Coluna

Mamães, seu dia pede viagens

O Dia das mães está chegando e nada melhor do que uma viagem para presentear a sua. Temos algumas dicas para mamães, quem sabe alguma delas não é a sua

Sheila Dureles, Personal Travel

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

Mãe Esportista:

É aquela que adora esportes, curte natureza e esportes radicais.

Para essa mãe pensamos em um passeio a Foz do Iguaçu e suas Cataratas, um safari na África do Sul, exploração com um Cruzeiro pelo Nilo no Egito, ou um passeio de balão na Capadócia na Turquia são alguns exemplos que fascinarão esta mãe.


Mãe Romântica:

A mãe romântica é aquela que curte a natureza, flores, jardins, vinhos, monumento históricos, etc.

Para ela pensamos nos campos de lavanda da Provance na França, os jardins de Monet em Giverny na França, um fim de semana em um hotel de neve na Patagônia. Um fim de semana em um hotel boutique em Montevidéu, um show de tango em Buenos Aires. Caminhar pelos parques em Londres. Estes são alguns dos passeios que a mãe romântica iria curtir.

Mãe Sofisticada:

Esta mãe curti grandes centros, exposições, bons restaurantes premiados, drinks em rooftops.

As escolhas para ela seriam Nova York, Dubai, Cingapura, São Paulo, Chicago, Miami, ou seja, grandes centros que ofereçam todo o tipo de entretenimento para ela.


Mãe Culta:

Esta gosta de conhecer in loco coisas que lê.

Para ela museus, teatros, exposições, cidades históricas, museus.

Escolheria para ela visita a Inhotim em Brumadinho, MG, Paris e seus museus, Nova York, Lisboa, Roma, Edimburgo, Recife e o Instituo Ricardo Brennand.

Não importa como seja a sua, trate-a com carinho, dê muito amor e aproveite.

Feliz dia das mães.

Rússia: Ovos Fabergê

Produzidos por Peter Carl Fabergé e seus assistentes entre 1885 a 1917 mantiveram uma tradição de Páscoa em que os czares russos davam para membros da família imperial como presente estes ovos que são joias cuidadosamente elaborados com uma combinação de esmalte, metais e pedras preciosas. Dentro deles escondiam surpresas e miniaturas. São muito admirados e disputados por colecionadores de todo o mundo.


Países Eslavos - Ucrânia, Bielorrússia: Pissanka

Nos países ortodoxos os ovos também são dados como presentes no período da Páscoa e são símbolos de vida e nascimento.

A Pissanka é o ovo de Páscoa pintado que hoje é considerado como uma obra de arte popular da Ucrânia. São pintados símbolos com cera e tintas naturais como as mensagens pascais. Existem cerca de 100 símbolos e cada uma leva um significado das forças da natureza e da vida além de mensagens cristãs. Podem ser de diversas cores.

Mas os ovos pintados de vermelho segundo contam remete a época em que Maria Madalena foi avisar ao imperador Tibério sobre a ressureição de Cristo e ele teria dito que a informação era inverídica, que se fosse verdadeira os ovos servidos em sua ceia mudariam de cor. Então quando o imperador se sentou para comer os ovos haviam se tornado vermelhos como o sangue de Cristo.


Grécia: Tsurekia

Na quinta-feira da Semana Santa, é comum prepararem um pão caseiro em formato de trança a Tsurekia que lembra um panetone.

Neste período segundo a tradição ortodoxa há missas, procissões e vigílias nas igrejas.


Países Escandinavos: Finlândia, Suécia

A Páscoa nestes países lembra o Halloween, só que com leveza nas cores e nas fantasias.

As crianças saem fantasiadas de bruxa, sempre às quintas-feiras ou na véspera da Páscoa e visitam seus vizinhos. Deixam para todos cartões decorados onde pedem doces ou dinheiro, em vez do famoso “doces e travessuras?”

As casas são enfeitadas semanas antes da Páscoa com galhos secos com plumas penduradas, para demostrar que a data está próxima.

Guatemala: tapetes pascais

A Páscoa na Guatemala se parece muito com a nossa festa de Corpus Christi.

Durante o período da quaresma eles realizam procissões ao longo de lindos tapetes coloridos confeccionados por fiéis, que usam trajes típicos, velas e incensos no ritual.

No domingo pascal as famílias se reúnem para almoçar e celebrar a data, com muita comida e fogos de artifício.

Alemanha

Os alemães fazem uma linda decoração pascal e deixam fogueiras acessas em frente às igrejas e a partir dela é acesa a vela pascal que depois acende as velas dos fiéis que irão participar das celebrações nas igrejas.

As famílias também celebram a Páscoa acendendo uma fogueira e festejando em volta dela, principalmente em fazendas ou cidades menores. E neste rito acreditava-se que o fogo espantaria o inverno trazendo a época de calor.

Na sexta-feira santa é proibido dançar no país, o chamado “Tanzverbot”. Impera--se a lei do silêncio onde cada cidade define quanto tempo deve durar.

A decoração pascal é muito importante para eles assim como os ovos coloridos.

No domingo pascal se dá a caça aos ovos cozidos e coloridos que fazem parte do café da manhã de grande maioria da população.

sheila@dureles.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.