COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
ODERMATOLOGISTA Eduardo Lago deu uma parada na rotina apressada do consultório para registrar a chegada da mais nova integrante da família: a primogênita Letícia, que na foto aparece com ele e a esposa, Manoella Lago
ODERMATOLOGISTA Eduardo Lago deu uma parada na rotina apressada do consultório para registrar a chegada da mais nova integrante da família: a primogênita Letícia, que na foto aparece com ele e a esposa, Manoella Lago
UM CLICK da modelo e atriz Juliana Lopez, uma das figuras mais marcantes do cenário cosplay maranhense e que coleciona seguidores de várias partes do Brasil. Ela será a embaixadora do On Pix, evento de cultura pop do Grupo Mirante, a ser realizado dia 25 deste mês, no Centro de Convenções de São Luís. No registro, ela posa como Gina Wesley, do filme Harry Potter
UM CLICK da modelo e atriz Juliana Lopez, uma das figuras mais marcantes do cenário cosplay maranhense e que coleciona seguidores de várias partes do Brasil. Ela será a embaixadora do On Pix, evento de cultura pop do Grupo Mirante, a ser realizado dia 25 deste mês, no Centro de Convenções de São Luís. No registro, ela posa como Gina Wesley, do filme Harry Potter

Prêmio para “Farol”
O cineasta maranhense Arturo Saboia colhe os frutos de sua dedicação à Sétima Arte. Seu filme “Farol”, cujo título em inglês é “Lighthouse”, acaba de ganhar o prêmio de melhor curta-metragem nos Estados Unidos, no Los Angeles Film Awards.
O filme de Arturo se passa no alto de um farol distante, quando um casal em crise não consegue mais se encontrar e cada um tem sua própria visão da situação.
Estrelado por Antônio Saboia e Gabriela Carneiro da Cunha, o curta-metragem conta com produção executiva de Joaquim Haickel e Luna Gandra, direção de fotografia de Roman Lechapelier, direção de arte de Cris Quaresma e ainda trilha sonora original de Eduardo Patrício.

Incentivo à leitura
O desembargador Lourival Serejo, membro da Academia Maranhense de Letras e autor de 22 obras, entre crônicas, contos, poesias e livros de Direito, compartilhou sua experiência como escritor e amante da Literatura com mais de 80 estudantes do Colégio Santa Teresa e do Liceu Maranhense, no Centro Administrativo do Poder Judiciário.
A iniciativa, promovida pela Biblioteca do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) em alusão ao dia mundial do livro, visa promover o incentivo à leitura, à escrita e
à formação de um leitor crítico entre os jovens do Maranhão.
O desembargador discorreu sobre o hábito da leitura como prática que desenvolve o pensamento crítico e o autoconhecimento. Serejo também ressaltou as características de um bom escritor e compartilhou de sua experiência na busca pelo domínio da arte da escrita.

Golpes na internet
Em São Luís, tem sido comum nas rodas de conversa a reclamação sobre o número de e-mails recebidos, diariamente, pedindo atualizações de cadastros bancários, notificações de correspondências não entregues por falta de localização, avisos de valores a receber e de cobrança, entre
outras falcatruas do tipo.
É muito difícil você não cair, pelo menos uma vez. É que, ao contrário de tempos atrás, quando os formulários emitidos eram toscos, agora são elaborados com perfeição formal, do logotipo da empresa ao código de barra fraudulento para pagamento.
Os criminosos burlam o spam e vão aplicando golpes sem fim. A polícia recomenda, insistentemente, que não sejam abertos e-mails suspeitos e muito menos fornecidos dados pessoais.

