Novidade

High School da Maple Bear será lançado hoje em São Luís

Escola bilíngue, que traz o currículo canadense para as salas de aula maranhenses, apresenta sua proposta de expansão em evento, no Blue Tree Towers

Emmanuel Menezes / O Estado

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h25

[e-s001]Uma explicação mais aprofundada sobre os pontos positivos de uma educação bilíngue será destaque em evento organizado pela Maple Bear, hoje (30), no Blue Tree Towers, em São Luís. A escola, que atua há 9 anos na capital maranhense, apresentará a pais de alunos, interessados, e demais convidados, a proposta do High School (Ensino Médio), que terá sua primeira turma inaugurada em 2020.

Com metodologia baseada no currículo do Canadá, considerado superpotência na educação, a Maple Bear traz uma proposta de ensino que vai além da aquisição de um segundo idioma. “A metodologia da Maple Bear proporciona aos alunos a autonomia diferente. O aluno se torna o centro do processo e o professor é aquele que traz grandes desafios e problematizações, tornando o ambiente escolar imersivo para o aluno aprender e lidar com suas responsabilidades. Autonomia, criticidade e raciocínio lógico são características que corroboram para esse crescimento”, explica Ingrid Grill, diretora-geral e pedagógica da Maple Bear em São Luís.

Por estar em território nacional, a Maple Bear segue diretrizes obrigatórias do Ministério da Educação. Porém, traz no currículo a adição de ensino baseado nas melhores escolas do Canadá e, ao final, fazendo com que o aluno Maple tenha certificado de conclusão de ambos os países.

[e-s001]“No fundamental, os alunos possuem 50% das aulas na língua inglesa e 50% na língua portuguesa. No High School, temos uma organização de currículo que vai compreender 25 horas, para uma preparação efetiva para Enem e demais grandes vestibulares, em português, e uma outra parte, de aproximadamente 15 horas, que compreende ao currículo canadense”, conta a diretora-geral. A Maple oferece, ainda, educação infantil para crianças de 2 a 5 anos, dada inteiramente em inglês.

A expansão para o ensino médio em território nordestino é inédita da Maple Bear. “Só existem outras três unidades, em todo o país, que possuem High School Maple Bear. E nenhuma delas está no Nordeste. Então, somos precursores”, ressalta a diretora-geral.

O ensino bilíngue
Para o evento, a Maple Bear trouxe para São Luís a especialista em Educação Bilíngue, mestre em Linguística Aplicada, tradutora, intérprete e psicopedagoga Norma Viscardi, que promete fazer uma palestra esclarecedora sobre as grandes vantagens que um estudante pode ter com o ensino bilíngue no século XXI.

“Essa educação vem em um processo de expansão muito intenso e alguns equívocos aparecem. É necessário, por exemplo, diferenciar o que é uma educação bilíngue e o que é um programa de imersão na língua inglesa”, diz Norma Viscardi. A especialista ainda é consultora da Maple Bear na capital, estado por trás de toda a implantação e organização curricular do ensino médio da escola.

“Esse tipo de ensino nos dá características que levam o aluno ao desenvolvimento de habilidades mentais que correspondem as expectativas do século XXI. Um trabalho feito com o desenvolvimento cognitivo de modo que algumas habilidades se acentuem”, explica a palestrante. Além disso, as características sócio-emocionais que fazem parte de um pensamento multicultural, uma perspectiva global, são destaque. “No geral, a educação bilíngue é associada apenas a aquisição de um segundo idioma, mas ela é muito mais do que isso. E é isso que queremos deixar claro”, diz.

[e-s001]Incentivos
A metodologia proposta pela escola, além da autonomia, traz mais dois pontos que merecem ser destacados: incentivo à leitura e raciocínio lógico. No primeiro, a leitura, tanto na língua materna, como no inglês, é acentuado com a biblioteca presente na escola e os vários projetos literários organizados pela instituição. Já a Matemática merece destaque na questão do raciocínio lógico, pois é ensinada em inglês para os estudantes.

SAIBA MAIS

Sobre a palestrante
Norma Viscardi é especialista em Educação Bilíngue. Mestre em Linguística Aplicada pela UNICAMP, Tradutora e Intérprete pela Associação Alumni e Psicopedagoga pela PUC-SP, com especialização em School Leadership pela Harvard Graduate School of Education e Fun Learning pela University of Helsinki, atua como pesquisadora, autora de projetos e artigos científicos, docente e palestrante em congressos no Brasil e no exterior. Atualmente exerce a função de Gerente Corporativa de Idiomas no Grupo SEB.

Sobre a Maple Bear
Desde sua fundação, em 1867, o Canadá foi constituído como uma nação fundamentada no respeito às diferenças e com reconhecimento aos dois idiomas: o francês e o inglês. Mas foi no fim da década de 1960 que o Canadá, por meio do “Languages Act”, um dos pilares do governo do primeiro-ministro Pierre Trudeau e do trabalho da Royal Commission on Bilingualism and Biculturalism estabeleceu o bilinguismo como crucial e determinante para a inclusão e respeito aos direitos de todos os cidadãos do país.

Esse movimento marcou o início de uma longa história de pesquisas e dedicação ao desenvolvimento de um sistema educacional verdadeiramente bilíngue, capaz de desenvolver cidadãos não somente fluentes em uma segunda língua, mas possuidores de dois idiomas nativos. E todo esse conhecimento está presente em cada sala de aula das escolas Maple Bear em todo o Brasil.

O bilinguismo, no entanto, não é o único pilar sobre o qual está apoiada a excelência do sistema educacional canadense. O Canadá também se destaca consistentemente no PISA, programa internacional que produz indicadores sobre a efetividade do ensino nas áreas de matemática, leitura e ciências.

Nesse ranking trienal, divulgado pela última vez em 2015, o Canadá é primeiro colocado entre os países de língua inglesa, resultado creditado a uma metodologia fundamentada na experimentação, na descoberta e no compartilhamento de informações, e que desenvolve em seus alunos a autonomia e uma verdadeira paixão pelo aprendizado.

A Maple Bear oferece o melhor da educação bilíngue canadense, preparando alunos para um mundo em que a imaginação, o raciocínio crítico, o multiculturalismo e a capacidade de integrar pessoas e disciplinas serão, cada vez mais, determinantes. São mais de 300 escolas de Ensino Infantil, Fundamental e Médio, em 16 países ao redor do mundo.

No Brasil são mais de 100 escolas que não somente seguem, mas em muitos casos superam, as determinações do MEC, e oferecem ensino de excelência a 20 mil estudantes em todas as regiões do país.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.