Criminalidade

Homicídios marcam a noite de quarta-feira na Grande São Luís

Três pessoas foram assassinadas a tiros; uma delas chegou a enfrentar uma guarnição da Polícia Militar em uma área de invasão, no Parque Araçagi

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

SÃO LUÍS - A noite de quarta-feira foi marcada por mortes violentas na Região Metropolitana de São Luís. Segundo a polícia, três pessoas foram assassinadas a tiros. Uma delas foi Valdenilson Ferreira dos Santos, o Olho de Gato, de 25 anos, que foi morto em confronto com militares em uma área de invasão, no Parque Araçagi, em São José de Ribamar. Ele estaria comercializando droga e ameaçando de mortes moradores da área, em companhia de dois adolescentes, ambos de 17 anos.

Segundo o comandante do 8º BPM, major Clodoaldo, Valdenilson dos Santos tinha várias passagens pela Justiça, principalmente por roubo qualificado com emprego de arma de fogo. Ele havia sido preso no mês passado por uma guarnição da PM e apresentado na delegacia da região, suspeito de assalto na área do Araçagi.

Os militares ficaram sabendo, por meio de denúncias anônimas, que os três criminosos estariam ameaçando moradores da localidade que eram contrário ao comércio de droga. Foi, então, montado um cerco policial na noite de quarta-feira, mas os militares foram recebidos a bala por criminosos.

Na troca de tiros, Valdenilson dos Santos foi atingindo e morreu antes de ser atendido pela equipe médica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi. Com ele, os policiais encontraram uma arma de fogo e munições.

Os adolescentes que acompanhavam Olho de Gato, foram apreendidos. Eles estavam com maconha, balança de precisão e uma determinada quantia em dinheiro. Os dois foram apresentados no 21º Distrito Policial.

Chácara Brasil

O segundo assassinato da noite ocorreu na Chácara Brasil, área do Turu. A vítima foi João Victor Martins Santos, de 22 anos, que segundo a polícia, estava em companhia de outro bandido tentando assaltar um estabelecimento comercial na localidade. Uma das vítimas acabou reagindo.

João Victor foi baleado, enquanto o seu cúmplice conseguiu fugir. Os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionados, mas ao chegarem ao local, constataram a morte da vítima. Com ele, a polícia encontrou um simulacro de arma de fogo. O autor do crime não foi identificado pela polícia.

Execução

Também na noite de quarta-feira ocorreu uma execução no bairro da Maiobinha. De acordo com a polícia, Gleidson Alexandre Lima da Silva, de 29 anos, estava conduzindo um veículo Saveiro preto quando foi abordado por dois criminosos.

A vítima levou três tiros na cabeça e morreu no local. Os acusados fugiram em uma motocicleta Titan preta. Há informações de que havia sete marcas de tiros no carro de Gleidson Alexandre.

Os policiais foram ao local do crime e removeram o corpo da vítima para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para a autópsia. O caso está sendo investigado pela Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP), mas até o começo da tarde de ontem os criminosos não haviam sido identificados.

Mais ocorrência

A Polícia Civil abriu ontem o inquérito para apurar o assassinato do ex-presidiário José Vasconcelos Lima da Silva, o Baguncinha, de 44 anos. Segundo a polícia, a vítima estava circulando de bicicleta no bairro Jardim Glória, em Açailândia, quando levou dois tiros na cabeça e morreu no local.

Os disparos foram feitos por uma pessoa não identificada, que fugiu após o crime. A polícia acredita que o crime foi motivado por acerto de contas devido a vítima ter participado de vários assaltos na cidade. Baguncinha, inclusive, foi alvo recentemente de uma tentativa de assassinato.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.