Som de violão
Em andamento, até amanhã, o I Encontro Interinstitucional de Violão, no Teatro Arthur Azevedo, Escola de Música e no Convento das Mercês. O evento é promovido pela Universidade Estadual do Maranhão, em parceria com o Teatro Arthur Azevedo, Universidade Federal do Maranhão, Escola de Música e Convento das Mercês.
O encontro tem a finalidade de promover um espaço de reflexão e aprendizagem, de modo a incentivar o ensino, a pesquisa e a produção
artística do violão no Maranhão.
Conta com a participação de profissionais de renome estadual e nacional, como Orlando Fraga, da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. O curso de regência é ministrado pela professora Verônica Pascucci, do curso de Música da UFMA.

Caxias vai receber Marília Mendonça
Quem aterrissa em Caxias neste domingo é a cantora Marília Mendonça, que será a principal atração do Circuito Music. O evento acontecerá no Caxias Shopping Center e deverá reunir numeroso público. Tudo indica que caravanas de outros municípios maranhenses e até de Teresina e outras cidades do Piauí invadam o município para
participar da iniciativa musical.

Curso de Nutrição
“Desvendando a importância do Kefir e de fermentos naturais para a prevenção de doenças” foi o tema do curso de extensão realizado pelo Instituto Florence de Ensino Superior no último fim de semana.
O curso abordou um tema inédito em faculdades de São Luís e o objetivo foi disseminar a importância do Kefir e da utilização de fermentos naturais na prevenção de doenças. A exposição teórica e prática foi comandada pela nutricionista Geovana Campos Correa, especialista em Tecnologia e Inovações na área de
alimentos e bebidas.
Aliás, esse é um tema que está intimamente ligado a todos e, especialmente, aos nutricionistas, porque lida diretamente com a saúde do cliente/paciente, e quanto mais eles souberem sobre grãos, cereais, tubérculos, raízes, e aproveitarem todo o alimento em benefício da saúde, melhor.

Evitando desperdício
O consumo consciente, a redução de custos e os desafios para a implantação da gestão ambiental no âmbito da administração pública foram temas abordados em recente palestra realizada no Espaço Laboral da Procuradoria Geral de Justiça.
Com o tema “Sete R’s”, ou seja, repensar, recusar, reduzir, reparar, reutilizar, reciclar e reintegrar, a palestra teve a participação de membros e servidores do Ministério Público e foi ministrada pela assessora de gestão ambiental da Universidade Estadual do Maranhão, Andréa Araújo do Carmo.
O objetivo dos sete pontos é levar o cidadão a repensar os seus valores e práticas, reduzindo o consumo exagerado e
evitando o desperdício.


TRIVIAL VARIADO
A carreta do projeto Cinema Itinerante Ultragaz Cultural estaciona em São Luís neste domingo e ficará na Avenida Principal do Maracanã. Um dos filmes a ser exibido será “Pantera Negra”.

Pelos cálculos, a Comissão Especial da Reforma da Previdência se reunirá 11 vezes este mês. Haverá espaço para manifestações da equipe econômica do governo, de representantes das corporações e de quem mais quiser falar.

Foi prestigiada a solenidade de lançamento oficial do “High School” da escola Maple Bear em São Luís. O deputado federal Edilázio Júnior e a esposa, Alina Sarney, prestigiaram a cerimônia, realizada no Hotel Blue Tree.

O escritor maranhense Flaviano Menezes da Costa doou obras autorais para a Biblioteca Madalena Serejo, da Escola Superior da Magistratura do Maranhã. Os exemplares foram entregues ao vice-diretor da escola, desembargador Jorge Jorge Figueiredo dos Anjos.

Boa opção para quem quer adotar a saúde preventiva é o Cartão Assistencial SINCS, que não para de crescer e ampliar sua rede de benefícios.

Alguns pré-candidatos à Prefeitura de São Luís estão se mobilizando. Ao que tudo indica, será uma das eleições mais disputadas de todos os tempos.

Há 34 anos, em 1985, o país encerrava o período considerado pela história como Ditadura Militar Brasileira. Foram 21 anos controversos de um regime que deixou lembranças e documentos, muitos deles guardados no Arquivo Público do Maranhão.

