Prejuízos

Empresas recorrem de cobranças indevidas por parte de operadoras de telefonia

Embora tenha tido queda nas reclamações, o número ainda é assustador, fechando 2018 com 973 mil registros

Estadão Conteúdo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
O consumidor pode recorrer aos órgãos responsáveis para recuperar o prejuízo causado em suas finanças.
O consumidor pode recorrer aos órgãos responsáveis para recuperar o prejuízo causado em suas finanças. (cobranças )

BRASIL - De acordo com números apontados pela ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações), o número de reclamações registradas em 2018 caiu 13,6% em relação a 2017. Este é o terceiro ano consecutivo em que são registradas quedas no volume de reclamações: elas já haviam sido reduzidas em 4,3% no ano de 2016 e em 12,9% no ano de 2017.

Embora tenha tido queda nas reclamações, o número ainda é assustador, fechando 2018 com 973 mil registros, fazendo um cenário propício para os empresários correrem atrás da recuperação de cobranças indevidas em suas faturas.

"Hoje as operadoras praticam diversas abusividades contra o cliente corporativo, nesse sentido que temos atuado, garantindo que sejam aplicadas as resoluções da Anatel e o Código de Defesa do Consumidor como ferramentas não só regulamentadoras, mas sim protetivas nessa relação" diz o Dr. Jason de Cerqueira Cesar, Advogado especialista em Telecomunicações e responsável pela área técnica jurídica da Operadoras Online.

As cobranças indevidas ou demais erros podem aparecer na fatura de várias maneiras e na maioria de suas vezes de difícil compreensão dos termos. Por ser nomes específicos que por vezes misturam-se a necessidades reais como por exemplo internet e ligações, passam despercebidas.

O consumidor pode recorrer aos órgãos responsáveis para recuperar o prejuízo causado em suas finanças e inclusive procurar a Anatel, que permite contestar de maneira retroativa as faturas no prazo de até três anos.

Quando o assunto é empresa, torna-se um pouco mais complicado, e o motivo das empresas estarem aderindo as consultorias de telefonia empresarial, é pelo simples fato de evitar passar por problemas desse gênero, tendo respaldo se preciso for com a área responsável para tratar dos assuntos jurídicos.

Alguns empresários solicitaram outros serviços após economizarem de 8% a 50% no valor que pagavam em suas contas de telefone. A Operadoras Online informa que 95% das empresas que a procura, conseguem uma excelente redução na fatura, tanto em telefonia fixa e móvel, quanto internet.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.