Copa do Nordeste

Sampaio Corrêa perde para o Confiança no Castelão e está fora da Copa do Nordeste 2020

Tricolor não participará do Nordestão pela primeira vez desde que o futebol maranhense foi incluído no torneio.

Gustavo Arruda / OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
(Sampaio)

SÃO LUÍS – Campeão da Copa do Nordeste pela primeira vez em 2018, o Sampaio Corrêa vivia a expectativa por um bom desempenho na competição regional nesta temporada, mas só conseguiu resultados frustrantes para a torcida tricolor. Depois de cair na primeira fase do Nordestão em 2019, com apenas uma vitória em oito jogos, a Bolívia Querida desperdiçou a oportunidade de assegurar presença na próxima edição do torneio: em partida válida pela fase preliminar da Copa do Nordeste 2020 e disputada na noite desta terça-feira (7), no Estádio Castelão, o Sampaio foi derrotado por 2 a 0 pelo Confiança e está fora do Nordestão pela primeira vez desde que o futebol maranhense foi incluído na competição, em 2015.

Leia também: Julinho Camargo critica falta de tranquilidade em "noite ruim" do Sampaio Corrêa

Precisando de uma vitória em casa para avançar à fase de grupos da Copa do Nordeste, depois de um empate por 0 a 0 no duelo de ida em Aracaju, o Sampaio Corrêa foi para cima do Confiança no primeiro tempo, porém, sem balançar as redes. A equipe azulina, bem posicionada em campo, aproveitou dois erros da defesa tricolor para garantir a vitória e a classificação: aos nove minutos, Tito contou com um domínio errado de Lucas Gabriel para abrir o placar, enquanto Renan, já aos 49, recebeu cruzamento na grande área, contou com a indecisão da zaga do Sampaio e fez o gol da classificação do Confiança.

Com a vitória em São Luís, o Confiança garantiu vaga para disputar a fase de grupos da Copa do Nordeste pela sexta vez nas últimas sete temporadas. Em 2020, o time azulino luta para avançar às quartas de final do Nordestão, após quedas consecutivas na etapa inicial do torneio. O Sampaio Corrêa, por sua vez, está fora da Copa do Nordeste após cinco participações seguidas, e o futebol maranhense contará apenas com o Imperatriz, atual campeão maranhense, no Nordestão 2020.

Os próximos compromissos de Sampaio Corrêa e Confiança estão marcados para a tarde deste domingo (12), pela terceira rodada da fase de grupos do Campeonato Brasileiro Série C. Enquanto o Sampaio encara o Globo a partir das 17h, no Estádio Barrettão, em Ceará-Mirim, com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte, o Confiança recebe o ABC a partir das 16h, na Arena Batistão, em Aracaju.

O jogo

Apostando no fator casa e na troca de passes no campo de ataque, o Sampaio Corrêa sufocou o Confiança no início de partida no Castelão. Diante de um rival fechado, o Tricolor criou a primeira oportunidade de gol aos 17 minutos: após receber passe de Cleitinho, João Paulo chutou forte, e a bola passou perto do gol de Jean.

Como o Confiança não mudava sua postura, o Sampaio Corrêa insistia no campo de ataque. Aos 26 minutos, Dedé, Cleitinho e Everton tiveram chances seguidas de finalização no mesmo lance, mas nenhum dos atletas do Tubarão conseguiu abrir o placar. A resposta do Confiança veio aos 29: após receber lançamento, Flávio ficou cara a cara com Andrey e finalizou mal, para fora.

Mesmo na reta final do primeiro tempo, o cenário do jogo sofreu poucas alterações. Melhor em campo, o Sampaio Corrêa chegou com perigo aos 38 minutos, com Eloir, que arriscou o chute e parou em defesa de Jean. Dedé, aos 46, também arriscou pelo Tricolor, mas o chute não assustou o Confiança.

Confiança aproveita “vacilos” do Sampaio e vence no Castelão

O segundo tempo começou em ritmo lento no Castelão, com as duas equipes errando passes em sequência, mas o Confiança, aproveitando erro da defesa do Sampaio Corrêa, abriu o placar aos nove minutos: após levantamento na grande área, Lucas Gabriel errou o domínio de bola, Andrey não conseguiu fazer o corte, e a bola sobrou limpa para Tito, sozinho, marcar o gol do time azulino.

Logo após o gol do Confiança, o técnico Julinho Camargo promoveu a entrada de Ulisses no Sampaio Corrêa, e o meia-atacante teve a chance do empate aos 16 minutos: após cobrança de escanteio de Everton e desvio de Vitor Salvador, a bola sobrou para Ulisses, que fez o desvio e quase deixou tudo igual no Castelão.

Diante de um Confiança fechado, o Sampaio Corrêa continuava procurando espaços, alternando entre o toque de bola e os cruzamentos para a grande área. Aos 27, o Tricolor teve sua melhor oportunidade no jogo, com Ulisses, que foi lançado por Neto em profundidade e ficou cara a cara com Jean, mas chutou torto, para fora. Depois disso, o Confiança manteve a forte marcação e ainda ampliou a vantagem aos 49: após levantamento na grande área e cochilo da defesa tricolor, Renan fez o desvio na saída de Andrey.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Andrey; Everton, Moisés, Vitor Salvador e Patric Calmon (Lucas Gabriel); Dedé (Ulisses), Diones, Eloir, Cleitinho e João Paulo (Neto); Salatiel Junior. Treinador: Julinho Camargo

CONFIANÇA: Jean; Thiago Ennes, Vinícius Simon, Anderson e Radar (Altemar); Amaral, Flávio (Rafa Marcos), Rafael Villa e Felipe Lima; Ari Moura e Tito (Renan). Treinador: Daniel Paulista

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.