Pistolagem

Polícia desarticula grupo de extermínio que atuava no interior do Maranhão

Dois criminosos, que seriam os líderes do grupo, foram presos, pela operação Cifra Negra, e três dos seus integrantes estão sendo procurados

Ismael Araújo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Raimundinho de Aberval e Kambute foram preso por crimes de extermínio
Raimundinho de Aberval e Kambute foram preso por crimes de extermínio (Extermínio)

SÃO LUÍS - Mais um grupo de extermínio, que agia no interior do estado, foi desarticulado ontem. A Polícia Civil realizou a operação Cifra Negra nas cidades de Zé Doca e Bom Jardim, que resultou na prisão de Raimundo Nonato Alves, o Raimundinho de Aderbal, e José da Silva Oliveira, o Kambute, considerados os “cabeças” de uma organização criminosa especializada em pistolagem, e que teria cometido 22 assassinatos na região do Pindaré-Mirim, no biênio de 2017 a 2018.

O delegado Guilherme Sousa Filho, que foi um dos coordenadores desse cerco policial, informou que as prisões ocorreram em cumprimento de uma ordem judicial. Raimundo Nonato foi localizado na zona rural de Zé Doca, enquanto Oliveira foi preso em Bom Jardim. Com eles, a polícia apreendeu uma escopeta 12, uma espingarda calibre 28 e munições de calibres 12, 28 e 38. Os detidos foram apresentados na Delegacia Regional de Santa Inês.

Guilherme Sousa Filho esclareceu que ainda faltam prender os irmãos Libário Aderbal, o Bocão ou Matador; Jardel Aderbal e Raimundo Bozó. “Estes criminosos também fazem parte do bando de extermínio e são considerados foragidos do Poder Judiciário”, disse o delegado.

Pistolagem

O delegado informou que a polícia havia intensificado, que desde fevereiro deste ano, o trabalho investigativo sobre uma série de assassinatos que estava ocorrendo nos municípios de Santa Inês, Bom Jardim, São João do Carú, Zé Doca e Governador Newton Belo.

Foi constatado que um bando criminoso, especializado em crime de pistolagem, estava agindo na região. A maioria das vítimas era envolvida em diversos crimes como homicídios, roubo e tráfico de droga. Nos assassinatos, o executor atingia sempre a cabeça da vítima e fugia em uma motocicleta.

Segundo o delegado, o executor dos assassinatos era Libário Aderbal, com José da Silva Oliveira, o Kambute, era quem intermediava a ação criminosa. “O povo estava fazendo Justiça com as próprias mãos. A maioria dos crimes foi articulado no bar pertencente a Kambute, em Bom Jardim”, explicou o delegado.

Uma das vítimas dessa organização criminosa foi Rawnnisson Silva Andrade. O delegado disse que a vítima foi morta em um clube de evento, em Bom Jardim, no dia 26 de outubro do ano passado. Ela foi assassinada por engano. O alvo seria um criminoso identificado como Loirão. “A polícia constatou que esse crime foi encomendado pelo pai da vítima e está sendo investigado”, explicou o delegado.

Balaiada

Um grupo, chefiado por militares, acusado de pelo menos 14 assassinatos na Região do Cocais e no estado do Piauí, além de crimes de extorsão, milícia, pistolagem, lavagem de dinheiro e roubo, foi desarticulado no último dia 30 pela Operação Balaiada, desencadeada nas cidades de Caxias e Aldeias Altas, no Maranhão, formada por agentes da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP).

Durante o cerco policial, foram presos sete criminosos, entre eles, cinco policiais militares, além da apreensão de armas de fogo, munições de calibres diversos e uma balaclava. Os militares presos foram Evandro Oliveira dos Santos, Sérgio Adriano Gomes Nunes, Enedito Silva, Raimundo Nonato Lima Chaves e Walmara Mourão Carvalho. Os outros detidos foram Antônio Simão dos Santos e Cícero da Silva.

Fugitivo

A polícia conseguiu localizar Carlos Sérgio Carvalho de Sousa, o Nenem do Izo, na cidade de Nova Canaã do Norte, no estado do Mato Grosso. Ele, que é foragido do estado do Maranhão, é acusado de crime de pistolagem. A maioria dos assassinatos cometido por ele ocorreu em Barra do Corda. Uma das vítimas foi Luzivan Rodrigues da Conceição Nunes, o Luizão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.