COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Hoje, em São Paulo, o maior empresário do show business da América Latina, Manoel Poladian, abre as cortinas para o início da turnê brasileira do fantástico quarteto Il Divo. Lamentavelmente não poderei estar presente para aplaudi-lo
Hoje, em São Paulo, o maior empresário do show business da América Latina, Manoel Poladian, abre as cortinas para o início da turnê brasileira do fantástico quarteto Il Divo. Lamentavelmente não poderei estar presente para aplaudi-lo

15 anos de carreira do IL Divo
Considerado o grupo de crossover clássico mais bem-sucedido na história da música internacional, o quarteto IL Divo comemora 15 anos de carreira com a turnê mundial Timeless, com apresentações em São Paulo, hoje e amanhã no Credicard Hall, Rio de Janeiro dia 12 de Maio no Vivo Rio, Porto Alegre dia 17 de Maio no Auditório Araújo Viana e no dia 18 de Maio em Curitiba no
Teatro Guaira.
Ao longo de 15 anos de carreira, o IL Divo, formado pelo espanhol Carlos Marin, o suíço Urs Buhler, o francês Sebastien Izambard e o americano David Miller evoluiu e se transformou no grupo vocal de tenores mais proeminente do mundo com mais de 30 milhões de álbuns vendidos, 160 álbuns de ouro e platina em 33 países, sendo os primeiros artistas do Crossover Clássico a ter um álbum de estreia # 1 no Top 200 da Billboard.
Nesta nova turnê, a produção executiva e curadoria musical é pela primeira vez feita pelo próprio IL Divo que promete aos fãs a cada show uma nova experiência ao som de clássicos antigos e atuais, cantados em quatro línguas, e uma produção cheia de emoção que proporcionará ao público uma viagem no tempo.
A produção brasileira é do meu amigo Manoel Poladian, que, num encontro que tivemos no fim de semana em Lisboa, convidou este Repórter PH para a estreia da
turnê, hoje na capital paulista.
Não preciso dizer que, impossibilitado de me ausentar de São Luís nestes dois dias, já que tenho compromissos internacionais na próxima semana, estou muito triste por não poder aplaudir, pela segunda vez, esse quarteto fenomenal.

Festival On Pix
Faltam poucos dias para o On Pix , festival de cultura pop do Maranhão, que será realizado no dia 25 deste mês, no Centro de Convenções do Sebrae. O evento, que deverá reunir milhares de geeks maranhenses, é promovido pelo Grupo Mirante, em parceria com a Volts.
O São Luís Shopping, um dos patrocinadores, sediará as prévias do evento, que contará com concurso de cosplays e K-POP. Além das prévias, o shopping disponibilizará um estande com um jogo de realidade, cuja ação poderá ser desfrutada
gratuitamente pelo público.
O conceito do On Pix é juntar, em um só lugar, pessoas de todas as idades, de diferentes tribos, em que cosplayers possam expressar seu hobby e ilustradores a sua arte.

Semana de Museus
Tudo quase pronto para a 17º edição da Semana Nacional de Museus, comemorada em todo o Brasil de 13 a 19 de maio. O evento contará com programação especial realizada pelos museus e casas de cultura do Maranhão, além de museus federais, privados e pontos de memória existentes no estado.
A temporada cultural é realizada todos os anos em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de Maio).
O tema desta edição é “Museus como Núcleos Culturais: o
Futuro das Tradições”.

Semana de Museus 2
O evento estimulará o debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e receptores de práticas, costumes e pensamentos da cultura local.
Com atrações gratuitas e diversificadas, os museus oferecerão oficinas, filmes, ciclo de palestras, sarau cultural, exposições e visita mediada. No Maranhão, as atividades acontecem em São Luís, Alcântara e Pindaré-Mirim.
Abertura oficial acontecerá na próxima segunda-feira, no auditório da Casa de Cultura Josué Montello.

Pesquisa e inovação
Já tem data o “Innovation Day: Pesquisa e Inovação na UFMA”. O evento acontecerá no dia 16 de maio, no auditório Sérgio Ferretti.
O objetivo é discutir com a comunidade acadêmica o desenvolvimento de tecnologias, com foco na inovação e negócios, possibilitando o reconhecimento das perspectivas para o desenvolvimento da pesquisa, de forma a privilegiar a transferência de tecnologias.
A programação contará com minicurso sobre propriedade intelectual, mesa redonda com a participação de professoras pesquisadoras e inovadoras da universidade, entre outras atividades.

Concurso de cartas
O Maranhão arrematou o segundo lugar no 48º Concurso Internacional de Redação de Cartas. A felizarda chama-se Clara de Almeida, estudante do Centro de Ensino Ana Isabel Tavares, em Dom Pedro.
Este ano, o concurso teve como tema “Escreva uma carta sobre o seu herói” e a redação de Clara fala sobre Jesus.
Poderiam participar do concurso estudantes das redes pública e privada e, de acordo com as regras, as redações deveriam ser em formato de carta e escritas à mão, contendo,
no máximo, 900 caracteres.

