Antecipação

AL confirma antecipação e nova eleição pode ocorrer na segunda

Projeto de resolução, de autoria de Neto Evangelista, foi aprovado em segundo turno ontem; eleição será para escolha da mesa diretora do biênio 2021/2022

Gilberto Léda/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Othelino Neto diz que eleição pode ocorrer já na próxima segunda
Othelino Neto diz que eleição pode ocorrer já na próxima segunda (Othelino Neto)

A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, para o biênio 2021/2022, deve ocorrer na próxima segunda-feira (6), afirmou a O Estado, na manhã de on­tem, o presidente da Casa, deputado Othelino Neto (PCdoB).
O comunista deve ser reeleito sem dificuldades, depois de garantir em plenário a aprovação, em dois turnos, de um projeto de resolução legislativa de autoria do deputado Neto Evangelista (DEM) que autoriza a antecipação do pleito.
Othelino foi eleito para o posto em fevereiro deste ano, durante a primeira sessão plenária da atual legislatura.
Antes da aprovação do projeto de resolução do democrata, a nova eleição deveria ocorrer apenas a partir de março do ano que vem, mas, aproveitando o que considerou “bom momento”, o atual presidente articulou a antecipação, o que deve lhe garantir mais dois anos à frente do comando do Legislativo estadual.

Regimento
A proposta, aprovada em definitivo ontem, altera a redação do artigo 7º do Regimento Interno e autoriza, já a partir de abril da primeira sessão legislativa, a realização do pleito para a escolha do comando do Legislativo que assumirá no segundo biênio da atual legislatura.
Em conversa com jornalistas após a sessão de ontem, Othelino destacou que o momento é bom na Casa para a realização do novo pleito.
“Basta ver que numa quinta-feira, após um feriado, 37 deputados estiveram presentes à sessão para aprovar o projeto em segundo turno”, destacou. A Assembleia do Maranhão conta com 42 parlamentares.
Ainda de acordo com o presiden­te, mesmo o deputado Hélio Soares (PR) – único a se levantar contra o projeto, na segunda-feira, 29 – já apoia o pleito. “Ele já entendeu os motivos”, destacou.
Soares disse, no início da semana, que não tinha nada contra a reeleição do atual presidente da Casa, mas destacou que os deputados estariam tolhendo suas próprias prerrogativas ao antecipar a eleição.
“Se as nossas prerrogativas estão sendo tolhidas e engessadas antes da votação desse projeto de resolução, imaginem depois o que é que vai ter para o deputado fazer aqui na Casa? Se as nossas prerrogativas, não quero dizer que nós estamos entregando em más mãos, muito pelo contrário, em boas mãos. Mas não tem sentido nem necessidade de anteciparmos ou deixarmos ao bel-prazer da nossa Mesa, da nossa querida Mesa Diretora, uma resolução dessa que pode convocar a qualquer hora e a qualquer momento”, declarou.

Sem polêmica

Após a sessão de terça-feira, 30, ele chegou a comentar com colegas parlamentares que estava debruçado sobre o tema e que teria encontrado irregularidades na tramitação da matéria, prometendo a apresentação de um requerimento com pedido de informações sobre o tema. Esperava-se que o parlamentar levasse o assunto para debate na sessão de ontem, o que não ocorreu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.