Devoção

Mês Mariano tem programação especial em igrejas da capital

Algumas paróquias da Arquidiocese de São Luís já divulgam suas celebrações para o mês

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Nossa Senhora de Fátima é celebrada no dia 13
Nossa Senhora de Fátima é celebrada no dia 13 (NS Fátima)

Maio se destaca por ser o mês dedicado às mães, às noivas e, especialmente, à Virgem Maria. Esse período tão singular torna-se ainda mais especial devido às celebrações e diversas atividades programadas por paróquias que compõem a Arquidiocese de São Luís, visando celebrar o mês da mãe de Jesus, Maria.

Tradicionalmente, maio é conhe­cido como o Mês Mariano. Nestes dias, comumente, milhares de fiéis vestem-se de branco e/ou azul, corriqueiramente em pagamento a promessa, em agradecimento um momento difícil da vida que foi superado graças aos pedidos à mãe de Jesus.

A ideia de um mês dedicado especificamente a Maria remonta aos tempos barrocos. Apesar de nem sempre ter sido celebrado em maio, o mês de Maria incluía 30 exercícios espirituais diários em sua homenagem.

Mês Mariano nas paróquias
As paróquias costumam rezar no mês de maio uma oração diária do Terço e muitas preparam um altar especial com um quadro ou uma imagem de Maria. Entretanto, os altares e coroações neste mês não são apenas atividades da paróquia, podendo ser feito nos lares de cada devoto, com o objetivo de criar uma participação familiar.

Algumas paróquias da Arquidiocese de São Luís já divulgam suas celebrações para o Mês Mariano.

Catedral da Sé (Centro)
Abertura do Mês Mariano no dia 1º de maio. Programações especiais estão ocorrendo nas missas em seus horários normais.

Terça-feira: 12h
Quarta-feira a sábado: 17h30
Domingo: 10h | 17h30
Missa votiva: dia 13 do mês: 12h

Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Bairro de Fátima)
Iniciou dia 1º o Festejo de Nossa Senhora de Fátima, que nos próximos dias conta com celebrações, Terços e shows.

Atrações no Largo de Fátima 2019 – sempre após a missa:
8/05 – Grupo Toque de Mãos (cultura popular)
9/05 – Regional Deu Branco (chorinho)
10/05 – Atos & Versus (banda gospel)
11/05 – Amart (banda católica)
12/05 – Gabriel Melônio

Paróquia Nossa Senhora de Nazaré (Cohatrac)
A paróquia dá continuidade à peregrinação da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas comunidades e residências da Forania Nossa Senhora de Nazaré, se encerrando hoje (8).

Programação:
9h30 – Recitação do Santo Terço
10h – Santa Missa com transmissão ao vivo pelas redes sociais

Paróquia Santa Paulina (Cantinho do Céu)
A culminação do Mês Mariano será a coroação de Nossa Senhora, no dia 31 de maio, na Matriz Santa Paulina, no Residencial Pinheiros. Ainda na Matriz Santa Paulina, no dia 12 de maio, às 19h, será realizada missa festiva ao Dia das Mães, com sorteios.

Na Comunidade Nossa Senhora da Misericórdia, no Residencial Primavera, acontece de hoje (8) até sábado (11), a festa em celebração à Santa Padroeira, sendo que no dia 26 de maio ocorrerá a coroação de Nossa Senhora.

Na Comunidade Nossa Senhora da Conceição, no Ipem Angelim, será realizada a reza das 1000 ave marias, dia 18, às 14h. Na comunidade de São Marcos a coroação de Nossa Senhora acontece dia 29 de maio.

Paróquia Nossa Senhora da Penha (Anjo Da Guarda)
Entre 2 e 30 de maio a paróquia está realizando encontros do “Maria de Casas em Casa”, nas comunidades locais, feito por todos os segmentos da paróquia, às 19h.

Dia 18 de maio será o lançamento da Festa Penha 2019, no Largo Penha. Dia 31 de maio é o Dia Internacional de Combate ao Fumo, realizado pela pastoral da Sobriedade. Também será feita a Missa de encerramento do “Maria de Casas em Casa”, com coroação de Nossa Senhora, na Matriz, às 19h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.