COLUNA

Sem liberdade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

Nas últimas semanas, o que movimentou a opinião pública foi a questão da liberdade de expressão e de imprensa. No Brasil, a censura acabou sendo protagonizada por membros do Supremo Tribunal Federal (STF).
No Maranhão, no último fim de semana, o protagonista contra a imprensa foi o deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB). Em evento de Direito, o parlamentar fez duras críticas a blogs. Sem citar qualquer blogueiro, Duarte disse que os veículos se sustentam com fake news.
Ontem, na sessão da Assembleia Legislativa, o comunista até tentou se redimir das críticas, mas acabou mesmo confirmando tudo o que disse aos presentes na palestra. Ele chegou a dizer que liberdade de imprensa deve ser somente para jornais.
O fato é que, para uma grande parcela dos homens públicos, a liberdade de imprensa parece dever existir somente até o momento em que não há críticas, questionamentos ou veiculação de notícias que desagrade.
O fato é que o “crivo” que rotula as fake news não deve generalizar os blogueiros que atuam como divulgadores de notícias. Há jornalismo sério e blogs que o fazem com ética e responsabilidade. Isso deve valer tanto nacionalmente quanto aqui no Maranhão.

Articulação
O Partido dos Trabalhadores (PT) já iniciou suas articulações para garantir espaço nas eleições em São Luís no próximo ano.
A legenda quer apresentar nomes que possam ser levados à mesa de discussão dos partidos aliados ao Palácio dos Leões.
Por enquanto, os nomes do deputado Zé Inácio e do vereador Honorato Fernandes são os mais cogitados para a disputa.

Comemoração
O deputado federal Aluisio Mendes (Pode) usou a tribuna na Câmara dos Deputados para anunciar decisão do STF que mantém a condenação da deputada estadual Detinha (PR).
Segundo o que o parlamentar informou, os ministros do Supremo, no fim de março, consideraram transitada e julgada a condenação por desvio de dinheiro público.
A condenação, que tem a ver com a época em que Detinha era prefeita de Centro do Guilherme, prevê prisão de quatro anos e a perda dos direitos políticos da deputada estadual.

Antecipação
O presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), começou a agir para garantir sua permanência no comando da Casa por mais dois anos.
Com a resolução que muda os prazos para eleição da Mesa Diretora, o deputado vai conseguir antecipar a disputa por cerca de um ano.
Othelino quer garantir a vitória, já que ainda tem o apoio da maioria dos deputados estaduais.

Lançamento
Faltando mais de 3 anos e meio para a eleição para o governo do Maranhão, o PRB, comandado pelo deputado Cléber Verde, lançou o nome de Carlos Brandão, vice-governador, para a disputa em 2022.
Em um evento de pouco prestígio, para apresentar nova sede da legenda em São Luís, os discursos colocaram Brandão como nome natural para a disputa.
Claro que Verde colocou o nome de Carlos Brandão como possibilidade, porque sabe que a probabilidade de o vice-governador assumir o comando do estado é grande.

Escola sem partido
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) voltou a defender o projeto Escola Sem Partido, uma proposta polêmica que nunca avançou no Congresso Nacional.
Em São Luís, o projeto também foi apresentado na Câmara Municipal pelo vereador Chico Carvalho (PSL).
A proposta recebeu parecer favorável, em 2017, da comissão de Educação da Casa, mas não chegou a ser votada em plenário quando foi posta em pauta. Assim como em Brasília, o Escola Sem Partido gerou confusão entre os vereadores.

Operação
Segundo o Ministério Público Estadual, o ex-prefeito Magno Amorim teria cometido irregularidades no processo de licitação para contratar empresa que faria o Carnaval em Itapecuru.
Com isso, o MP pediu à Justiça que fossem feitas busca e apreensão em escritórios e casas dos envolvidos no certame, que teria sido direcionado.
A operação ocorreu em Itapecuru, São Luís, Matões do Norte, Pirapemas e Bacabal.

DE OLHO

R$ 1,4 milhão é o valor do contrato da Prefeitura de Itapecuru para realização de Carnaval em 2016, que foi alvo de operação policial ontem para busca e apreensão

E MAIS

• A Câmara Municipal de São Luís promulgou a lei que cria o Programa Universidade Para Todos (ProUni) da capital.

• Como a proposta foi aprovada em 2018 na Casa e o prefeito Edivaldo Júnior (PDT) não sancionou ou vetou, o presidente da Câmara, vereador Osmar Filho (PDT), tornou lei.

• E ainda sobre a Câmara, o vereador Estevão Aragão (PSDB) reclamou da falta de quórum na Casa. Segundo ele, assuntos sérios, como o contrato da limpeza de São luís, precisam ser debatidos pelos vereadores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.