Refundação

Advogado visita O Estado e propõe refundar a UDN

Marco Vicenzo, que lidera o Movimento Direita Unidade, ingressou com requerimento no TSE para pedir a refundação do partido, extinto na ditadura

Atualizada em 11/10/2022 às 12h25
Marco Vicenzo está visitando os estados para apoio à refundação da UDN
Marco Vicenzo está visitando os estados para apoio à refundação da UDN (Marco Vicenzo)

O advogado Marco Vicenzo – autor do pedido de refundação do partido União Democrática Nacional (UDN) na Justiça Eleitoral - visitou a Redação de O Estado na tarde de ontem para apresentar e defender a proposta de recriação da sigla. Ele desembarcou em São Luís para conversar com lideranças políticas e instituir uma agenda de discussão sobre a organização e estrutura da legenda.
A O Estado, ele defendeu a tese de refundação da UDN. O pedido administrativo aguarda decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Eu sou militante político, advogado de carreira e jamais exerci qualquer mandato eletivo. Percebi algumas tentativas de fundação de partidos [na Justiça Eleitoral], com o uso da sigla UDN e verifiquei que não podia deixar a história da UDN ser utilizada de uma forma qualquer, até porque não pode ser um partido qualquer. Nunca foi um partido qualquer. Então, deixo sempre isso bem claro”, disse.

Refundação
Ele afirmou que o objetivo, ao tentar concretizar a refundação da UDN, é resgatar todo o legado histórico da sigla e “adequar à política contemporânea”.
“Aquele momento [em que o partido foi criado] o cenário era totalmente diferente do que vivemos agora. Hoje, nós tivemos uma ruptura, que favoreceu a alternância de poder e naquela época a UDN veio como frente a Getúlio Vargas. O momento é outro, mas o legado permanece”, disse.
Marco Vicenzo afirmou que há uma lacuna no Brasil em relação a partidos de direita.
“Hoje, o Brasil não possui nenhum partido de direita. O PSL, com todo o respeito, não é de direita. E essa lacuna não será preenchida com qualquer partido que será criado. Se nós temos um partido, por que não trazê-lo de volta?”, comentou.
Ele afirmou que, enquanto militante político de direita, sempre enxergou a necessidade de assistir a um partido essencialmente de direita no país. Por isso a iniciativa pela refundação do UDN.

Agenda
Marco Vicenzo afirmou que tem conversado com o coronel Monteiro, no Maranhão, para conduzir a construção do partido no estado.
Ele veio à capital para alinhar as principais pautas, neste processo de tentativa de refundação da sigla.
O advogado tem percorrido outros estados para estabelecer as bases da legenda. Caso o pedido de refundação seja homologado pela Justiça Eleitoral, a UDN já terá estrutura de lideranças em todas as regiões do país.

Anulação

Na ação de refundação, Vicenzo pede a anulação do artigo 18 do Ato Institucional nº 2, de 27 de outubro de 1965, que derrubou a UDN, e da resolução nº 7.764, de novembro do mesmo ano, que impedia a aceitação de qualquer requerimento de partidos extintos pelo AI-2. Assim, a União Democrática Nacional voltaria a existir com o mesmo estatuto de quando foi criado, em 1945.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.