Teatro

Intertextualidade em espetáculo teatral

"Ensaio sobre a memória" será apresentado de hoje até o dia 6 de maio, às 19h, na Pequena Companhia de Teatro, na Praia Grande

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Uma das cenas do espetáculo
Uma das cenas do espetáculo (Espetáculo "Ensaio sobre memória")

São Luís - Os atores Cláudio Marconcine, Kátia Lopes, Lauande Aires e Tássia Dur sobrem ao palco da Pequena Companhia de Teatro (Praia Grande), de 1o a 6 de maio, às 19h (sendo na sexta e sábado também às 21h), para apresentar “Ensaio sobre a memória”, a partir do conto “A Outra Morte” de Jorge Luís Borges”, com direção de Marcelo Flecha. Marcelo Flecha extrai do conto de José Luís Borges a dramaturgia que traz à tona uma discussão recorrente: a de um país sem memória.

Usando e abusando de intertextualidade, tanto o conto quanto a peça jogam no caos a possibilidade de se entender o caráter irreversível do passado, onde nada é capaz de alterar o ocorrido. Um homem investiga o passado de um outro homem num jogo de lembrança e esquecimento, onde lacunas serão preenchidas no interstício entre memória e imaginação até confrontar-se com a premissa inicial sobre a irreversibilidade do que aconteceu.

Num trabalho de construção/desconstrução, o espectador é levado a acompanhar tal jornada como quem percorre um labirinto cheio de armadilhas. Os vários caminhos possíveis na busca da verdade. Contar e recontar múltiplas histórias num mesmo plano. Para esta montagem, a metodologia de trabalho e pesquisa adotada pela Companhia de Teatro nos últimos anos foi descentralizada por uma necessidade de dar a retumbância poética e a potência que o novo espetáculo demandou.

O diretor se pergunta: “Essa opção por abdicar do nosso método garante alguma coisa? Não. O que isso significa? Não sei. Talvez um espetáculo menor. Talvez um hiato, um interstício, uma terceira margem. Talvez uma desilusão para os puristas. Talvez mais um espetáculo honesto, feito por artistas honestos. Pouco importa”, diz Marcelo Flecha.

Conforme Flecha, é, sem sombra de dúvida, a montagem mais complexa, mais difícil, mais problemática, mais fragmentada e mais longa da trajetória da Companhia. “E arrisco cravar da minha carreira. É uma confissão para os novos tempos”, conclui.

Serviço

O quê

Espetáculo “Ensaio sobre a memória”

Quando

De hoje até dia 6, às 19h; sexta e sábado, às 19h e 21h

Onde

Pequena Companhia de Teatro, na Rua do Giz (Centro Histórico)

Ingressos: R$ 30,00 (inteira)

Mais informações (98) 98173 2172




Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.