Literatura

O Estado: um celeiro de crônicas maranhenses

Jornal é espaço para produções literárias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Joaquim Itapary reuniu suas crônicas publicadas em O Estado em livro comemorativo
Joaquim Itapary reuniu suas crônicas publicadas em O Estado em livro comemorativo (Joaquim Itapary)

SÃO LUÍS- O Estado completa 60 anos neste 1º de maio. Ao longo de seis décadas o jornal tem ido além do papel de manter seus leitores informados, durante sua existência é um dos principais espaços para a divulgação da literatura maranhense.

Grandes e importantes crônicas de autores maranhenses já foram publicadas nas páginas do jornal, algumas delas chegaram, até mesmo, a se tornar livros, como é o caso de “O Congresso das Garças”, de Ivan Sarney. A publicação conta com 60 crônicas escolhidas pelo autor e que foram publicadas semanalmente, em sua maioria, na coluna “Hoje é dia de”, em O Estado.

Armário de Palavras

Outra publicação que foi feita a partir da compilação de crônicas publicadas em O Estado é o livro “Armário de Palavras”, do autor Joaquim Itapary. O livro reúne crônicas de Itapary que ganharam espaço nas páginas do periódico do Grupo Mirante entre os anos de 2000 e 2015.

Durante 15 anos de publicação também na coluna “Hoje é dia de”, as crônicas de Joaquim Itapary, segundo a crítica, pode ser lido como um livro de memórias, pois nele, o autor passar por momentos pontuais de sua vida e trajetória. Assim como o livro de Ivan Sarney, Armário de Palavras teve seu lançamento em 2016 em comemoração aos 80 anos do aniversário do cronista.

Em 2019, outro livro contou com a compilação de diversas crônicas e reportagens publicadas em O Estado, trata-se da obra “Impressões sobre Nauro Machado: ensaios, críticas e artigos”, organizado pela viúva do poeta, a escritora Arlete Nogueira da Cruz Machado reuniu diversos textos publicados sobre o poeta, entre eles, muitos publicados no Jornal O Estado, a exemplo de escritos de José Sarney, José Louzeiro, Ubiratan Teixeira e reportagens produzidas por Carla Melo, Selma Figueiredo, entre outros.

Contribuição para a literatura maranhense

Fomentando a produção literária maranhense, em seus 60 anos, o jornal O Estado do Maranhão oportunizou e contribuiu para a expansão e divulgação da literatura do Maranhão. Com a publicação de várias crônicas, o periódico ao longo de sua existência, atraiu e continua atraindo o interesse de seu fiel público ao mundo das palavras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.