Antecipação

Reeleito, Othelino cita independência de deputados estaduais

Presidente da Assembleia Legislativa foi reeleito por antecipação; o novo mandato dele e dos demais membros da mesa se inicia em fevereiro de 2021

Gilberto Léda/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Nova mesa diretora da Assembleia Legislativa foi eleita por antecipação e assume em fevereiro de 2021
Nova mesa diretora da Assembleia Legislativa foi eleita por antecipação e assume em fevereiro de 2021 (Assembleia Legislativa)

Reeleito ontem, por antecipação, para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão no biênio 2021/2022, o deputado Othelino Neto (PCdoB) destacou o “entendimento” entre as várias correntes da Casa para sua recondução.
A chapa “Igualdade de Democracia” (confira abaixo a composição completa), encabeçada pelo comunista, foi eleita com 41 votos, em 42 possíveis. Apenas o deputado Hélio Soares (PR) não apareceu para votar - ele foi também o único a reclamar publicamente da antecipação da eleição, que, pela regra anterior, deveria ocorrer apenas a partir de março do ano que vem.
“Esta antecipação foi fruto de conversas, de debates e de entendimento. Foi opinião predominante nesta Casa que este era o melhor momento de fazer a eleição. E o resultado da eleição que acabamos de ter demonstra este espírito de unidade”, destacou Othelino, lembrando que todos os blocos seguem representados na Mesa.
“Aqui nesta Mesa Diretora, não só na atual, como na que tomará posse em 2021 estão representados os blocos e as mais diversas forças da Assembleia”, completou.
Othelino afirmou, ainda, que o resultado do pleito mostrou o fortalecimento da Assembleia Legislativa.
“Eu não canso de enfatizar em todas as minhas falas que quando nós conseguimos dialogar com os outros Poderes, isso não significa que nenhum dos outros esteja abrindo mão de prerrogativas, ou que um esteja se curvando para o outro. Isso significa que, quando o Legislativo dialoga com o Executivo, com o Judiciário, com o Ministério Público, com o Tribunal de Contas, nós estamos cumprindo com o nosso dever constitucional de estabelecer um diálogo franco e aberto com os outros Poderes e as outras instituições para o bem da sociedade”, afirmou Othelino.

Independência
O comunista ressaltou que a independência do Poderes é necessária como tripé principal do estado democrático de direito, que são os poderes funcionando de forma autônoma e independente. “Este equilíbrio que o Maranhão tem deve ser exemplo para ao Brasil. Os Poderes não devem e não podem se chocar, porque quando isso acontece, a democracia sai perdendo e o estado democrático de direito sai fragilizado”, garantiu.
Disse, ainda, que neste momento, em especial, de crise, é preciso ter muita capacidade de diálogo a fim de que sejam superadas essas dificuldades para que o Brasil reaja e o Maranhão também continue melhorando.
“Agradeço novamente a confiança de cada colega. Nós estaremos sempre juntos. Esta Mesa Diretora estará sempre à disposição de cada deputado, independente do partido no qual esteja, independentemente de sua preferência político-eleitoral, independentemente de qualquer coisa. Esta Assembleia é de todos nós, dos 42 deputados e, sobretudo, de todos os maranhenses”, assegurou.
Finalizando, Othelino destacou que sempre trabalhou pela unidade do Parlamento, respeitando as diferenças e com as mais diferentes forças e blocos de oposição permanecendo com acesso aos cargos da Mesa Diretora. "A Assembleia deve ser uma Casa de diferentes com o único intuito de defender os interesses do Estado”.

A nova composição da Mesa na AL

Presidente: Othelino Neto (PCdoB)
1º vice-presidente: Glalbert Cutrim (PDT)
2º vice-presidente: Detinha (PR)
3º vice-presidente: Rildo Amaral (SD)
4º vice-presidente: César Pires (PV)
1º secretário: Andreia Rezende (DEM)
2º secretário: Cleide Coutinho (PDT)
3º secretário: Pará Figueiredo (PSL)
4º secretário: Paulo Neto (DEM)

César Pires é nome da oposição na nova Mesa Diretora da AL

O deputado César Pires integrou a chapa única eleita ontem para o comando da Assembleia Legislativa a partir do segundo biênio. Escolhido 4º vice-presidente, ele é o único representante da oposição.
Para César Pires, sua indicação para a quarta secretaria simboliza o respeito à oposição no plenário e na gestão da Assembleia Legislativa do Maranhão. “Temos legitimidade para representar a oposição no comando dos trabalhos legislativos e agradeço a confiança dos demais colegas de parlamento, já que tivemos os votos de todos os deputados presentes à votação”, ressaltou.
César Pires concluiu que a eleição antecipada e consensual dará tranquilidade ao presidente e demais membros da Mesa Diretora para a condução dos trabalhos da Assembleia Legislativa até fevereiro de 2023: “Nosso compromisso é o de contribuir para o bom andamento dos trabalhos e para o fortalecimento do Poder Legislativo, visando atender aos anseios dos maranhenses que nos honraram com o mandato parlamentar”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.