Fiscalização

TCE treina auditores para acompanhar licitações

Treinamento foi destinado a auditores de controle externo que atuam diretamente na realização de procedimentos de fiscalização

OEstadoMA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
TCE quer que auditores acompanhem in loco processos licitatórios
TCE quer que auditores acompanhem in loco processos licitatórios (TCE-MA)

A Unidade Técnica de Controle Externo-4 do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) promoveu nesta semana o treinamento “Acompanhamento, in loco, de sessões de abertura de procedimentos licitatórios”.
Destinado aos auditores de controle externo que atuam diretamen­te na realização de procedimentos de fiscalização, o treinamento teve como objetivo a disseminação de informações e procedimentos que têm por finalidade tornar mais eficaz o processo de acompanhamen­to das licitações realizadas na esfera da administração pública.
Os auditores do TCE, entre outras atribuições, têm a missão de verificar todos os aspectos legais e as especificidades técnicas constantes dos processos licitatórios, com o intuito de identificar se as licitações serão realizadas de modo a oportunizarem, além do emprego idôneo dos recursos públicos, o atendimento efetivo das demandas que motivaram a sua realização.
Para Divaci Couto Júnior, gestor da Unidade Técnica de Controle Externo-4, a realização do treinamento contribuiu para o nivelamento de procedimentos entre as diferentes equipes de auditoria, permitindo que a atuação dos auditores em campo seja ainda mais eficaz, identificando e atuando na correção das distorções detectadas nos procedimentos licitatórios, além de orientar as equipes técnicas responsáveis pela realização dos mesmos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.