Editorial

O sentido é a vida

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

Estamos em plena campanha do Maio Amarelo 2019 - com o tema No trânsito, o sentido é a vida! - que tem o propósito de conscientizar condutores sobre a importância de respeitar as leis de trânsito. Pois bem, milhares de brasileiros continuam morrendo todos os anos em acidentes de trânsito, apesar dos muitos avanços tecnológicos para orientar motoristas. E quase todos os acidentes têm um ponto em comum: a imprudência.

Além do cinto, os carros ganharam airbag, freios ABS. Hoje, tem mais tecnologia até para aprender a dirigir. Simuladores preparam os candidatos para enfrentar as ruas e as situações de perigo. A lei ficou mais rigorosa. Quem passa dos 20 pontos na carteira de motorista fica sem dirigir por um tempo. Está difícil escapar da fiscalização. Ela ficou muito mais eficiente.

Conforme vem sendo amplamente divulgada pelos meios de comunicação, neste ano a campanha apela para que os condutores escutem os conselhos das crianças, que têm "uma percepção e absorção do que é certo e errado com mais eficácia, sem filtros". Com frases como "pai, não passe no sinal vermelho" e "mãe, se você for sair para beber com as amigas deixe o carro na garagem", a campanha foi elaborada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Aliado ao apelo dos filhos, no material da campanha, o órgão disponibiliza dados sobre o perigo de cometer certas infrações no trânsito e como essas ações potencializam o risco de acidentes.

Assim como nos anos anteriores, o movimento faz questão de enfatizar que "os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas". Atitudes como beber e dirigir, avançar sinal vermelho e andar acima da velocidade permitida, que configura na maioria das vezes em acidentes, têm como motivação falhas humanas como imprudência e desatenção.

Para celebrar a campanha nacional, o Ministério da Infraestrutura realiza, amanhã, 8 de maio, a cerimônia de abertura das atividades do Maio Amarelo. Estão previstas, no edifício sede do ministério, uma série de atividades para reforçar a importância do movimento que lembra a responsabilidade de motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres na redução de acidentes e na preservação de vidas.

No evento, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, assinará acordo de cooperação técnica para a realização do Programa Educa, iniciativa de educação no trânsito voltada a alunos do ensino fundamental das redes pública e privada. Além disso, os diretores-presidentes dos Detrans dos 26 estados e Distrito Federal aproveitarão para apresentar as ações nacionais desenvolvidas sob a coordenação dos órgãos estaduais de trânsito. Na oportunidade, eles assinarão o termo de compromisso para o desenvolvimento da Campanha Nacional de Trânsito, do Contran, cujo tema deste ano é “No trânsito, o sentido é a vida”.

Em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, com base em estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente em 178 países. Por isso, o mês de maio se tornou referência mundial para as ações que visam reduzir o número de vítimas no trânsito.

O amarelo simboliza atenção e também a sinalização de advertência no trânsito. Desta forma, o Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção de motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas sobre os impactos sociais, emocionais e econômicos, resultados dos acidentes de trânsito, para assim mudar atitudes.

No Brasil, o Movimento ganhou forma a partir de 2014 e conta com a participação de órgãos públicos, empresas privadas e membros da sociedade civil pela redução de acidentes nas rodovias do país que, segundo a OMS, é o quarto em número de mortes por acidente de trânsito no mundo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.