Jovem senador
Abertas as inscrições para o Programa Jovem Senador 2019. A chance de se inscrever vai até 16 de agosto. Projeto do Senado federal, o programa proporciona vivência parlamentar para alunos do ensino médio da rede pública estadual de 19 anos completos até o dia 31 de dezembro.
Anualmente, são selecionados 27 alunos, um de cada unidade da Federação, para representar seu estado em um mandato de uma semana em Brasília.
A seleção é feita por meio de uma redação, que deve ser produzida na escola com a orientação de um professor. O professor orientador da redação vencedora também ganha uma viagem a Brasília para acompanhar a jornada legislativa do seu aluno.

Show para relembrar Legião Urbana
É hoje o show “Legião urbana XXX Anos”, com Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, no Blue Tree Towers Hotel. O evento, que relembrará uma das bandas mais expressivas da geração
Coca-Cola, está sendo aguardado com expectativa e um dos destaques será
a boate montada em um dos salões do hotel, em homenagem à Gênesis e aos 30 anos de pistas do DJ Arsênio Filho.

TRIVIAL VARIADO
O cantor e compositor maranhense Emanuel Jesus comemora 18 anos de carreira com o show "Pra tocar”, que acontece na noite de hoje, no Teatro Arthur Azevedo.

Está mesmo difícil dar aquele mergulho saudável em São Luís. É que pela tabela de balneabilidade periodicamente divulgada pelo governo, a maioria das nossas praias continua imprópria para banho.

Já está dando o que falar o documentário sobre o reggae no Maranhão dirigido pelo jornalista Alex Barbosa, da TV Mirante.
Só elogios!

O cosplay Daniel Moraes, que se parece demais com o ator Chris Evans (o Capitão América do cinema), confirmou participação no festival On Pix, dia 25 de maio, no Centro de Convenções de São Luís.

Será de 9 a 11 de maio, em Gramado, o encontro Parlamento e Fé, reunindo representantes de cinco continentes e de 100 países para debater temas diversos relacionados à política, religião e sociedade.

DE RELANCE

Boulos vem aí
Quem desembarca no Maranhão na próxima terça-feira é o militante e ex-candidato à presidência da República pelo PSOL Guilherme Boulos. Ele fará um evento na Universidade Federal do Maranhão contra os cortes no orçamento de universidades públicas. O encontro acontecerá ao fim da tarde, na Área de Vivência do Centro de Ciências Humanas. A iniciativa é do próprio Boulos, que visita várias universidades do Brasil para discursar em defesa das instituições públicas de ensino e contra o bloqueio orçamentário de 30% anunciado pelo MEC.

Políticas públicas
Amplo programa para consolidação de projetos e instrumentos de políticas públicas no âmbito do Poder Judiciário foi iniciado pela Escola Superior da Magistratura. As ações serão apresentadas no Seminário “A Gestão de Projetos nas Organizações Públicas: uma perspectiva estratégica sobre as Políticas Públicas Judiciárias”, nesta segunda-feira, no Auditório da Associação dos Magistrados. Participarão cerca de 150 magistrados, servidores do sistema de Justiça e profissionais que atuam ou têm interesse na elaboração de projetos institucionais.

Boi de Sonhos
Já no clima do São João do Maranhão, a cantora maranhense Anna Torres, radicada na Europa, lançou o single “Boi de Sonhos”. A música faz parte do novo projeto da artista, o livro/CD “A Floresta e o Sonho”, produzido por ela em parceria com a escritora Ieda de Oliveira. O trabalho sairá pela Maia, uma editora francesa. Mas, por enquanto, ainda não há data de lançamento do trabalho aqui no Maranhão, conforme a artista adiantou à coluna.

Programa de estágio
O Senac abriu processo seletivo para o Programa de Estágio. Há 9 vagas em São Luís nas áreas de Direito, Comunicação Social, Biblioteconomia, Psicologia e Pedagogia. Além disso, há uma vaga em Imperatriz (Pedagogia), uma em Bacabal (Pedagogia) e uma em Caxias (Pedagogia). Com carga horária de 20 horas semanais e bolsa de um salário mínimo, o selecionado também terá direito à vale-transporte e
seguro de acidentes pessoais.

Festa para mães
Uma festa animada e contagiante, realizada pelo Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão na Associação dos Magistrados, marcou a comemoração em homenagem ao Dias das Mães. “Mãe: princípio de tudo, mulher sublime, presente de Deus e exemplo de Amor” foi o tema que inspirou o Gedema a proporcionar um momento inesquecível na vida das mães que fazem a família Assembleia. A presidente do Gedema, Ana Paula Lobato, acompanhada do presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto, recepcionou os convidados.

Intenção de consumo
O Dia das Mães é considerado pelo comércio a segunda data com o maior registro de vendas no ano, perdendo apenas para o Natal. Um levantamento de intenção de consumo feito pela Fecomercio, a Federação do Comércio do Maranhão, apontou que, este ano, o consumidor de São Luís deve gastar mais que o ano passado com os presentes das mamães.

Vaga garantida
Filhos ou dependentes de mulheres vítimas de violência doméstica terão vaga garantida em escolas de educação básica nas instituições mais próximas de onde estejam morando. É o que prevê um projeto de lei aprovado no Senado. Pela proposta, a matrícula deverá ser garantida ainda que não haja mais vagas na instituição. Como foi alterado naquela Casa, o projeto retornará à Câmara dos Deputados.

Para escrever na pedra:
“Descobrir consiste em olhar para o que todo mundo está vendo e pensar uma coisa diferente”. (
Roger von Oech)



Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.