, evento que promete mexer com o público geek maranhense. São Luís Shopping, SKY, Fanta e Wizard são os grandes patrocinadores do evento.

O festival, que será realizado no dia 25, no Centro de Convenções do Sebrae, em São Luís, abrirá espaço para artistas, cosplayers, dubladores, youtubers e admiradores desse extenso universo. A programação promete ser variada, com o intuito de agradar o exigente montante de geeks presente na Ilha.

“Sempre tivemos a vontade de fazer um evento desse segmento, pois temos noção do tamanho desse público aqui em São Luís. Ficamos felizes que, mesmo antes de ter sido realizado, a recepção está 100% positiva”, diz Adriana Caminha, gerente de marketing do Grupo Mirante.

O On Pix é um projeto completo e o primeiro a integrar todas as mídias do Grupo Mirante. “A gente quer valorizar o geek maranhense, quer dar visibilidade, quer mostrar a força desse público”, ressalta Lucas Vieira, jornalista e diretor de conteúdo do site Volts.

O Centro de Convenções do Sebrae promete se tornar um paraíso para o público nerd. Além de um palco principal, chamado de Palco On Pix, com diversas atrações nacionais confirmadas, outros espaços terão atrações paralelas, como o Artist’s Alley, Board Game e Arena Gamer.

Atrações
A primeira atração nacional confirmada no On Pix foi o conhecidíssimo Daniel HDR. Ele tem mais de 30 anos de carreira e é um dos nomes mais atuantes do mercado de quadrinhos e ilustrações nacionais. Natural de Porto Alegre, Daniel HDR tem mais de 30 anos de carreira, com trabalhos publicados em editoras dos Estados Unidos, Europa e Ásia, assinando projetos na DC Comics (Superman, Green Lantern Corps, Cyborg), Marvel Comics (Avengers, X-Men), Dark Horse (Digimon), Dynamite (Kiss, The Shadow, Red Sonja, Battlestar Galactica) entre outras.

Uma das confirmações que mais levou o público ao delírio nas redes sociais foi a streamer e gamer Samira Close. Trazendo a arte drag para um dos ambientes mais machistas do universo geek, com muitas piadas e memes, Samira Close conquistou uma legião de fãs e hoje possui mais de 220 mil inscritos em sua conta oficial no YouTube.

A Mulher-Maravilha brasileira é maranhense. Juliana Lopez, cosplayer mais famoso da personagem em terras tupiniquins, também será atração do palco On Pix. Além de ser a Mulher-Maravilha, Juliana também já fez cosplay de personagens como Ravena, Mary Jane, Lara Croft, Zatana, Gamora e Lady Deadpool.

Um dos nomes mais famosos da dublagem nacional também será grande atração no On Pix. Dono da voz de personagens como Rony Weasley (Harry Potter), Ben 10, Mutano (Jovens Titãs), Rigby (Apenas um Show), Tenma de Pégaso (Os Cavaleiros do Zodíaco), Ash Ketchum (Pokémon), Flash (DCEU), Charles Emmanuel estará no evento compartilhando sobre o mundo das dublagens e, também, sobre o YouTube. Hoje, no site, Charles possui mais de 600 mil inscritos.

O On Pix também já confirmou a presença de Alex Oliver. Ele é um dos escultores tradicionais mais conhecidos do mundo inteiro na atualidade. O brasileiro – nascido em Fortaleza – tem participação em títulos como Diablo 3 e World of Warcraft. Alex já deu palestras, também, em diversas escolas de efeitos visuais pelo mundo, como na Gnomon School, uma das mais conceituadas do planeta.

Competições
A primeira edição do On Pix tem quatro campeonatos confirmados. São eles de League of Legends, Counter Strike, Cosplay e K-Pop Dance. Intitulado On Pix Champs, os campeonatos de games, k-pop e cosplay terão premiação de R$ 1.000,00, cada.

As inscrições para os campeonatos já foram encerradas, e a primeira etapa classificatória será realizada entre os dias 16 e 19 de maio, no Invasão On Pix.

Invasão On Pix
Apesar do evento oficial ser no dia 25 de maio, a programação vai começar bem antes com a Invasão On Pix, que vai rolar entre os dias 16 e 19 de maio, na praça de alimentação do segundo piso do São Luis Shopping.

A programação da Invasão On Pix será divulgada nos próximos dias, por meio do Instagram oficial do evento (@onpixoficial).

Ingressos
Os fãs que adquirirem os ingressos do On Pix logo no primeiro lote garantirão valores: R$ 25,00 (meia-entrada) e 50,00 (inteira). Alguns fãs conseguiram garantir o Meet & Greet – um encontro com os artistas convidados do evento –, garantiram o ingresso Full On Pix, que esgotaram na última semana.

As entradas podem ser compradas online, pelo site oficial do evento. O ticket gerado a partir da compra deve ser apresentado e trocado por uma pulseira na portaria do evento. Ingressos físicos e promocionais só serão ofertados em ações especiais do evento.

Por que On Pix?
O nome do evento faz referência a energia que conecta os geeks aos pixels de jogos, séries, filmes e demais produtos da cultura pop que atingem o auge quando estão ligados. O conceito do On Pix é juntar, em um só lugar, pessoas de todas as idades, de diferentes tribos, em que cosplayers possam expressar seu hobby e ilustradores a sua arte.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.