Estado Econômico

Homenagens marcam os 30 anos do Ceape

Entre os homenageados, Sandra Albuquerque, que foi a primeira presidente da história do Ceape

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
(estado economico)

Lá se foram três décadas desde a fundação do Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos (Ceape Brasil). Para celebrar a trajetória, foi realizada uma festa no dia 24 de abril, no Villa Reale Buffet, com a presença de várias pessoas que construíram ou contribuíram com o desenvolvimento da Instituição.
Durante sua festa, o Ceape Brasil abriu espaço para homenagear seus clientes, colaboradores e parceiros como a AXA Seguros, que há um ano contribui com a empresa para o lançamento de micros seguros de vida e residencial, a fim de proteger o patrimônio das pessoas.
Entre os homenageados da noite festiva, a advogada Sandra Albuquerque Dino, que foi a primeira presidente da história do Ceape Brasil, na foto com Roosevelt Silva, que é gerente geral comercial da instituição de crédito.
O Ceape Brasil é pioneiro no Maranhão, em liberar microcrédito para mulheres empreendedoras. Hoje a Organização atende, também, o público masculino.
Sempre se inovando, e a fim de diversificar seus produtos e gerar mais impacto social positivo, o Ceape firmou parceria com a WATER.ORG, empresa fundada pelo ator americano Matt Demon, para o lançamento de microcrédito, com objetivo de melhoria de condições relacionadas a água e saneamento básico na casa das pessoas. São parcerias como essa, e objetivos como estes, que fazem a instituição especial.

Bens de apartamentos

A MRV realiza leilão de bens de apartamentos decorados em São Luís. São eletros, móveis e itens de decoração disponíveis até dia 8 deste mês.
Os bens de apartamentos decorados ficam expostos durante um determinado período, muito restrito ao tempo de vendas das unidades imobiliárias. Logo, toda mobília tende a ficar preservada e disponível assim que a unidade de showroom é desativada.
No leilão da construtora MRV, organizado pela SOLD, os lances iniciais vão de R$ 15 a R$ 250.

Jovens empresários

O Maranhão terá representantes na 1ª Reunião Plenária de 2019 do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (FPMPE), que acontecerá em Brasília, dia 14 deste mês. Vão marcar presença o vice-presidente
da Associação dos Jovens Empresários (AJE-MA), Rafael Sombra, e o coordenador financeiro, Gabriel Pinheiro, em torno das pautas “Política Nacional de Apoio e Desenvolvimento das MPEs” e “Racionalização Legal e Burocrática”.

Design Sprint

Músicos, artistas gráficos e do segmento de audiovisual, designers, desenhistas e desenvolvedores de games de games atendidos pelo Projeto Fortalecimento da Economia Criativa têm até exata segunda (6), para garantir sua vaga no curso Design Sprint-Ideação e Prototipagem na Economia Criativa, que o Sebrae oferece.
No curso, o especialista em projetos socioculturais André Lira e os participantes vão, literalmente, meter a mão na massa em busca dessas soluções criativas.

Fiema e Aneel

O vice-presidente da Fiema e presidente do Conselho Temático de Infraestrutura e Obras da federação e presidente do Sindicato da Indústria da Construção de Obras Rodoviárias do Maranhão (Sindicor), José de Ribamar Barbosa Belo, recebeu o diretor da Aneel, Sandoval de Araújo Feitosa Neto que estava acompanhado do engenheiro eletricista José Ancelmo.
No encontro, Sandoval Neto destacou as oportunidades de desenvolvimento do setor elétrico do estado do Maranhão .

Vacina contra aftosa

Foi iniciada dia 1º de maio a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra febre aftosa começa em maio em 24 estados (incluindo o Maranhão) e no Distrito Federal. A previsão é de imunização de 216,6 milhões de bovinos e 1,4 milhão de bubalinos.
Nesta etapa, somente serão utilizadas as vacinas com 2ml, que são bivalentes, com os vírus do tipo A e O.

Frase

“Alguns entes sofrem com a insolvência fiscal e apresentam incapacidade de honrar o encargo dessas dívidas e manter o pagamento dos seus funcionários”

Manoel Pires
Pesquisador-associado do FGV IBRE

Varejo

Sudene no Maranhão
O superintendente da Sudene, Mário Gordilho, esteve em São Luís, onde, em visita ao governador Flávio Dino, fez uma explanação sobre os principais pontos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) e ressaltou a importância de ouvir os governadores da área de atuação da autarquia.

Produção industrial
Em março de 2019, a produção industrial nacional recuou 1,3% em comparação a fevereiro deste ano
(série com ajuste sazonal), eliminando, assim, o crescimento de 0,6% observado no mês anterior. No confronto com março de 2018 (série sem ajuste sazonal), a indústria caiu 6,1%, queda mais intensa desde maio de 2018 (-6,3%).

Acidentes de trabalho
O Governo Federal editou a MP da Liberdade Econômica, que altera um conjunto de regras que disciplinam a abertura e o funcionamento de pequenos negócios e startups no Brasil.
Para o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, a MP terá um impacto muito relevante no empreendedorismo brasileiro. “Essa medida provisória valoriza a liberdade, a informação a responsabilização e busca efetivamente contribuir com a retomada do desenvolvimento, com a valorização dos empreendedores e a promoção do emprego, da renda e da competitividade nacional”.

Confiança do empresário
A pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que mede o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) mostrou recuo de 1,5%, em abril, ficando em 125,2 pontos. Esse número ainda está acima da zona de satisfação (100 pontos), mas é menor que os 127,1 pontos do mês de março, na primeira queda do índice desde agosto do ano passado.

Idosos ganham mais espaço
A expectativa de vida do brasileiro tem crescido ao longo dos anos. Segundo dados do IBGE, um bebê nascido em 2017 tem estimativa de viver até os 76 anos. Para a head trainer e hacker comportamental, Patrícia Lisboa, o aumento de idosos no
mercado de trabalho deve ser visto pelas empresas como uma oportunidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.