SEMINÁRIO

Seminário mostrará Plano do Livro e Leitura de São Luís

Projeto é resultado de escutas públicas, com integração da sociedade e entidades públicas; evento acontecerá nesta quinta e sexta-feira

Igor Linhares / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Os municípios devem combater a discrepante realidade da leitura no país a partir da democratização do acesso aos livros
Os municípios devem combater a discrepante realidade da leitura no país a partir da democratização do acesso aos livros (Rosinha)

SÃO LUÍS - Com intuito de promover a democratização da leitura e, portanto, do saber, São Luís sediará, nesta quinta (9) e sexta-feira (10), no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, na Praia Grande, o IV Seminário Ilha Literária. Para discutir a efetivação do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB), o evento, em sua quarta edição, pautará a literatura como um direito humano que deve ser respeitado e solidificado como uma política pública permanente da capital maranhense, carente de bibliotecas acessíveis.

Após diversas escutas públicas com a participação de agentes municipais, estudantes e entidades da sociedade civil voltados às discussões e coletas de informações para construção do plano municipal, o seminário, que contará com uma extensa programação na sexta-feira e sábado, apresentará um traçado preliminar do projeto que deverá ser implantado em São Luís, a fim de atender toda a sociedade e, assim, proporcionar leitura e saber por meio da construção de bibliotecas públicas e comunitárias.

De acordo com o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), criado pelo Governo Federal em 2006, os municípios devem combater a discrepante realidade da leitura no país a partir da democratização do acesso aos livros. “As bibliotecas são instrumentos de disseminação do conhecimento, ou seja, os livros são um passaporte para o futuro de quem lê. Mas, infelizmente, as prefeituras têm dificuldade em considerar a importância da implantação de bibliotecas como incentivo à educação”, frisou a coordenadora do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) em São Luís, Rosa Maria Ferreira Lima.

A coordenadora do Proler na capital maranhense criticou, ainda, uma outra grande barreira que deve ser vista e relutada pela sociedade civil. “Os políticos são os que mais interferem na necessidade de se ter um plano [de incentivo à leitura] por saberem que proporcionar conhecimento às pessoas vai de encontro ao que muitos deles fazem, assim, fazer as pessoas pensarem não atende ao interesse político de uma determinada comunidade”.

De acordo com o representante da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), Flaviomar Medeiros, é cada vez mais imprescindível a implantação do plano municipal e, não só isso, mas, também, sua efetividade. “Temos articulado, junto com a sociedade civil e, inclusive, agentes públicos, para conseguirmos manter um plano sólido, que funcione e seja acessível a todos. Em São Luís, há pouquíssimas bibliotecas públicas, que ficam distantes de comunidades rurais, por exemplo, ponto que acaba impedindo que crianças, jovens e adultos tenham acesso à leitura”.

Momento atual
Segundo o PNLL, o Brasil ainda apresenta enorme deficit no que se diz respeito às práticas leitoras dos textos escritos. Os índices de alfabetização (stricto e lato sensu) e de consumo de livros são muito baixos, na comparação com parâmetros de países mais ricos e desenvolvidos e mesmo com alguns dos países em desenvolvimento da América Latina e da Ásia, assim, as consequências dessa lacuna fazem-se sentir até hoje, com desdobramento nefasto que se estendem não apenas no âmbito do universo da cultura e da educação, mas, naturalmente, da economia, das práticas políticas e do potencial de desenvolvimento.

Programação

1º dia: 09/05 (tarde)

14h – Credenciamento
15h – Acolhida Batucada Literária
15h15 min – Conferência de abertura – PMLLLB: uma política de todos e todas
Palestrante: Ricardo Queiroz – plano de SP
16h30 min – Manifesto literário
Leitura de trechos de Antônio Cândido, Conceição Evaristo
17h – Encerramento – Pocket show com Rosa Reis

2º dia: 10/05 (manhã)

8h30 min – Mediação de leitura – Ciranda (Tindolê)
8h35 min – Mesa de abertura – titular da Semed, Moacir Feitosa
Representante das comissões do poder público
Representante do Fórum Permanente do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca – Rosa Maria Lima
Representante da Secult – Marlon Brandão
Representante da Ilha Literária – Ana Maria Frazão
Representante da RNBC – Alilian Gradella
10h30 min – Mesa: PMLLLB sua necessária presença na cidade
Apresentação da minuta do plano municipal de São Luís
12h – Perguntas/Debate

Tarde

14h – Espanta Bode – vivência musical
14h10 min – Mesa: Conversa Afiada sobre sua contribuição no PMLLLB e em seu orçamento
Ricardo Diniz
Honorato Fernandes
Concita Pinto
Comissão de escrita do PMLLLB
15h30 min – Mesa: Leitura, Literatura e Resistência: o poder da leitura nas comunidades
Lauro Cornélio
Alilian Gradella – RNBC
16h20 min – Reunião Ampliada do Fórum Permanente do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca
17h – Encerramento – Cacuriá de Dona Teté

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.