DE RELANCE

Campanha da AJE
A Associação dos Jovens Empresários do Maranhão ganhará uma nova cara. Em alusão aos seus 15 anos de fundação, a entidade está em fase de escolha de sua nova marca, eleita em enquete disponibilizada aos associados. Para anunciar oficialmente o resultado, criou com uma campanha em suas redes sociais, com título “A AJE-MA marca minha vida”. O mote visa resgatar um pouco de sua história, com apelo à mudança e atualização.

Boi de Axixá
O Boi de Axixá, sotaque de orquestra, está completando 60 anos de amor pelo Maranhão. O grupo folclórico, que promove ensaios aos sábados, na sede do Boi da Lua, no João Paulo, vai para os terreiros este ano com 120 brincantes, entre índias, vaqueiros campeadores, vaqueiros de fita e os músicos da orquestra. Várias surpresas estão sendo guardadas a sete chaves e serão reveladas somente nos arraiais.

Amor no ar
A escritora Maria Vitória Bouças, graduada em Pedagogia e Belas Artes e que integra o Conselho Estadual de Educação no Maranhão, estará hoje no programa “Hora Cultural”, da rádio online da Assembleia Legislativa. Ela vai falar sobre seu livro “Sempre é tempo de poesia” e, também, sobre a importância da expressão do amor no cotidiano. O programa, apresentado pelos jornalistas Márcia Carvalho e Evandro Júnior, está completando um ano no ar.

Retardatários do imposto
Quem perdeu o prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda das Pessoas Físicas 2019, ainda podem enviar o documento. O contribuinte é multado em 1% do imposto devido por mês de atraso (limitado a 20% do imposto total) ou em R$ 165,74, prevalecendo o maior valor. Não será preciso baixar um novo programa. O próprio sistema fará a atualização dos valores na hora de imprimir a guia.

Mundo Bita
A criançada tem um encontro marcado com a fantasia neste sábado. É que o espetáculo “Viva as Descobertas”, encenado por personagens da série “Mundo Bita”, será apresentado no Teatro Arthur Azevedo. A montagem desembarca nesta Capital após rodar o Brasil e encantar crianças e pais de norte a sul. “Viva as Descobertas”, que estreou em 2018, traz músicas novas e clássicas do repertório do Bita, diálogos entre os personagens e muita interação com o público.

MP Solidário
O Ministério Público do Maranhão assina a campanha “MP Solidário”, cujo objetivo é arrecadar doações para as famílias atingidas pelas chuvas no município de Santa Helena. Podem ser doados alimentos, roupas, materiais de higiene e de limpeza. As doações devem ser entregues até o dia 4 de maio, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, no Calhau. Todo o material arrecadado será entregue em 6 de maio, durante a inauguração da nova sede da Promotoria de Justiça da comarca.

Formação de elenco
O espetáculo “Chaves – Um Tributo Musical” está à procura de artistas profissionais para integrar o seu elenco. A superprodução tem estreia marcada para 23 de agosto, no Teatro Opus, do shopping Villa-Lobos, em São Paulo. O diretor Zé Henrique de Paula e a diretora musical Fernanda Maia buscam atores e atrizes que também sejam ótimos cantores e dançarinos e que aparentem entre 18 e 45 anos. Para se inscrever, é preciso ter o DRT de artista.

Renovação semestral
O Diário Oficial da União publicou portaria do Ministério da Educação que prorroga, até dia 15 de maio, o prazo para a renovação semestral dos contratos de financiamento
concedidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), simplificados e não simplificados, referentes ao 1º semestre de 2019. A mesma portaria prorroga, para a mesma data, o prazo para a realização da transferência integral de curso ou instituição de ensino, bem como de solicitação de dilatação do
prazo para a utilização do financiamento.

Para escrever na pedra:
“Tudo o que é novo suscita na imaginação um raro prazer, porque ele enche a alma com uma agradável surpresa, gratifica sua curiosidade e lhe dá uma ideia do que antes não possuía” (Joseph Addison).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.