PROGRAME-SE

Dia Nacional do Trabalho altera a rotina de São Luís

Feriado da quarta-feira (1º) será de descanso para muitos dos homenageados, os trabalhadores

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Lojas da Rua Grande devem ficar fechadas no feriado
Lojas da Rua Grande devem ficar fechadas no feriado (Rua Grande vazia)

A rotina de São Luís será alterada no feriado de amanhã (1º), quando se celebra o Dia Nacional do Trabalho. Locais como as lojas da Rua Grande, por exemplo, deverão ter o expediente suspenso. Os shopping centers também terão horário especial. Instituições públicas terão o expediente alterado. Segundo o Governo do Maranhão e com base no Decreto de nº 32.554, de 19 de dezembro de 2016, órgãos ligados ao Poder Executivo estadual não funcionarão, mantendo apenas serviços essenciais, como segurança e saúde. O mesmo deve ocorrer em São Luís, segundo a Prefeitura.

De acordo com o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA), as agências de todo o país não funcionarão amanhã. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio), as lojas de rua e de outros centros comerciais da cidade deverão permanecer de portas fechadas na capital.

Por outro lado, ainda de acordo com a entidade, o comércio varejista de gêneros alimentícios (supermercados) poderão funcionar normalmente durante todo o feriado e, conforme definido pelo 1º artigo da Lei federal nº 7089/83, boletos com vencimento para o feriado poderão ser quitados sem acréscimo de juros na quinta-feira (2), próximo dia útil. Segundo a Fecomércio, os supermercados e as farmácias também estarão fechados durante o feriado.

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Gestão, Patrimônio e Assistência dos Servidores (Segep), informou que, em virtude do feriado nacional do Dia do Trabalho, não haverá expediente amanhã (1º de maio) nas repartições públicas estaduais. A medida será obedecida por todos os órgãos do Estado, com exceção daqueles que prestam serviços considerados de natureza essencial.

Shoppings
Nos shoppings, o Rio Anil (situado na Avenida São Luís Rei de França) terá rotina diferenciada neste feriado. Lojas e os quiosques permanecerão fechados e apenas a praça de alimentação estará disponível do meio-dia às 22h, assim como o cinema, que seguirá a programação nacional.

No Shopping da Ilha (situado na Avenida Daniel de La Touche), de acordo com a administração do empreendimento, também não oferecerá lojas e quiosques para o público. A praça de alimentação poderá ser usada do meio-dia às 22h. O cinema seguirá a programação nacional, das 12h às 22h. Lotéricas e agências bancárias permanecerão fechadas.

No São Luís Shopping (situado na avenida Carlos Cunha), lojas e quiosques estarão fechados, assim como o supermercado. O cinema do shopping funcionará das 13h às 22h. Já a praça de alimentação e área de lazer, das 12h às 22h.

As lojas do Bom Preço de São Luís, no Olho d’Água, São Francisco e São Luís Shopping, permanecerão fechadas no feriado.

Cemar

Durante o feriado desta quarta-feira, Dia Nacional do Trabalho, as agências de atendimento presenciais e os postos de coletas seletiva do Ecocemar não funcionarão em todo o estado, retornando as atividades normais no dia seguinte, quinta-feira (2). A Central de Atendimento da Cemar funcionará normalmente pelo número 116, com ligação gratuita. Por isso, aproveite o feriado para fazer coleta seletiva e guarde seus resíduos para gerar desconto na fatura de energia pelo projeto Ecocemar.

Neste feriado, quem precisar de atendimento, além da Central de Atendimento 116, pode buscar pelo serviço, também, pelo Chat de atendimento, no site www.cemar116.com.br.

SAIBA MAIS

Bancos – Não funcionam
Shoppings – Apenas os cinemas e praças de alimentação
Rua Grande – Lojas fechadas
Supermercados – Fechados
Estado e Município – Órgãos não funcionam

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.