COLUNA

Estranho ataque

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

Foi, no mínimo, estranha a nota de utilidade pública do prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), sobre a operação do Gaeco em sua residência e também em prédios do Município. Sem nada explicar sobre as acusações feitas pelo Ministério Público, o gestor se ateve a atacar a promotora Gabriela Tavernard, afirmando haver um excesso de fiscalização por parte da membro do MP.
Segundo alegou Dutra, o MP já enviou mais de 2 mil pedidos de informações a respeito das mais diversas ações da Prefeitura, principalmente dos processos de licitação. E ainda de acordo com o prefeito, o Município enviou 90%.
Dutra se diz alvo de perseguição - tanto ele quanto a primeira-dama e supersecretária Núbia Dutra - pela promotora e ameaçou ao dizer que vai buscar os meios cabíveis para denunciar Gabriela Tavernard.
O que o prefeito não disse é que o MP, sempre que provocado, investiga irregularidades na aplicação do dinheiro público e com sua administração não poderia ser diferente.
Dutra não explicou os problemas encontrados pela promotora no contrato com a Liberty Serviços e Comércio e a denúncia (que motivou investigação do MP) de que funcionários da limpeza recebiam a menos que o previsto.
Pelo visto, para o prefeito, a melhor defesa é o ataque. Só não se sabe se a população de Paço do Lumiar vai concordar com a estratégia.

Atrasado
O governador Flávio Dino (PCdoB) chegou atrasado para a reunião dos governadores do Nordeste com o presidente da República Jair Bolsonaro (PSL).
Dino, ao chegar ao local, foi anunciado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), que acabou revelando o atraso do comunista.
Mesmo atrasado, o governador conseguiu se inserir na conversa e até cobrou o pagamento de uma dívida de R$ 15 bilhões da União com o Maranhão.

Ética
Os deputados federais Juscelino Filho (DEM) e Márcio Jerry (PCdoB) são os novos membros do Conselho de Ética da Câmara Federal.
O parlamentar do Democratas ficou com a presidência do conselho. Jerry ficou apenas como membro.
O Conselho de Ética é o responsável por analisar representações contra deputados por quebra de decoro.

Resíduos sólidos
Ainda sobre a Câmara dos Deputados, a política sobre resíduos sólidos no Maranhão será discutida na Casa.
A proposta foi apresentada pelo deputado maranhense Pastor Gildenemyr (PMN). Segundo ele, os municípios do interior do estado ainda não conseguiram cumprir o que determina a política de resíduos sólidos.
O parlamentar quer discutir na Câmara as saídas que os municípios podem ter para que sejam eliminados lixões e que sejam colocadas em prática.

Debate
A Assembleia Legislativa do Maranhão deverá entrar na discussão sobre a privatização do Parque dos Lençóis Maranhenses.
A ideia é do deputado Arnaldo Melo (MDB), que conclamou os colegas de parlamento para formar um fórum para debater o assunto com o Governo Federal.
O debate também será feito com o governo estadual e com a bancada maranhense no Congresso Nacional.

Bancada e universidades
O coordenador da bancada maranhense no Congresso Nacional, Juscelino Filho (DEM), confirmou a O Estado que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, será cobrado quanto aos cortes previstos para as universidades públicas.
Há previsão, por exemplo, de 30% nos recursos destinados para a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e para o Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
O anúncio do ministro já levou à reação deputados federais do Maranhão. Os parlamentares, mesmo os que apoiam o governo federal, reprovam a decisão de Abraham Weintraub.

Frequência baixa
A sessão de ontem da Câmara de São Luís foi encerrada por ter apenas quatro vereadores em plenário.
Em seguida, foi reaberta já com a quantidade suficiente de parlamentares (seis no total), conforme prevê o novo regimento da Casa.
Na próxima segunda-feira, 13, estará na ordem do dia o projeto que dispõe sobre a criação da Frente em Defesa do Crescimento de São Luís, grupo que discutirá o Plano Diretor.

DE OLHO

R$ 623 milhões é o valor do empréstimo, cujo pedido do governo foi aprovado ontem, em 1º turno, na Assembleia Legislativa.

E MAIS
• O senador Roberto Rocha (PSDB), que também estava na reunião com o presidente Jair Bolsonaro, rebateu a fala do governador Flávio Dino sobre a reforma da Previdência.

• O tucano, que defende a reforma, disse que o Maranhão é um dos estados que mais precisam de mudanças no sistema previdenciário.

• O vice-governador, Carlos Brandão (PRB), vai voltar a comandar o estado interinamente. Ele assumirá na próxima semana, em decorrência de viagem internacional do governador Flávio Dino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.